sábado, 20 de abril de 2013

CONTRA O RELÓGIO

Com ar de recomeço, União tem que correr atrás do tempo perdido, e com Marcelo na casamata, busca fora de casa a primeira vitória no campeonato (Foto: Fábio Pelinson/AU)


A semana de trabalho no União Frederiquense esteve longe de ser algo rotineiro. Uma segunda-feira sem técnico e uma terça-feira marcada pela chegada do novo professor, Marcelo Caranhato, e a saída do atacante Murilo. A dificuldade de se trocar uma peça como a do treinador no meio de uma competição ficou visível no primeiro treinamento. Quem joga onde? Com que características? Nada fácil, mas na quarta-feira, 17, junto com a chegada do lateral esquerdo Ganzer, prata da casa e que estava no Santa Cruz, também foi realizado o primeiro treino tático. Por mais que o foco seja em intensificar o trabalho para estar tudo “normal” no domingo, como se nada tivesse acontecido, não dá para se enganar, existe um ar de recomeço rolando pelo Vermelhão da Colina.
Recomeço para o atacante Michel Lugo, que há um mês parado por lesão pode voltar a jogar. Recomeço para Ganzer, destaque no time de 2012, mas que agora briga por uma vaga com Tatto. Recomeço para o União Frederiquense, o time dos empates na Divisão de Acesso, que mudou de técnico e quer a primeira vitória, e que elaaconteça no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, deste domingo, 21. O União terá a volta dos laterais Barão e Tatto, do volante Patrola e do meia Lima, que estavam suspensos e agora estão à disposição de Marcelo. Já o centroavante Hyantony, ainda sentindo a lesão no adutor, é dúvida mais uma vez.

O adversário na serra
O Brasil de Farroupilha, adversário do União neste domingo, 21, vem de um empate em 0 a 0 no Bento Freitas, contra o Brasil de Pelotas. O time do técnico Régis Amarante tem três vitórias em quatro jogos e lidera o Grupo A com 10 pontos. Foram oito gols marcados e dois sofridos nas quatro rodadas disputadas, já que o Brasil é um dos times que têm uma rodada atrasada na competição. 
Do elenco, destaque para o meia Rafael Gaúcho e o atacante Cristiano Tiririca, que já marcaram dois gols cada na Divisão de Acesso. Eles só perdem para Negreiros.O experiente e conhecido atacantejá foi efetivo três vezes na competição é o artilheiro da equipe. O técnico Régis Amarante, tem a vantagem de ter repetido a mesma equipe nas últimas duas partidas. Para enfrentar o Brasil, o União ainda terá pela frente quase 400 quilômetros de estrada. A equipe deve viajar para Farroupilha já na tarde deste sábado, 20.

Histórico da partida
6 jogos
3 empates (2x2, 1x1 e 2x2)
1 vitória do Brasil de Farroupilha (2x0)
2 vitórias do União Frederiquense (3x2 e 3x1)
As duas vitórias do União foram conquistadas fora de casa, no Estádio das Castanheiras

De olho nele
CLIQUE AQUI e veja o vídeo de Negreiros 
atuando pelo Flamengo 


José Edicarlos Lima Negreiros, ou apenas Negreiros, tem 32 anos e já atuou por times da primeira divisão como Flamengo, em 2004, onde por empréstimo, chegou a jogar partidas como titular no time de Abel Braga, ao lado de Zinho e companhia. O atacante marcou na sua estreia o gol que levou o clube carioca as quartas-de-final da Copa do Brasil daquele ano, passando pelo Santa Cruz, no Maracanã. Mas logo a torcida rubro-negra, que havia o eleito como ídolo, começou a pegar no pé pelos erros e ele perdeu espaço. Depois o atacante teve uma passagem pelo Coritiba, onde também não foi bem. Negreiros ainda atuou na Lituânia, onde em 14 partidas fez 15 gols. Em 2009 defendeu o Guarani do Paraguai, marcando um gol na Taça Libertadores contra o poderoso Boca Juniors. A história do jogador é curiosa, pois ele conciliava os trabalhos de carregador de colchões e jogador de futebol em Campina Grande, até os 22 anos, onde começou a se destacar pela Campinense e se profissionalizou. Negreiros já têm três gols na Divisão de Acesso 2013, dois contra o Gaúcho de Passo Fundo e um na vitória contra o Glória de Vacaria.

Prováveis escalações
União Frederiquense: Hepp, Barão, Xavier, Bill e Tatto; Manivela, Douglas Rinaldi, Piccinini e Thiago Correa; Michel Lugo e Jajá. Técnico: Marcelo Caranhato.
Observações: Recém-chegado, as principais dúvidas de Caranhato estão no ataque do União. Miche Lugo volta e deve começar jogando.

Brasil de Farroupilha: Carlão, Thiago Machado, Roger, Héberson e Wanderson; Rodrigo, Márcio Tinga, Miro Bahia e Rafael Gaúcho; Cristiano Tiririca e Negreiros. Técnico: Régis Amarante.
Observações: Essa mesma formação atuou nas últimas duas partidas, e sem machucados ou suspensos, deve se manter. O argentino Peirone, jogador que já atuou por San Lorenzo, Emelec e Universidad do Chile, provavelmente estará no banco de reservas, a disposição de Amarante.

Arbitragem
O árbitro da partida será Cleiton Pache, auxiliado por Juliano Orestes Costa da Silva e Maicon Stormowski. O quarto árbitro vai ser Cesar Marroni Burigo e o delegado da FGF, Rubens Henrique Corte.


Créditos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

PERFIL DO NOVO CHEFE

O técnico Marcelo Caranhato falou ao AU nesta semana (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Características de trabalho
“Eu acho que sou de personalidade forte. Uma coisa que passo para os atletas, que independente da sua profissão você tem que ter muita disciplina. Disciplina em horário, disciplina em treinamento, você tem que estar motivado todo dia para trabalhar. O futebol é uma profissão totalmente diferente das outras. Mexe com a emoção, mexe com o espírito de uma cidade, de uma comunidade. Então todos os dias que eles vestirem o uniforme do União, que eles colocarem o pé aqui dentro, eles tem que se sentirem motivados, tem que dar a resposta que todo mundo espera”.

Esquema tático
“Esquema tático depende do perfil e da característica dos atletas que você tem no grupo. Não adianta você ter um esquema tático preferido e ai você chegar no grupo e não ter essas peças para você desempenhar dentro de campo”.

Primeira semana de treinos
“A primeira semana de trabalho nos criou uma expectativa muito boa. Jogadores de muita qualidade, que ainda não chegaram a ter uma evolução que todo mundo espera. Isso até pelas situações dos resultados, trabalhar em cima do resultado negativo, semana conturbada e a pressão de você ter que ganhar. Acredito que vindo a primeira vitória e essa vitória tem que ser para logo, a confiança a autoestima volta”.

Time titular
 “Tenho ainda algumas dúvidas. Tenho em mente um desenho de uma equipe, mas isso ainda é muito cedo para que a gente possa confirmar. Espero que independente de quem entre em campo possa dar uma resposta que seja suficiente para o que a gente aguarda e espera de cada um deles”.

Primeiro desafio fora
“Neste momento a equipe do Brasil de Farroupilha é líder da chave deles, é um time que não perdeu no campeonato ainda, hoje vive um momento muito bom e há uma euforia muito grande em Farroupilha. Mas eu tenho certeza que esse time pode jogar de igual para igual com qualquer time no campeonato. Agora, desde que os jogadores tenham a consciência da qualidade que cada atleta tem. Temos que ter uma cautela e uma preocupação muito grande em relação ao que o Brasil vai promover dentro do jogo, e nós temos que buscar pontuação e ai precisamos agredir também. Fazer um time forte na marcação, mas muito mais forte ofensivamente”.




Créditos: Fábio Pelinson e Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UNIÃO REALIZA PENÚLTIMO TREINO ANTES DA PARTIDA CONTRA O BRASIL DE FARROUPILHA

Técnico Caranhato comandou um treino coletivo tático (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Na tarde desta sexta-feira , 19, o elenco do União realizou o penúltimo treino antes da partida de domingo contra a Brasil de Farroupilha, às 15h30min, no Estádio das Castanheiras.
No Vermelhão da Colina, o técnico Caranhato comandou um treino coletivo tático, onde em alguns instantes parava para poder corrigir e orientar o posicionamento dos jogadores. Quando o algum atleta não conseguia acertar o passe, o comandante parava a jogada, e retomava a sequência do lance para que o mesmo conseguisse corrigir – e consequentemente reconquistar a confiança – ao finalizar a gol, ou simplesmente passar a bola para o companheiro de equipe. 

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O treinador aproveitou e testou o provável time titular que enfrenta a equipe de Farroupilha com: Bruno Hepp, Barão, Xavier, Bill, Tatto (Anchieta/Ganzer), Manivela, Rinaldi,Thiago Correa, Piccinini Lima (Jajá) e Michel Lugo.
Porém, Marcelo ainda tem algumas dúvidas no meio-campo, se fortalece com Lima, ou coloca o atacante Jajá para fazer dupla com Michel Lugo. Na lateral-esquerda, também o técnico tem três boas opções. Tatto, Anchieta e Ganzer – que retornou recentemente ao União -, disputam a vaga. Todos foram testados na equipe titular. 

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Durante o treino, o elenco trabalhou bolas cruzadas na área, tanto ofensivas, como defensivas.  No final do coletivo, a equipe voltou a treinar finalizações.
Neste sábado, 20, pela manhã, Caranhato treina pela última vez a sua equipe para fazer os últimos ajustes e definir quem entrará como titular nas Castanheiras. Logo após o meio-dia, a delegação frederiquense deve seguir viagem rumo a Farroupilha para iniciar a concentração para a partida de domingo.

Lesionados

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Gylvan, Butty e Hyantony que se recuperam de lesão, realizaram mais uma sessão fisioterapia nesta tarde. O zagueiro Agnaldo (foto) que ontem treinou normalmente com o grupo, hoje desfalcou a equipe, após realizar a última etapa do tratamento devido ao desgaste na cartilagem no joelho esquerdo. O atleta deverá estar a disposição para o jogo de domingo.





Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

AINDA COM ALGUMAS DÚVIDAS, UNIÃO REALIZA MAIS UM TREINO TÁTICO

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Há dois dias de viajar rumo a Farroupilha para o confronto do próximo domingo, 21,  contra o Brasil de Farroupilha, o União realizou mais um treino tático na tarde desta quinta-feira, 19. Para iniciar a atividade, os atletas fizeram uma descontraída roda de "bobinho". Logo depois, o grupo realizou um trabalho de preparação física com um alongamento com o preparador físico Dimas Borges.
O técnico Marcelo Caranhato repetiu o time dos últimos treinos - desde que assumiu o comando no União na última terça-feira -, e promoveu um trabalho tático no campo do Vermelhão da Colina, onde passou instruções e novamente corrigiu o posicionamento dos atletas do tricolor frederiquense.
O treinador armou a equipe de coletes com Hepp, Xavier, Bill, Barão, Tatto, Rinaldi, Manivela, Thiago Correa, Lima, Piccinini e Michel Lugo. Já o grupo sem coletes treinou com Gallas, Agnaldo, Caçapa, Anchieta (Ganzer), Basso, Patrola, Itaqui, Willian Bonnes, Jean Michel, Jajá e Serjão.

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
Após o treino desta tarde, em entrevista a reportagem do O Alto Uruguai o treinador do União disse ainda ter algumas dúvidas em relação a equipe titular que deverá escalar para entrar em campo domingo. “Tenho ainda algumas dúvidas. Até porque nós temos mais dois dias de trabalho. Tenho em mente um desenho de uma equipe, mas isso ainda é muito cedo para que a gente possa confirmar. Espero que independente de quem entre em campo possa dar uma resposta que seja suficiente para o que a gente aguarda e espera de cada um deles. Tem muito jogador ainda que eu acredito que pode ter uma evolução muito grande, e pode ajudar esse time a sair desta zona desconfortável. Porque a pontuação é muito baixa por cinco jogos, e é um campeonato curto onde você tem que ter um sprint de pontuação o mais rápido possível para que o objetivo não fique cada vez mais distante”, declarou Caranhato. Confira amanhã no blog a entrevista na íntegra.

Após o treino tático, Marcelo realizou uma competição de finalizações com os zagueiros e volantes. O treinador demonstrou habilidade ao realizar os cruzamentos para os jogadores finalizarem. No outro lado do campo, sob os comandos do auxiliar técnico Julian Tobar, os laterais, meias e atacantes treinavam cobrança de falta.

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

O volante Marcelo Butty, o meia Gylvan, e o atacante Hyantony mais uma vez, foram os desfalques do treino tático. O volante e o meia que se recuperam de lesão, apenas correram em volta do campo, e depois acompanharam as atividades sentados à beira do campo. Já Hyantony, realizou uma sessão de fisioterapia e não compareceu no Vermelhão da Colina.  
O elenco frederiquense retorna as atividades na tarde desta sexta-feira, 20, quando deve realizar o primeiro e único coletivo da semana. Já no sábado, antes de embarcar para Farroupilha, Caranhato deve comandar um treino leve, para fazer apenas alguns ajustes finais na sua equipe.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CARANHATO TESTA EQUIPE EM TRABALHO TÁTICO NO VERMELHÃO

Caranhato (de vermelho) comandou seu segundo treino após assumir o comando técnico do União 
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Na tarde desta quarta-feira, 17, o elenco do União realizou mais um treinamento, visando a partida de domingo, 21, contra o Brasil de Farroupilha, no Estádio das Castanheiros, em Farroupilha.
Comandando seu segundo treino após assumir como técnico do União, Marcelo armou a equipe e testou opções para montar o time, em um treinamento tático, no qual o treinador parava as jogavas, corrigia posicionamentos e orientava os atletas.
Na equipe com coletes ficou: Gallas, Bill, Xavier, Barão, Tatto, Rinaldi, Manivela, Thiago Correa, Lima, Piccinini e Michel Lugo. Já o grupo sem coletes estavam: Agnaldo, Caçapa, Anchieta, Basso, Patrola, Itaqui, Bonnes, Jean, Jajá e Serjão.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
Nos primeiros minutos da atividade tática, o zagueiro Xavier que vem se recuperando de uma lesão no joelho direito, voltou a sentir um desconforto e deixou o treino para fazer tratamento com gelo. Em seu lugar, Caranhato colocou Caçapa e chamou Talheimer que realizava um trabalho físico e o colocou a equipe sem coletes. Depois ainda o técnico testou Jajá no lugar de Michel Lugo no ataque. O lateral-esquerdo Ganzer, também foi testado no lugar de Anchieta.
Diego e Anderson Marion continuam os testes no União, que devem perdurar durante toda a semana, e juntamente com o jogador Matione, fizeram um trabalho com o preparador físico Dimas Borges.
No treino de hoje, o técnico Caranhato não pode contar com alguns atletas, que estão lesionados ou se recuperando de contusões. O volante Butty e o meia Gylvan, apenas observaram os trabalhos. Já o atacante Hyantony realizou mais um exame de ressonância, e não participou do treino.

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Após alguns dias parados em tratamento, Michel Lugo e Serjão retornaram normalmente aos trabalhos e devem estar à disposição para o jogo do próximo domingo.  
Após a atividade de posse de bola em campo reduzido, o treinador ainda trabalhou exaustivamente uma atividade de cruzamentos e finalização, e por fim chutes a gol.

Após retorno, Ganzer realiza primeiro treino
Depois de se apresentar oficialmente na tarde da última terça-feira, 16, o lateral esquerdo Gabriel Ganzer iniciou os treinamentos com os demais jogadores do União. O jogador que foi um dos destaques da campanha do Leão da Colina na Divisão de Acesso em 2012, retornou a Frederico após ter integrando grupos da base do Internacional de Porto Alegre, Juventude de Caxias do Sul, e recentemente ter disputado a 1ª Divisão do Campeonato Gaúcho pelo Santa Cruz.

Sequência dos trabalhos
Nesta quinta-feira, 18, pela manhã o elenco deve realizar às 9 horas um treino na academia, seguido de um trabalho no Vermelhão da Colina. Já no turno da tarde, às 15h30min os trabalhos são retomados no estádio do União, quando será realizado mais um treino técnico-tático.




Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

terça-feira, 16 de abril de 2013

DIA MOVIMENTADO E DE NOVIDADES NA COLINA

Canharoto reuniu o elenco no gramado, onde conversou por 15min
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

O dia foi de muito trabalho no Vermelhão da Colina. A reapresentação do elenco tricolor tarde desta terça-feira, 16, foi marcada por apresentações, rescisão, testes, e um intenso treino.

Início dos trabalhos sob novo comando
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Marcelo desembarcou em terras frederiquenses na tarde desta terça-feira, 16, quando após duas reuniões – uma com a direção e outra com os jogadores -, deu iniciou os trabalhos no campo. Junto com ele, o preparador físico Dimas Borges também se apresentou.

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
No primeiro treino, inicialmente, Dimas comandou um trabalho físico. Na sequência, o técnico reuniu novamente o elenco, e começou priorizando uma atividade de movimentação. Divididos em dois grupos, por 45min, o trabalho tinha com objetivo fazer os jogadores acertarem passes – ou nos cones, ou nas pequenas goleiras. Caranhoto orientava seus jogadores pedindo muita atenção na marcação, cuidado com as roubadas de bola, além de exigir que todos os jogadores se movimentassem por toda a área delimitada para o treinamento.
Ainda se habituando ao novo trabalho, e começando a conhecer os jogadores, o novo treinador do Leão da Colina deve comandar seu segundo treino nesta quarta-feira, 17, quando o elenco deve realizar uma atividade no turno da tarde, novamente no Vermelhão da Colina, às 15h30min.

Pratas da casa realizam teste
Marion e Diego realizaram teste no União (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


Duas caras até então desconhecidas figuraram entre o elenco frederiquense no treino desta tarde, e acabaram despertando a atenção. Eram eles, os pratas da casa, Marion e Diego (foto). Ambos realizaram uma avaliação junto aos demais jogadores do União.

Em fase de recuperação
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O zagueiro Xavier, o volante Butty, e os meias Gylvan e Michel Lugo que se recuperam de lesão, correram ao redor do campo. Hyantony e Barão apenas realizaram tratamento com gelo. Já o outro meia, Thiago Correa fraturou dois dedos, e mesmo com a mão engessada, conseguiu participar normalmente das atividades desta tarde, mas deve passar por cirurgia em breve.

Ganzer se apresenta
(Foto: Caroline de Oliveira/ O Alto Uruguai)
Quem esteve pelo Vermelhão da Colina também na tarde desta terça-feira, foi o mais novo reforço do União. O lateral-esquerdo prata da casa, Gabriel Ganzer, realizou a sua apresentação oficial, participou da reunião com o técnico Marcelo, e posteriormente deixou o estádio. O atleta deve iniciar os trabalhos nesta quarta-feira, junto aos demais atletas do grupo.
O jogador foi a grande revelação e afirmação do time no ano passado. Ganzer estava emprestado ao Santa Cruz para a disputa do Gauchão e, após o clube encerrar sua participação no campeonato, retornou a Frederico Westphalen.

Enquanto uns chegam, outros saem
Depois do técnico Tiago Nunes e do preparador físico Gian de Oliveira deixarem o clube, na tarde desta terça-feira foi anunciado o desligamento do atacante Murilo do elenco frederiquense.
Segundo informações apuradas durante o treino, o pedido inicialmente teria partido do atacante, por problemas particulares, o que foi prontamente aceito pela direção do clube.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CARANHOTO É O NOVO TÉCNICO DO UNIÃO

O novo técnico do União já comandou três clubes gaúchos (Foto: Divulgação Web)


Após não efetivar o acerto com o técnico Benhur Pereira – devido que treinador deve estar acertando com um clube de Série C do Brasileirão -, o União seguiu em busca do seu novo comandante. Menos de 24 horas depois de anunciar a rescisão com o técnico Tiago Nunes, o tricolor frederiquense já anunciou quem comandará a equipe na continuidade da Série A/2. Trata-se do técnico Marcelo Caranhato, 36 anos, que já trabalhou em três clubes gaúchos, tendo atuado recentemente no Veranópolis na disputa do Gauchão 2013.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do União, na tarde desta segunda-feira, 15. O novo técnico do União deve se apresentar na tarde desta terça-feira, 16, no Vermelhão da Colina e imediatamente dará início aos trabalhos.

Experiência do comandante
Natural de Cascavel-PR, Caranhato começou como treinador no Brusque-SC. Depois, foi auxiliar de Paulo Turra e comandou o Brasil-Fa na Divisão de Acesso de 2012, além de contabilizar antes uma passagem pelo Glória. E recentemente, esteve a frente do Veranópolis Esporte Clube.
Antes de se tornar técnico, ele foi zagueiro, inclusive com passagem por próprio VEC, em 2008. Passou pela base de Criciúma-SC e Fluminense e se profissionalizou no Avaí-SC. Além disso, atuou em clubes como Chapecoense-SC, Novo Hamburgo, São José-Poa e Brusque-SC.


Outra mudança na comissão técnica
(Foto: Divulgação Web)


O preparador físico Dimas Borges (foto), 57 anos, desembarcará junto com Marcelo Caranhato em Frederico Westphalen. Desta forma, o atual preparador físico do União Gian de Oliveira, também está deixando a comissão técnica do clube.
Segundo informações, o auxiliar técnico Julian Tobar, e o preparador de goleiros Matheus Kendzerski, permanecem no União.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

NUNES É DEMITIDO E BENHUR PEREIRA PODE ESTAR A CAMINHO

Benhur esteve esse ano em Frederico, quando enfrentou a equipe do União em partida amistoso
(Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)

Após mais um jogo sem vitória na Divisão de Acesso, no final da noite deste domingo, 14, a rescisão do contrato com o técnico Tiago Nunes foi oficializada pelo União Frederiquense, que somou 4 pontos em  15 disputados na competição. Após a decisão, a direção frederiquense iniciou os contatos em busca do novo comandante do tricolor.
Segundo informações, na lista dos mais cotados, figura o nome de Benhur Pereira, que se aceitar a proposta feita pelo União, deve desembarcar em Frederico Westphalen para assinar com o clube. Mas o treinador que atualmente está no Cruzeiro-Poa, tem proposta para continuar na equipe Alviazul, e também de clubes da série C. Benhur que encerrou sua participação na 1ª Divisão do Campeonato Gaúcho, esteve recentemente em terras frederiquenses, quando sua equipe enfrentou o Leão da Colina, e foi derrotada por 2 a 1, em partida amistosa.

Conheça o provável novo treinador do União
O técnico já conhece boa parte do atual elenco frederiquense (Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)

Benhur Pereira, 47 anos, é natural de Santana do Livramento. Como jogador teve passagens por Novo Hamburgo, Glória, Aimoré, Avaí, Sport e Vitória. Como auxiliar técnico de Gilmar Iser, no Novo Hamburgo em 2005, Pereira foi campeão da Copa Emídio Perondi, campeão da Copa RS e 4º colocado da série C do Campeonato Brasileiro.
Sua carreira de treinador começou em 2006, também no Novo Hamburgo. Treinou ainda o Aimoré e o São José de Cachoeira. Benhur tem passagens pelo Sapucaiense, Lajeadense, Cerâmica e por três vezes comandou o Cruzeiro de Porto Alegre. Em suas passagens pela equipe Alviazul, o técnico dirigiu o time profissional na Copa FGF 2008 e depois retornou em maio de 2009, e na segunda passada permanecer de maio de 2009 a julho de 2010, saindo após o título de Campeão Gaúcho da Série B, e retornou em fevereiro deste ano, onde conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a Divisão de Acesso. 

Créditos: Caroline de Oliveira e Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

domingo, 14 de abril de 2013

DIREÇÃO CONFIRMA: TIAGO NUNES NÃO É MAIS TÉCNICO DO UNIÃO

Nunes (foto) no final de seu último jogo como treinador do União
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

A direção do União confirmou no final da noite deste domingo, 14, por meio da sua assessoria de imprensa, que o técnico Tiago Nunes não é mais o comandante do Leão da Colina.
A decisão foi tomada após o empate em zero a zero dentro do Vermelhão da Colina diante do Farroupilha. No final do jogo, a direção prometeu mudanças, e se reuniram por mais de quatro horas e optaram pela saída do técnico.
No histórico do clube, é a primeira vez que a direção troca de treinador durante o andamento de uma competição.
Em disputa pela Divisão de Acesso – Série A/2, foram quatro empates e uma derrotam em casa, somando 4 pontos conquistados de 15 disputados.
Segundo informações, a direção do clube já trabalha na busca de um novo comandante técnico para a sequência da competição. E ainda não foi divulgado se terá mais alguma mudança na comissão técnica.


Fonte: Site Oficial do União
Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

EM CASA, UNIÃO NÃO SAI DO ZERO A ZERO FRENTE O FARROUPILHA

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O União diminuiu ainda mais as chances que já eram remotas de lutar pela primeira vaga do acesso a Série A, ainda no primeiro turno da Divisão de Acesso 2013.  Na tarde deste domingo, 14, o Leão da Colina recebeu o Farroupilha-Pe, no Vermelhão da Colina e não saiu de um monótono empate sem gols, em jogo válido pela 5ª rodada da competição.

União tenta, mas não consegue êxito nas finalizações
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


O tricolor frederiquense entrou em campo buscando a sua primeira vitória, e recebeu o Fantasma do Farrapo, que vinha de uma derrota em casa e também buscava sua reabilitação. Hyantony, Piccinini, fizeram sua primeira partida pelo União, frente ao torcedor. Já o goleiro Bruno Hepp, depois de se recuperar de lesão, recebeu uma chance no time titular, e pela primeira vez vestiu a camisa do Leão da Colina. Já pelo Farroupilha, o jovem atacante uruguaio Javier fez sua primeira partida.
Boas chances da equipe frederiquense abrir o marcador ainda no primeiro tempo não faltaram. Sempre trabalhando bem pela esquerda com Anchieta, o tricolor finalizou mais de oito vezes na primeira etapa. Teve boas chances ofensivas principalmente com Jajá, Piccinini e Itaqui, mas pecando nas finalizações, ou parando nas grandes defesas do goleiro Fabiano, que também trabalhou bastante e conseguiu segurar o União, a equipe comandada por Tiago Nunes não conseguiu fazer as redes balançarem.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


No segundo tempo, o Farroupilha equilibrou a partida. Conseguiu ser superior em boa parte do jogo, e deu trabalho a zaga e ao goleiro do União. Jabá, Juca, e Fabiano obrigaram Hepp realizar belas defesas e salvar o União, conquistando a simpatia e arrancando aplausos dos torcedores. Não sendo por menos, que faturou nada mais nada menos, que todos os troféus de Craque do Jogo, que a imprensa local agracia o melhor jogador em campo.
Direção se reúne no final da partida
No final da partida, a direção frederiquense se reuniu em uma reunião a portas fechados. O presidente Celson de Oliveira, o gerente de futebol Rafael da Rosa, o diretor de futebol Vinicius Girardi, e o vice-presidente de futebol Edson Cantarelli ficaram por cerca de 20min reunidos. “Haverá mudanças. Sei que existem especulações, mas não daremos um parecer antes da definição, e tomar uma atitude de cabeça quente. Somente amanhã (segunda-feira), anunciaremos”, declarou o gerente de futebol do União Rafael da Rosa, no final da reunião a imprensa.
No próximo domingo, 21, o União viaja até Farroupilha, onde no Estádio das Castanheiras enfrenta a equipe do Brasil de Farroupilha, em partida com horário previsto para iniciar às 15h30min.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Ficha técnica – 5ª rodada – Divisão de Acesso – Série A2
Local: Estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 14/04/2013
Horário: 15h30min
Árbitro: Ilton Marcos Alves de Souza
Auxiliares: Vagner Mauricio da Luz e Cristiano Ivan Eckert 
União Frederiquense (U): Bruno Hepp; Itaqui, Anderson Bill, Xavier (Caçapa) e Anchieta; Manivela (Willian Bonnes), Douglas Rinaldi, Piccinini, Thiago Correa, Jajá e Hyantony (Murilo). Técnico: Tiago Nunes.
Farroupilha-Pe (F): Fabiano; Pedro Júnior, Claiton, Uillian Nicoletti e Juca; Carlão (Fabiano Weege), Rafael Pelezinho, Dione e Roger Bastos; Javier (Matheus) e Jabá. Técnico: Luzinho Vieira.
Cartões amarelos: Itaqui (U); Roger Bastos e Dione (F).
Placar Final: União Frederiquense 0 x 0 Farroupilha-Pe
Público do jogo: 1.265 torcedores (807 pagantes, 266 sócios, 192 não pagantes).


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai