sábado, 4 de fevereiro de 2012

EM PRIMEIRO JOGO-TREINO, UNIÃO VENCE A SELEÇÃO AMADORA DE CAIÇARA POR 4 A 3

Foto: Caroline de Oliveira

Como preparação para a Divisão Intermediária 2012, o União Frederiquense realizou o primeiro jogo-treino da pré-temporada contra uma seleção amadora de Caiçara, na tarde do último sábado, 4. Com a presença da imprensa e de alguns torcedores, o tricolor frederiquense venceu a equipe de Caiçara por 4 a 3.
O time que iniciou as atividades foi o mesmo do coletivo da última sexta-feira. Os gols do União foram marcados por Fernando Sá, Gabriel, Ítalo e Piccinici.
O União Frederiquense começou sem ritmo, travado, com dificuldades para criar jogadas e envolver a seleção de Caiçara, mesmo assim, estava melhor na partida. Aos 18 minutos, após o zagueiro Jesúm desmarcar o atacante de Caiçara no campo de defesa e iniciar boa jogada, o atacante Tiago Matos entra pela direita e cruza a bola na área para o atacante Fernando Sá, que estava livre, bater de primeira e abrir o placar para a equipe frederiquense – 1 a 0.

Foto: Leandro Kempka

Mesmo após levar o gol, a equipe de Caiçara não se deixou intimidar e continuou pressionando o Leão da Colina. Aos 27 minutos, os atletas Marcos e Ceolin criaram boa jogada na intermediária da área e cruzaram sem perigo para a área, mas o zagueiro Carlão, do União, se atrapalhou e coloca a bola de cabeça no fundo das redes, descontando para a seleção de Caiçara – 1 a 1.
Onze minutos depois (38min), o atacante Volmir, da equipe de Caiçara, arma um contra-ataque e dispara em direção ao gol, o goleiro Gilberto, sem ter muito o que fazer, derruba o atacante na área, o juiz marca penalidade máxima e ainda dá cartão amarelo para o goleiro do União. Em cobrança de pênalti, Volmir cobra no canto esquerdo sem chances de defesa para o goleiro Gilberto – 1 a 2.

Foto: Leandro Kempka

O União buscou reagir ainda no finalzinho do primeiro tempo do jogo-treino. Um minuto depois de levar o gol de pênalti, o jogador Adilson é derrubado na área de ataque, o juiz marca o pênalti. O meia Gabriel cobra e empata a partida para o Leão da Colina – 2 a 2. 
As duas equipes construíam boas jogadas, o tricolor frederiquense se concentrava mais no meio de campo, sendo travado e impedido de dar continuidade nas jogadas na maioria das vezes, quando criava boas jogadas pelas laterais, conseguia obter sucesso e chegar ao ataque com perigo. A equipe de Caiçara explorava o máximo possível as laterais, levando bastante perigo ao gol do União. Apesar do bom condicionamento físico dos atletas do União, no primeiro tempo faltou entrosamento, diferente do que havia acontecido no último coletivo, realizado ontem, 3.

Foto: Leandro Kempka

O segundo tempo foi hora de mudar os 11 jogadores do tricolor frederiquense e colocar os pratas da casa em campo. Logo no início do período, as mudanças surtiram efeito. No segundo lance do jogo foi marcado um escanteio a favor do União Frederiquense, em cobrança Piccinini cruzou na área e o lateral esquerdo Ítalo sobe e marca – 3 a 2 para o União.
Aos 19 minutos de partida, Adriano cobrou falta e Piccinini cortou para trás, sem chances para o goleiro Rafael, empate novamente e o segundo gol contra do jogo – 3 a 3.
Logo em seguida, aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante Murilo do União é derrubado na entrada da área, Piccinini cobra a falta com perfeição no canto direito do goleiro Daniel e faz um belíssimo gol, fechando o placar para o tricolor frederiquense – 4 a 3.

Foto: Leandro Kempka

No segundo tempo, a equipe do União criou belas jogadas de ataque e conseguiu elevar o nível do primeiro teste do ano, que no primeiro tempo havia deixado a desejar. O técnico, Rodrigo Bandeira, juntamente com o preparador físico, Marcel Cardoso, acompanharam atentamente todos os lances do jogo e puderam observar com precisão todos os detalhes da partida.
No próximo domingo, 12, o União jogará o seu segundo jogo-treino do ano, em Palmitinho, contra uma seleção amadora do município. Maiores detalhes sobre a partida serão divulgados no decorrer da semana. 
 
*OBS.: Os gols da partida serão disponibilizados para visualização amanhã, 5, aqui no blog. Não deixe de conferir! 

Ficha técnica
Local: Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 04/02/2012
Horário: 16h30min
Árbitro: Tarcisio Rodrigues
Auxiliares: Ademar Schimit e Valdecir Buzatto
União (4): Gilberto (Rafael), Tiago Mattos (Rony), Carlão (Mauricio), Jésum (André Gaúcho), Castiano (Ganzer); Brenno (Basso), D. Rinaldi (Fronner), Gabriel (Piccinini), Adilson (Ítalo); Tiago Matos (Fortes), Fernando Sá (Murilo). Técnico: Rodrigo Bandeira.
Caiçara (3): Bulegon (Daniel), Maicon (Dieverton), André, Paulo, Marcel (Giba, Jardel, Artur), Murilo, Diogenes, Marcelo (Miller), Ceolin (Darlei), Volmir (Miller), Adriano (Diogomar). Técnico: Lacir Buriol.
Cartões amarelos: Gilberto (U), Murilo (C) e Paulo (C).
Cartões vermelhos: Marciel (C)
Gols: Fernando Sá (U), Carlão, contra (C), Volmir, pen (C), Gabriel, pen (U), Italo (U), Piccinini, contra (C) e Piccinini (U).

.
.
Crédito: Caroline de Oliveira

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ÚLTIMO COLETIVO ANTES DO PRIMEIRO TESTE DO ANO

Foto: Caroline de Oliveira

Amanhã o União Frederiquense realiza o seu primeiro teste de 2012, contra o selecionado de Caiçara, no Vermelhão da Colina, às 16h30min. E na tarde desta sexta-feira, 3, no campo do Serrano, visando o confronto, o técnico Rodrigo Bandeira comandou um intenso treino que iniciou com o tradicional “bobinho”, seguido de um treinamento onde os atletas foram divididos em 4 grupos, três deles com cinco jogadores cada e o quarto grupo com quatro jogadores. Este treinamento foi realizado visando à marcação, consequentemente submetendo os jogadores a criarem espaço para se movimentar e depois a equipe que fazia a segunda sequência podia finalizar a gol. Cada seção teve duração de 1 minuto.

Foto: Caroline de Oliveira

Enquanto isso, os goleiros realizavam treinamento específico com o preparador de goleiros Luiz Meyer. 

O grupo que ficou sem coletes foi: Rony, Ganzer, Mauricio, Tiago Mattos, Carlão, Castiano, Gaúcho e  Jesum.
De coletes vermelhos: Niltinho, Murilo, Douglas Fortes, Douglas Rinaldi e Brenno.
De coletes amarelos: Douglas, Piccinini, Gustavo, Gabriel Basso e Ítalo.
De coletes verdes: Marcel, Gabriel, Tiago Matos, Fernando Sá e Adilson.

Depois de mais de uma hora e meia de treino, o elenco do tricolor frederiquense iniciou o último coletivo antes do primeiro jogo-treino da temporada 2012.
Poucos minutos após iniciar o terceiro coletivo do ano, depois de receber a bola e construir uma boa jogada pela direita, o meia Adilson passou a bola para o atacante Tiago Matos abrir o placar. Logo depois, novamente o atacante Tiago Matos iniciou boa jogada pela direita e passou a bola para o atacante Fernando Sá que entrou pelo meio da área e ampliou o placar para a equipe que estava sem coletes, e que provavelmente será a equipe que defenderá as cores do tricolor frederiquense amanhã, 4, no jogo-treino contra Caiçara.

Foto: Caroline de Oliveira
.
O goleiro Gilberto impressionou os torcedores que estavam presentes no treino quando ainda no primeiro tempo do coletivo realizou uma sequência de defesas, iniciadas pela esquerda com o lateral esquerdo Gabriel Ganzer e depois com duas tentativas seguidas do meia Douglas Fortes, todas as jogadas foram defendidas pelo experiente goleiro.
O primeiro tempo do coletivo terminou ás 18h30min, e a equipe que estava sem coletes estava vencendo por 2 à 0 a equipe de coletes vermelho.

Foto: Caroline de Oliveira

Depois de alguns minutos de descanso a equipe do União retornou ao campo e realizou o segundo tempo do coletivo.
Os destaques deste coletivo foram a dupla de atacantes da possível equipe titular do União Frederiquense, Fernando Sá e Tiago Matos, e também do meia Adilson que vem mostrando bom entrosamento com o atacante Tiago Matos.

Foto: Caroline de Oliveira

Veja a equipe que iniciou o treceiro coletivo de 2012:
Equipe sem coletes: Gilberto, Thiago Mattos, Jésum, Carlão e Castiano; Douglas Rinaldi, Brenno, Gabriel e Adílson; Tiago Matos e Fernando Sá.
Equipe com coletes: Rafael, Rony, André, Maurício e Gabriel Ganzer; Gabriel Basso (Niltinho), Gustavo Fronner, Ítalo e Piccinini; Douglas Fortes e Murilo.

O zagueiro Marcel e o atacante Douglas Schenatto realizaram um treinamento diferenciado buscando melhorar o condicionamento físico, enquanto os demais atletas estavam disputando o coletivo. O volante Marcelo Manivela não participou do treino.
.
.
.
Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

UNIÃO APOSTA NA FORÇA DO GRUPO E NA SEQUÊNCIA DE TREINOS

Foto: Reprodução/Renan Silveira

Outra vez o esquema 4-4-2 foi visto no União Frederiquense. No segundo coletivo da temporada, disputado no Vermelhão da Colina, o padrão tático preferido do técnico Rodrigo Bandeira foi adotado para a equipe titular. De acordo com Bandeira o time titular ainda não está definido, mas os 11 que começarem o jogo-treino contra Caiçara saem na frente. “Algumas coisas já conseguimos colocar em prática. É bem provável que esta equipe que treinou como titular inicie o jogo contra Caiçara”, afirmou o comandante do União Frederiquense.
O técnico, no entanto, destaca a força do grupo. “Estamos com dois bons goleiros assim como temos outros bons setores. Como já falei, temos bons zagueiros, bons laterais, bons meias, bons atacantes. A própria gurizada está mostrando qualidade. Vamos fazer um bom trabalho e na sequência de coletivos vamos poder definir a equipe e termos bons jogadores no banco também”, finalizou Bandeira.
O coletivo agradou os atletas apesar do grupo não estar no seu rendimento máximo. “Estamos vindo de duas semanas intensas de trabalho físico, a perna pesada, mas com os amistosos vamos conquistando confiança e a coisa vai acontecendo. Para mim ainda falta um pouco do físico, mas acredito que em uma semana a gente vai estar dentro do que o professor costuma trabalhar”, comentou o lateral-direito titular, Thiago Mattos.
O União tem jogo-treino marcado para amanhã, 4, às 16h30min no Vermelhão da Colina, enfrentando um selecionado de Caiçara.
.
.
.
Crédito: Renan Silveira

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

TITULARES VENCEM COLETIVO COM GOLS DE ATACANTES

Foto: Renan Silveira/RC

Foi apenas o segundo treino coletivo do União Frederiquense, mas o suficiente para conhecer os preferidos do técnico Rodrigo Bandeira para começarem 2012 como titulares. Com o já previsto 4-4-2, dois volantes e dois meias armadores no meio-campo, as titulares, sem coletes, venceram os reservas por 2 a 1.
O treino foi dividido em 2 tempos de 30 minutos, cada. Com as dimensões de campo maiores do que nos demais treinamentos, os jogadores sentiram um pouco na parte física e ainda a falta de entrosamento e ritmo de jogo.
No time titular todas as bolas passavam pelos pés de Adílson e Gabriel, referências técnicas da equipe. No reserva, de coletes amarelos, Murilo teve atuação destacada com muita movimentação pelos dois lados do campo. As duplas de zagas de ambos os times tiveram elogiável postura tática.

Foto: Renan Silveira/RC


Bola na rede apenas no final do 1° tempo. Aos 27 minutos, após pênalti no atacante Tiago Matos, o próprio Tiago bateu e converteu. Na 2ª etapa, aos 16’, Murilo igualou o marcador após rápida jogada pela direita. Ao final do treino, aos 28’, Fernando Sá deu a vitória aos titulares. Depois de jogada pelo meio a bola sobrou para Sá que, de perna esquerda, chutou cruzado para marcar o 2° gol.
O time titular começou com Gilberto, Thiago Mattos, Jésum, Carlão e Castiano; Douglas Rinaldi, Brenno, Gabriel e Adílson; Tiago Matos e Fernando Sá. Os reservas começaram com Rafael, Rony, André, Maurício e Ganzer; Basso, Fronner, Ítalo e Piccinini; Douglinhas e Murilo. Depois: Reni, Niltinho e Douglas. Fabiano Gabi, Marcel e Marcelo Manivela não participaram do treino.
.
.
.
Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

UNIÃO ANUNCIA PARCERIA COM EXPOFRED 2012

Foto: Site oficial do União Frederiquense

Foi anunciada ontem, 31, uma parceria inédita: União Frederiquense e Expofred. A parceria consiste em uma forma de divulgação mútua. Na prática, o União cederá uma placa publicitária para a feira no Vermelhão da Colina, além de abrir espaço no sistema de som do estádio para maior divulgação do evento nos dias de jogos. Além disso, estão previstos, também, desfiles das soberanas da feira na pista atlética do Vermelhão em dias de jogos do União em FW.
No espaço da Expofeira por sua vez, será disponibilizado ao União um estande de nove metros quadrados, onde o clube poderá divulgar sua marca, comercializar produtos oficiais e somar associados.
De acordo com o presidente do União, Celson Oliveira a parceria é um somatório de forças para um bem coletivo. “Estamos felizes com a parceria. Um evento tão importante como a Expofred é uma grande parceria. Não onera ninguém e todo mundo sai ganhando. Estamos atingindo um auge no futebol e isso deve ser benéfico também para a feira”, declarou Oliveira.
Para o presidente da 17ª Expofred, Francisco Quatrin “a parceria reforça o marketing tanto da feira quanto do União Frederiquense. Nós sabemos que o futebol vem sendo um forte elemento de divulgação da cidade e da região, por isso, é importante apoiarmos iniciativas que reforçam este resultado.
A Expofred será realizada entre 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.
.
.
Crédito: Renan Silveira/Jornal O Alto Uruguai

UNIÃO COMEÇA ATIVIDADES COM A BASE

Atletas da categoria de base foram apresentados ontem, no Itapagé
(Foto: Leandro Kempka)


Na tarde de ontem, 31 de janeiro, no Vermelhão da Colina, foram apresentados os 30 atletas que farão parte da categoria de base do União Frederiquense de Futebol. O objetivo é montar um elenco forte para a disputa do Campeonato Gaúcho de Juniores Sub-20, que deve iniciar na segunda quinzena de março, com participação de 25 equipes.
De acordo com o coordenador da categoria de base do União, Élver Vargas, a competição será difícil e contará com equipes fortes. “O campeonato que teremos pela frente contará com equipes experientes, como Grêmio, Inter, Juventude, Novo Hamburgo, Juventude, Caxias, Cruzeiro e São José. São clubes com jogadores que iniciaram na base com 10 anos de idade”, explicou.

Parte da direção do clube deu as boas-vindas aos jovens atletas
(Foto: Leandro Kempka)


Na avaliação de Vargas, o grupo de base do União é bom, mas precisará ser preparado para a competição. “Vamos precisar de uma equipe técnica, que saiba se posicionar, que tenha vigor físico para jogar de igual para igual com estas equipes da região metropolitana”, destacou.
Para reforçar a equipe de base que conta com 30 atletas, Élver poderá contar com o reforço de seis jogadores (Ganzer, Basso, Douglas, Fabiano Gabi, Marcel e Froner), que atuam na equipe principal do União, mas possuem idade para atuar nos juniores.
Dos 34 garotos, oito não são de Frederico Westphalen e ficarão em alojamentos.
.
.
.
Crédito: Leandro Kempka/Jornal O Alto Uruguai

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SISTEMA DE JOGO DO UNIÃO DEVE SER O 4-4-2

Sistema de jogo do primeiro coletivo do ano do União

No último sábado, 28, foi realizado o 1º coletivo do União Frederiquense. O treino, comandado pelo técnico Rodrigo Bandeira, mostrou o que deve ser a tônica do time do União para 2012: o esquema 4-4-2.
Ao contrário de como começou 2011, o técnico Bandeira colocou em campo duas equipes com a formatação tática bastante parecida. Ambos os times, de coletes e sem coletes, atuaram num 4-4-2 com dois volantes e dois meias armadores no setor de criação do time, formação bastante parecida com a forma de jogar da equipe que terminou a Segundona em 2011.
Com dois volantes e laterais que marcam e apóiam, sobram espaços e criatividade para os meias, destaques do 1º treinamento. Tanto Adílson e Gabriel, do time vitorioso, quanto Ítalo e Piccinini mostraram que não faltará qualidade na armação de jogadas para o União Frederiquense em 2012.

.
.
.
Foto: Reprodução/Renan Silveira
Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

domingo, 29 de janeiro de 2012

AMISTOSOS DO UNIÃO

Primeiro amistoso será contra o selecionado de Caiçara
Visando à preparação para a disputa da Divisão de Acesso, o União já confirmou a disputa de, pelo menos, três amistosos. Além de enfrentar uma seleção amadora do município de Caiçara e o Inter de Santa Maria, o Leão da Colina fará amistoso contra o selecionado do município que mais associar torcedores até o dia 31 de janeiro, conforme campanha desenvolvida pelo departamento social do clube.
Ainda em fevereiro, em comemoração ao 57º aniversário de Frederico Westphalen, o União poderá enfrentar a equipe sub-23 do Internacional, de Porto Alegre, em data a ser confirmada para o dia 26 de fevereiro (domingo) ou 28 de fevereiro (terça-feira, feriado municipal).
De acordo com a assessoria de imprensa do clube, as negociações para a realização da partida estão adiantadas, mas oficialmente nada foi definido.
.
Confira o local, data e hora dos amistosos do União já confirmados
Data: 4 de fevereiro (sábado)
Adversário: seleção amadora de Caiçara
Local: Vermelhão da Colina
Horário: 16 horas
.
Data: 12 de fevereiro (domingo)
Adversário: seleção de um município da região
Local: no município que mais cadastrar sócios até 31 de janeiro
Horário: 16 horas
.
Data: 18 de fevereiro (sábado)
Adversário: Internacional de Santa Maria
Local: Vermelhão da Colina
Horário: 16 horas
.
.
.
Crédito: Leandro Kempka
Foto: Reprodução/Site oficial do União