|
Tiago Nunes chega ao União com o objetivo de conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol gaúcho |
Não é Fabiano Daitx, nem Rudi Machado, não é Gelson Conte, surpreendendo a todos também não é Ronaldo Bagé. Depois de muitas especulações e de muita expectativa formada em torno de quem seria o novo comandante do União Frederiquense, no final da tarde desta segunda-feira, 5, a direção do União anunciou oficialmente que Tiago Nunes é quem comandará o Leão da Colina na temporada 2013.
Devido a alguns contratempos com Ronaldo Bagé, que resultaram na não-concretização de seu acerto com o clube frederiquense, imediatamente após a eliminação de Nunes da Segundona Gaúcha, onde até então comandava o Grêmio de Bagé, no domingo, 4, o gerente de futebol do União, Rafael da Rosa, que estava em São Leopoldo para acompanhar a partida entre Aimoré x Grêmio de Bagé, entrou em contato com o treinador para acertar sua vinda ao tricolor frederiquense – clube que Tiago já havia demonstrado por diversas vezes seu desejo e interesse de comandar – , o que contou muito para o acerto final.
Já como técnico do União, Nunes entra para a história do clube sendo o segundo treinador do tricolor da Colina – que até então só havia sido comandado por Rodrigo Bandeira, por dois anos consecutivos, em 2011 e 2012 –, e em 2013 terá a oportunidade de demonstrar e formar um time com "cara" e características diferentes.
Juntamente com Tiago Nunes, desembarcará em Frederico Westphalen o preparador físico Gian Oliveira. Gian tem em seu currículo trabalhos no Esportivo (2001 a 2007), Brasil de Farroupilha (2007 a 2009), Atlético Tubarão-SC (2010), Inter-SM (2011), Riograndense-SM (2012) e Grêmio Bagé (2012).
Nos próximos dias, juntamente com o diretor de futebol Vinicius Girardi e o gerente de futebol Rafael da Rosa, Nunes trabalhará na montagem do elenco de jogadores que disputará a Divisão de Acesso.
Saiba mais sobre o novo comandante do União
O técnico de futebol, Tiago Retzlaff
Nunes, é professor de educação física, formado pela UFSM, e pós-graduado pela Unijui. Com apenas 32 anos, já tem uma década dedicada ao futebol.
Como técnico, Nunes já contabiliza na carreira um título de campeão estadual, conquistado com o Rio Branco, do Acre, em 2010. Na função de preparador físico, ele sagrou-se também campeão mato-grossense, com o Luverdense, em 2009; vice-campeão maranhense, com o Bacabal, em 2007; campeão gaúcho da segunda divisão do Campeonato Gaúcho, com o São Luiz, de Ijuí, em 2005; terceiro colocado na segunda divisão do Campeonato Catarinense, com o Camponovense, em 2003. Foi ex-preparador físico, ex-atleta das categorias de base e neste ano comandou a equipe profissional do Riograndense, e até o último final de semana estava à frente do Bagé, disputando a Segundona Gaúcha, quando foi derrotado por 1 a 0 e 2 a 1 para a o Aimoré – comandado pelo treinador Gelson Conte, também sondado para vir para o União – e adiou a conquista do acesso à série B do Gauchão.
Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai