sábado, 23 de junho de 2012

FINAL DE SEMANA DE COMEMORAÇÃO E TREINAMENTO

Foto: Divulgação

O União Frederiquense ganhou um final de semana de treinamento de presente. Depois de garantir a classificação ao quadrangular final na última quinta-feira, 21, o time irá “descansar” da maratona de jogos neste final de semana, uma vez que teve transferida sua última partida válida pela segunda fase.
O jogo Brasil de Pelotas x União Frederiquense, que estava previsto para acontecer amanhã, 24, em Pelotas, será realizado na próxima quarta-feira, 27. A razão pela nova data se deve ao fato do xavante estrear no mesmo dia na Série D do Brasileirão. A partida dos frederiquenses contra o Brasil tem valia apenas para os donos da casa que, com 12 pontos, precisam vencer a partida e ainda torcer para que não haja um vencedor entre Passo Fundo (14) e São Paulo (14), que se enfrentam, por consequência, também na quarta-feira, em Passo Fundo. Assim, numa vitória do xavante combinada com empate entre Passo Fundo e o Leão do Parque, as três equipes terminariam com 15 pontos, mas com vantagem para os pelotenses, com uma vitória a mais.
O União, garantido em 1º da chave 3, com 19 pontos, apenas observa a briga dos três clubes pela outra vaga do grupo ao quadrangular final. Na fase final, também já se encontra o Esportivo que, classificado na chave 4, acompanha a disputa pela outra vaga entre Farroupilha de Pelotas e Guarany de Camaquã.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VÍDEOS DA PARTIDA: UNIÃO 1 X 0 PASSO FUNDO

A torcida foi ao delírio com o gol da vitória, marcado por Gilian.

Caso não consiga visualizar o vídeo, CLIQUE AQUI e visualize


Imagens: Almir Felin/Agência Da Hora
Edição: Fábio Pelinson/Agência Da Hora


Leão da Colina animou o intervalo da disputa com homenagens às crianças, aos homens e mulheres presentes no estádio.

Caso não consiga visualizar o vídeo, CLIQUE AQUI e visualize


Imagens: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai
Edição: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 21 de junho de 2012

GILIAN MARCA, GILBERTO FAZ MILAGRES, E UNIÃO GARANTE A CLASSIFICAÇÃO PARA O QUADRANGULAR FINAL

Gilian marcou aos 12min do 1º tempo e garantiu a classificação do União (Foto: Caroline de Oliveira)


Uma nação está em festa. Campanha para ficar na história. O Leão da Colina está entre os quatro melhores do Estado. Comemoração, comoção, alegria e vibração. Dia histórico no Vermelhão da Colina na tarde desta quinta-feira, 21.
A torcida mais uma vez compareceu em “massa” ao estádio. Mais de 3 mil torcedores, lotaram, prestigiaram e vibraram juntos com o elenco do tricolor frederiquense a conquista deste feito.
O único gol da partida saiu ainda no primeiro tempo, aos 12min. Gilian garantiu a classificação do União para o quadrangular final da Divisão de Acesso.  
Invencibilidade mantida, liderança garantida e Gilberto, mais uma vez o ídolo do torcedor frederiquense salvou a equipe, efetuando defesas espetaculares, garantindo os três pontos para o União, que asseguram a vaga da equipe para a próxima fase da competição. O União com esta vitória soma 19 pontos, e apenas observa a briga dos três clubes pela outra vaga do grupo ao quadrangular final. Na fase final, também já se encontra o Esportivo que, classificado na chave 4, acompanha a disputa pela outra vaga entre Farroupilha de Pelotas e Guarany de Camaquã.
O jogo Brasil de Pelotas x União Frederiquense, que estava previsto para acontecer no domingo, 24, em Pelotas, será realizado na próxima quarta-feira, 27. A razão pela nova data se deve ao fato do xavante estrear no mesmo dia na Série D do Brasileirão. A partida dos frederiquenses contra o Brasil tem valia apenas para os donos da casa que, com 12 pontos, precisam vencer a partida e ainda torcer para que não haja um vencedor entre Passo Fundo (14) e São Paulo (14), que se enfrentam, por consequência, também na quarta-feira, em Passo Fundo. Assim, numa vitória do xavante combinada com empate entre Passo Fundo e o Leão do Parque, as três equipes terminariam com 15 pontos, mas com vantagem para os pelotenses, com uma vitória a mais.


Jogo
O União começou melhor na partida. Aos 35s de partida o atacante Douglas do União assustou o goleiro Souza após o mesmo roubar a bola no meio de campo e entrar área a dentro, avançar pela ponta esquerda e chutar uma bomba no ângulo direito. A bola passou rente a trave e por muito pouco não entrou.
Com a posse de bola a equipe frederiquense trabalhava com calma jogadas, na maioria das vezes com Thiago Matos aberto pela direita, que recebia sempre livre, e armava boas jogadas ofensivas do Leão da Colina.
Impondo a superioridade, a 12min, o União abriu o placar da partida com gol de Gilian. Cobrança de falta, Ytalo recebeu e perdeu a bola. Ganzer recuperou após roubar a bola do zagueiro Márcio do Passo Fundo. O prata da casa lançou para Adilson que tocou para Douglas livre receber na entrada da área. O goleiro Souza saiu do gol para interceptar a jogada, e nisto, o atacante do tricolor frederiquense viu Gilian livre na cara do gol que recebeu de costas para o gol, girou e tocou no canto direito, fazendo a alegria dos torcedores, 1 a 0.
 A 22min, a torcida “chiou” com o árbitro André Cieslak pedindo pênalti, depois do atacante Douglas ser alçado por trás dentro da grande área. Cieslak deixou o jogo seguir, não marcando a penalidade.
O Passo Fundo respondeu as investidas do União ainda no primeiro tempo. Cobrança de lateral, a zaga frederiquense se preocupou com Sertãozinho na área e deixou livre, João Paulo, que recebeu e chutou. O goleiro Gilberto fez uma espetacular defesa, salvando a equipe da casa.
Na segunda etapa, a partida foi mais equilibrada. Poucas chances de gol foram criadas. Apenas nos acréscimos o goleiro do União, Gilberto, teve que salvar a equipe. A bola chegou a bater na trave e voltou, de cabeça, Gilberto afastou o perigo e garantiu a classificação para o tricolor da Colina.

Ficha técnica
Divisão de Acesso 2012 – 9ª rodada – 2ª Fase
União Frederiquense 2 x 2 Brasil de Farroupilha
Local:  Estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen.
Data: 21/06/2012
Horário: 15hs
Árbitro: André Cieslak
Auxiliares: Franco Filho e Maurício Coelho Silva Penna. 
União Frederiquense
Gilberto, Thiago Matos, Vinícius, André Gaúcho e Ganzer; Marquinhos, Willian Paulista, Ytalo e Adilson (Piccinini); Gilian (Manivela) e Douglas (Thales Magalhães). Técnico: Rodrigo Bandeira. 
Passo Fundo
Souza. Barão, Mario, Glauber e Diego (Fininho); Marcus, Gil, Diego Miranda e Jean Paulo (Da Silva); Sandro Sotilli e Sertãozinho (Maicon). Técnico: Ricardo Atollini. 
Gol: Gilian (U). 
Cartões amarelos: Marquinhos, Vinícius, Ganzer, Gilian e Thiago Matos (U); Barão e Gil (PF). 


Fotos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai


Mais fotos

(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)


 (Foto: Caroline de Oliveira)



(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)



(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)


(Foto: Caroline de Oliveira)


(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)

(Foto: Caroline de Oliveira)
(Foto: Caroline de Oliveira)

COM WILLIAM PAULISTA NO MEIO, UNIÃO ENCARA PASSO FUNDO PELA CLASSIFICAÇÃO

Arte: Silvana Kliszcz/Jornal AU

A tarefa é simples: não tomar gol. Caso isso ocorra, não precisa nem o União Frederiquense balançar as redes hoje, 21, para garantir classificação à próxima fase. Com 16 pontos, liderando a chave 3, o Leão da Colina necessita de pelo menos um empate diante do Passo Fundo para confirmar presença no quadrangular final. O adversário, 2º colocado da chave, também pode antecipar sua classificação caso vença em Frederico Westphalen. A partida União x Passo Fundo será às 15h, hoje, no Vermelhão da Colina.

Os donos da casa
O União deve ter pelo menos um desfalque no time titular. Douglas Rinaldi, machucado, sequer foi relacionado para a partida e Marquinhos, que sentiu o joelho no treino da última terça-feira, 19, é dúvida para a partida. No entanto, Adílson, que fora absolvido ontem, 20, em julgamento de sua expulsão diante do Juventus ainda na 1ª fase, deve voltar à equipe, assim como o goleiro Gilberto, que não atuou em Santa Maria, por dores nas costas. Italo Baiano também foi absolvido em julgamento ontem e deve ficar como opção. O União deve ter Gilberto, Thiago Matos, Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos (Manivela ou Italo Baiano), William Paulista, Adílson e Ytalo; Gilian e Douglas.
Caso empate, o União, já classificado, poderia dar-se ao luxo de “forçar” cartão amarelo para os seis jogadores pendurados, que cumpririam suspensão em Pelotas e ingressariam “zerados” no quadrangular final, uma vez que os cartões não zeram nesta troca de fase. Os pendurados são Thiago Matos, Ganzer, Douglas Rinaldi, Ytalo, Gabriel e Gilian.

Os visitantes
Os comandados do técnico Ricardo Atolini buscam a vingança contra os frederiquenses, que lhes tiraram os 100% de aproveitamento em Passo Fundo. O time passo-fundense busca a vitória para garantir matematicamente sua classificação. O empate ou a derrota deixam a equipe a um ponto do quadrangular final. O Passo Fundo não terá o seu artilheiro para a partida. Guto, com três amarelos fica fora e dá lugar a Edinho Recife que jogará ao lado do lendário Sandro Sotilli. O Passo Fundo deve jogar com Souza, Barão, Mário, Glauber e Diego; Dudu (Gil), Marcus, Fabiano Diniz (Diego Miranda) e Jean Paulo; Edinho Recife e Sandro Sotilli.

Arbitragem
O trio de arbitragem será de André Cieslak com José Franco Filho e Maurício Coelho Silva Penna.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JUNIORES DO UNIÃO FREDERIQUENSE COMEMORAM CAMPANHA

Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

O União Frederiquense realizou ontem, 19, um jantar de confraternização da categoria de juniores. A comemoração alusiva à boa campanha da equipe sub-20 no Estadual da categoria foi realizada na sede do Ipiranga e contou com a participação de atletas, dirigentes, colaboradores e profissionais da imprensa local.
Os discursos basearam-se nos agradecimentos e com todos enaltecendo a vitoriosa campanha de terminar o Estadual na 5ª posição, atrás apenas de Grêmio, Internacional, Caxias e Juventude, que disputam as semifinais. No total, O União disputou 16 jogos, somando 27 pontos com 8 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Além disso, o time treinado por Pé Romitti ainda tirou a invencibilidade do Juventude ao vencer o clube serrano por 1 a 0 no jogo de ida das quartas-de-final.
De acordo com o presidente do União Frederiquense, Celson de Oliveira, o clube irá utilizar alguns atletas dos juniores na Copa Hélio Dourado, a Copinha. A “lista” com os contratados profissionalmente deve ser divulgada no dia 15 de julho, quando inicia a preparação da equipe para a disputa.

Mais fotos:

Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai



Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

UNIÃO CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA COPINHA E CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS




A Copa Hélio Dourado já tem data e grupos definidos. A Copinha, que inicia no dia 5 de agosto, tem a presença confirmada do União Frederiquense de Futebol. No total, serão 22 clubes divididos em três grupos.
Desde meados de abril que o clube frederiquense já vem planejando o segundo semestre deste ano. A equipe deve contar a base que disputou neste primeiro semestre o Estadual de Juniores sub 20, e teve grande destaque na competição, ficando em 5º lugar na classificação final.
Jogadores como Willian Bonnes, Thalheimer, Matione, Lima, Marcel, Cristiano, Fabiano Gabi, Thomas Felipe, Basso, Gustavo Fronner, entre outros, devem ser chamados até o próximo dia 15, para retornar ao União, desta vez para defender o grupo profissional.
Conversas informais e demais detalhes já estão sendo encaminhados.
De acordo com o site oficial da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), classificam-se para a segunda fase 16 clubes por índice técnico, sendo cinco oriundos do Grupo A, cinco do Grupo C e seis clubes do Grupo B. a partir da segunda fase os times se enfrentarão em jogos de ida e volta de oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, considerando as campanhas desde a primeira fase.
A abertura da competição que homenageia o doutor Hélio Dourado será realizada no Estádio Olímpico, quando o Grêmio FBPA receberá o Bahia pelo Campeonato Brasileiro.

Confira quais serão os grupos:
Grupo A
1 - Grêmio
2 - Internacional
3 - Cruzeiro
4 - Cerâmica
5 - São José
6 - Sapucaiense
7 - Novo Hamburgo

Grupo B
1 - Pelotas
2 - Brasil Pel
3 - São Paulo
4 - Guarany CAM
5 - 14 de Julho
6 - Milan
7 - Inter SM
8 - Riograndense

Grupo C
1 - Caxias
2 - Juventude
3 - Riopardense
4 - Passo Fundo
5 - Santo Angelo
6 - Ypiranga
7 - União Frederiquense

domingo, 17 de junho de 2012

DE VIRADA, UNIÃO VENCE O RIOGRANDENSE POR 3 A 2 E ENCAMINHA A CLASSIFICAÇÃO PARA O QUADRANGULAR FINAL

Douglas marcou aos 45min do 2º tempo e garantiu a vitória frederiquense 
 (Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)

Na tarde chuvosa deste domingo, 17, no estádio dos Eucaliptos, em Santa Mario, o União Frederiquense entrou em campo para enfrentar a equipe do Riograndense, que com chances remotas de classificação, ainda acreditava e sonhava uma vaga no quadrangular final.
Antes mesmo de iniciar a partida, o torcedor do Leão da Colina já vivia a angustia de não ter em campo os seus dois ídolos, seus os principais jogadores do clube. Adílson, o dono da camisa 10, que nem sequer viajou a terras santamarienses, ainda sentindo os efeitos de um forte resfriado. No aquecimento nos Eucaliptos o União perdeu o seu goleiro titular, Gilberto. O xodó do torcedor sentiu a lombar e desfalcou a equipe.
Contra as adversidades, com desfalques importantíssimos, com o campo molhado, o União superou e venceu no sufoco. O Riograndense abriu o placar com Sandro Muller aos 34min, o União empatou aos 22min do 2º tempo com Gabriel, o Periquito marcou o seu segundo gol aos 30min com Thiago Corrêa, e o tricolor frederiquense empatou novamente após Thales Magalhães marcar aos 35min, e virou o placar aos 45min, com gol do atacante Douglas que fechou o placar da partida. Virada histórica e heróica que encaminha a classificação para o quadrangular final da Divisão de Acesso 2012. Na superação. Alegria e comemoração tomam conta do torcedor de Frederico Westphalen e região, que vibra com a campanha deste ano que já é histórico para a nação frederiquense.
Com a vitória, o União chegou a 16 pontos, mantendo a invencibilidade e reassumindo a liderança da chave 3. Na próxima quinta-feira, 21, o “exército frederiquense” volta a campo diante o seu torcedor, no Vermelhão da Colina, para enfrentar o Passo Fundo. Um empate garante a equipe do tricolor da Colina a vaga na próxima fase.

Jogo
Com imposição e bom volume de jogo o União Frederiquense começou os primeiros minutos de partida assustando os torcedores esmeraldinos que compareceram em pequeno número ao estádio dos Eucaliptos. Gilian e Thiago Matos trocaram boa troca de passes, e Gilian ficou com a bola e arriscou. Ganzer também assustou em cobrança de falta rasteira. Aos 18min, Gabriel e Ytalo trocaram boa troca de passes, o atacante Douglas recebeu pela esquerda e cruzou. Dentro da pequena área estava o zagueiro Vinicius que errou o pé da bola e desperdiçou um gol incrível na cara da goleira do Riograndense.
A 34min, a equipe do Periquito respondeu a série de ataques do Leão da Colina abrindo o marcador da partida. Cobrança de falta pela esquerda, o goleiro do União, Rafael não saiu na jogada, a zaga também não tirou a bola e o zagueiro Sandro Muller recebeu na segunda trave e empurrou para o fundo das redes.
No fim do primeiro tempo, a 44 minutos, o Riograndense perder um de seus zagueiros. Alex Silveira levou o 2º cartão amarelo quando interceptou a cobrança de tiro de meta do goleiro Rafael, e o árbitro Jean Pierre expulsou o jogador. O União ficou com um a mais em campo e partiu para o ataque. Aos 45min, roubada de bola, o atacante Douglas recebeu e tocou Gilian recebeu dentro da área e livre, chutou sem ângulo para o gol do goleiro Costella.
No segundo tempo, logo nos primeiros minutos, cobrança de falta com força, o goleiro Costella defendeu, mas soltou à bola, Gabriel no rebote tocou para Vinicius que desviou para o fundo nas redes, seria o gol de empate do tricolor frederiquense, isso se o zagueiro do União não estivesse a frente da linha de impedimento. A irregularidade foi assinalada pela arbitragem e o gol foi anulado.
Chuva incessante. E quando qarecia que nada dava certo para a equipe frederiquense, aos 22min, Gabriel desencantou e empatou a partida. Douglas recebeu pela direita conduziu e passou para Gabriel na cara do goleiro Costella que tentou tirar a bola, mas não conseguiu, Riograndense 1 x 1 União.
O Riograndense voltou a ficar na frente no placar aos 30min. Cobrança de escanteio, Thiago Corrêa chutou, o goleiro do União Rafael fez boa defesa, no rebote Rangel pegou a bola e marcou o segundo gol do Riograndense.
A equipe frederiquense com um a mais em campo, buscou o empate e obteve êxito aos 35min. Levantamento de Piccinini pela esquerda, Thales Magalhães de cabeça desviou para o fundo das redes, empatando a partida novamente para o União, 2 a 2. Um empate já era muito bom para o União, mas a equipe não se contentou e buscou na garra os três pontos.
No finalzinho, aos 45min, eis que o Leão da Colina “mata” o Periquito, liquida com a partida, dando números finais. Lançamento para Thales, Douglas roubou a bola na entrada da área, girou e chutou no canto do goleiro Costella, que não teve chances de defender o chute preciso que encaminha a classificação do União para o quadrangular final.

Ficha técnica
Divisão de Acesso 2012 – 8ª rodada – 2ª Fase
Riograndense x União Frederiquense
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria.
Data: 17/06/2012
Horário: 15h30min
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: José Eduardo Calza e Charles Lorenzetti
Riograndense
Costella, Pizzi, Alex Silveira, Sandro Muller, Wagner, Odair, Rangel, João Cléber, Thiago Corrêa, Marcão (Da Silva) e Mauricio (Daivid – Edú Silva). Técnico: Sandro Gomes.
União Frederiquense
Rafael, Thiago Matos (Piccinini), Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Douglas Rinaldi (Ítalo Baiano), Ytalo e Gabriel; Gilian (Thales Magalhães) e Douglas. Técnico: Rodrigo Bandeira.
Gols: Sandro Muller, Rangel (R), Gabriel, Thales Magalhães e Douglas (U)
Cartões amarelos: Wagner, Alex Silveira, Rangel, Pizzi (R) Gilian, Thiago Matos, Gabriel, Piccinini (U)
Cartão vermelho: Alex Silveira

Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai