sábado, 26 de janeiro de 2013

PRIMEIRO CONTATO COM A BOLA

Os jogadores do União já iniciaram os trabalhos com bola
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Na manhã deste sábado, 26, no segundo dia de trabalhos da pré-temporada 2013, os jogadores do União Frederiquense tiveram o primeiro treino com bola no estádio Vermelhão da Colina, visando a disputa na Divisão de Acesso - Série A2.
Os trabalhos iniciaram por volta das 10 horas, quando os jogadores realizaram por uma hora trabalho de musculação na academia, e depois seguiram para o campo para ter o primeiro contato com a bola.
Nos trabalhos comandados pelo técnico Tiago Nunes, o comandante procurou priorizar a linha de marcação, iniciando do mais fácil para o mais complexo, trabalhando com marcação com dois e três atletas, chegando com uma linha de quatro jogadores atrás e com os atacantes favorecendo esse confronto, já colocando os atletas para dar pressão e fechar a linha de trás. Procurando desde já orientar os atletas taticamente, enquanto observa o desempenho individual dos jogadores.
 “Já estamos colocando a nossa filosofia de como iremos jogar, de forma bem simples e fácil, para que desde já os atletas tenham o entendimento”, disse o preparador físico do União, Gian de Oliveira que auxiliou o treinador nas atividades.
Durante a tarde, os trabalhos físicos prosseguiram. Na manhã deste domingo, 26, o União deverá realizar o segundo treino com bola, e posteriormente à tarde os jogadores terão um período de recuperação, quando retomam os trabalhos na segunda-feira, 28, pela manhã. Até agora todos os treinos foram realizados no Vermelhão da Colina, quando no decorrer da próxima semana os treinamentos deverão começar a alternar de campo.

Caçapa já treina com a equipe

Caçapa (a esquerda) realizou seu segundo treino como jogador do União
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O mais novo reforço do União, o zagueiro Caçapa, ex-Grêmio, participou normalmente dos treinamentos.
Desde que chegou a Frederico Westphalen na manhã da última sexta-feira, 25, iniciou os treinamentos no mesmo dia, em busca de melhorar o condicionamento físico. 


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai


Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

ATACANTE ARAÚJO JORDÃO NÃO DEFENDERÁ MAIS O UNIÃO


O União sofreu a sua segunda baixa no ataque. Depois da desistência de Hyantony, o atacante Antônio Araújo da Silva, popularmente conhecido por Araújo Jordão, 25 anos, mesmo com pré-contrato assinado com o Leão da Colina, não se apresentou, e não procurou a direção do União para justificar a sua ausência.
Em entrevista ao O Alto Uruguai, o gerente de futebol do União, Rafael da Rosa, falou sobre o segundo desfalque. “Diferentemente do Hyantony que nos procurou para justificar o porquê não viria, sobre o Araújo ficamos sabendo que está com um problema de saúde. Ele está com dengue, e inicialmente estaria esperando se recuperar. Depois recebemos a informação que ele teria recebido uma proposta mais vantajosa financeiramente, e ficaria no Rio Branco, no Acre. Não conseguimos entrar em contato com o atleta e já estamos acionando os meios legais, devido ao pré-contrato assinado”, disse o gerente de futebol do União.  

Rafael disse que o União já está em contato para efetuar as reposições, e os contatos já iniciaram há mais de uma semana. “Estamos a mais de seis dias procurando uma reposição no mercado e possivelmente na próxima semana deveremos estar anunciando quem virá para substituir a ausência do Araújo, e também outro reforço no lugar do Hyantony”. Ao ser indagado se os jogadores aos quais a direção está em contato já teriam passagem pelo Leão da Colina, Rafael confirmou. “Um dos atacantes aos quais estamos em contato já atuou no União em 2012, sim”, que preferiu não falar em nomes, mas disse que é um dos jogadores que teve comprometimento quando defendeu a equipe ano passado.


Créditos: Caroline de Oliveira e Rodolfo da Silva/Jornal O Alto Uruguai

ZAGUEIRO CAÇAPA, EX-GRÊMIO, É O NOVO REFORÇO DO UNIÃO

Zagueiro Caçapa se apresentou oficialmente no União Frederiquense
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Chegou na manhã da última sexta-feira, 25, em Frederico Westphalen, mas não participou da apresentação oficial do elenco 2013 do União Frederiquense, o novo reforço para a zaga. O zagueiro Caçapa, 25 anos, que estava atuando pelo América de Natal, e apesar da pouca idade já vestiu as camisas do Grêmio , América/MG, Ulbra/RS, São Luiz/RS e Caxias, se apresentou ainda na tarde de sexta-feira, realizou os exames clínicos, e já iniciou os treinamentos com os demais colegas de elenco.
Na manhã deste sábado, 26, aconteceu a apresentação oficial do zagueiro, após o treino técnico no Vermelhão da Colina. Em entrevista exclusiva a reportagem do O Alto Uruguai, Caçapa falou sobre a expectativa de atuar no União, planos e mais detalhes da sua contratação.
  
Entrevista:
O Alto Uruguai: Como foi a sua negociação com o União Frederiquense?
Caçapa – O desejo de vir jogar no União partiu de mim. Procurei o Thiago Correa, como sabia que ele havia acertado com o clube, e como é meu amigo, ele me passou o contato do técnico Tiago Nunes, o qual entrei em contato e o mesmo me disse que o União não havia fechado o elenco ainda, e iria conversar com a direção do clube se era viável a minha vinda para cá.

O Alto Uruguai: O levou a você ter o desejo de vir a Frederico Westphalen defender a camisa do União?
Caçapa – Primeiramente porque apresentaram um grande projeto. Também pela sequência de dois grandes anos, e só não subiu por detalhe, pelo projeto que o Thiago Correa me disse, que o clube estava se estruturando na medida do possível para os atletas e para a comunidade, isso acaba chamando a atenção dos atletas, pois queremos vir onde tem organização e comprometimento com os mesmos.

O Alto Uruguai: Quais são seus objetivos agora como jogador do União?
Caçapa – Suprir a parte física, que no começo é desgastante e sofrido para o atleta, se doar ao máximo nesse momento para quando chegar mais adiante e quando fará a diferença toda essa preparação nos ajudar, e aos poucos quando o treinador Tiago Nunes, implementar a parte técnica e tática, unir tudo isso.

O Alto Uruguai: Como foi a receptividade dos colegas de elenco, devido que você chegou após a apresentação oficial?
Caçapa – Foi tranquilo. Como já havia jogado com o lateral-direito Barão, com o meia-atacante Thiago Correa, e o goleiro Felipe Gallas, e todos tem um caráter enorme, sinceridade e uma humildade impressionante, acaba que nos sentimos a vontade, e com os outros que ainda não conhecia, me deixaram muito a vontade também.

O Alto Uruguai: Quer deixar um recado em sua primeira entrevista como jogador do União aos torcedores?
Caçapa – Os torcedores podem esperar de mim muita sinceridade e comprometimento. Olho no olho com a diretoria, presidente, comissão técnica, com os jogadores, e com o torcedor. Sempre com a verdade, que é o principal de tudo, para as coisas deslancharem. Porque quando a verdade é implementada no clube, em um grupo, faz a diferença no final, e isso há no União, pelo que percebi quando me receberam todo o clube, isso já é notório, e isso é importante para todos.

Ficha completa:


Nome completo: Edivelton Moreira Feliciano

Data de nascimento:15/02/1987

Altura: 1,85m

Peso: 83kg

Onde jogou: Grêmio, América-MG, Ulbra (atual Canoas), São Luiz de Ijuí, Caixas e América-RN.









Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

INICIA OFICIALMENTE A 3ª TEMPORADA DO UNIÃO


Delegação do União Frederiquense se apresentou oficialmente nesta sexta-feira, 25
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


A apresentação dos 26 jogadores e da comissão técnica que defenderão a camisa do tricolor frederiquense na disputa da Divisão de Acesso, movimentou o Vermelhão da Colina na manhã desta sexta-feira, 25. Imprensa, patrocinadores, apoiadores, direção, autoridades e conselheiros do clube participaram do momento que marcou oficialmente o início da temporada 2013 do União Frederiquense – a terceira desde a fundação do clube -, em evento realizado no Restaurante do Itapagé, anexo do estádio Vermelhão da Colina.

Os trabalhos iniciaram ainda na quarta-feira, 23, quando os atletas começaram a realizar os exames médicos, testes físicos. Na quinta-feira, 24, os trabalhos prosseguiram com avaliações de saltos e aeróbicos, além de exames odontológicos. A sexta-feira foi destinada à apresentação oficial e sequência dos trabalhos físicos.
Durante o evento da apresentação oficial da delegação do União, o presidente do clube, Celson Oliveira destacou o trabalho da direção em prol dos atletas. “Nossos esforços sempre se concentraram em deixar uma estrutura adequada para que os atletas possam render o máximo dentro de campo e nos dar os resultados que esperamos. Sejam todos bem-vindos e façam do União Frederiquense a sua casa”, disse Celson.  
O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, também fez uso da palavra:
- A força do União Frederiquense é muito maior do que imaginamos. Quando estamos viajando e nos identificam como frederiquenses, sempre nos perguntam do União. Contando sempre com o nosso apoio, desejamos que o clube possa manter esse nível e possa conquistar o acesso.


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O técnico do União, Tiago Nunes também se manifestou quanto à expectativa para a temporada. “Temos sempre que ter ambição. Os atletas já estão podendo sentir o calor da comunidade de Frederico Westphalen e nossa responsabilidade será muito grande, pois, desde que fomos contratados, sabemos qual o grande objetivo a alcançar. Que todos juntos, direção, comissão técnica e jogadores, possamos chegar aonde desejamos”, comentou Nunes.
Os primeiros trabalhos seguirão fortes neste sábado, 26, em dois turnos – pela manhã está previsto academia e a tarde o primeiro treino com bola. Já no domingo, os treinamentos prosseguem pela manhã.



Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DIVISÃO DE ACESSO 2013: UNIÃO TERÁ SESSENTA DIAS PARA SE PREPARAR

Os trabalhos no campo do Vermelhão da Colina já começaram (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Oficialmente a pré-temporada 2013 do União Frederiquense inicia somente na manhã da próxima sexta-feira, 25, após a apresentação do elenco para a imprensa - que deve ocorrer às 9 horas, no restaurante do Itapagé -, mas os trabalhos já iniciaram. Avaliações médicas e odontológicas estão sendo realizadas desde o decorrer da última semana. E na tarde desta quarta-feira, 25, ocorreram as avaliações físicas, no campo do Vermelhão da Colina.
Sob os trabalhos comandados pelo preparador físico Gian de Oliveira, com o auxilio do preparador de goleiros Matheus Kendzerski, e um forte calor - os termômetros registraram mais de 32C°-, os 22 atletas do União Frederiquense que já se encontram em Frederico Westphalen realizaram a primeira avaliação física.

As avaliações iniciaram por volta das 15 horas, depois de serem realizados os exames médicos. Primeiramente sete jogadores realizaram os testes. Depois foi a vez de mais 15 atletas iniciarem os trabalhos.
Divididos em grupos de cinco pessoas, foram submetidos à avaliação física chamada Tcar, ou Teste de Carminatti, para testar a capacidade e potência aeróbia, sendo analisado também a frequência cardíaca máxima e o pico de velocidade dos jogadores. 
Segundo o preparador físico Gian de Oliveira, os resultados das avaliações serão fundamentais para o direcionamento dos trabalhos.  “Passadas as avaliações (médicas, odontológicas e físicas) reuniremos esses dados para que possamos reescrever um treinamento que vá de encontro as reais necessidades dos nossos atletas, tendo em vista ao principio chamado ‘principio da individualidade biológica’, que fala que cada pessoa é única e diferente, por isso que nosso treinamento tem que ser voltado às reais necessidades dos nossos trabalhos”.  


Mais de 12 anos de carreira, e experiência para contribuir

O preparador físico Gian de Oliveira, comandou os treinamentos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Se o planejamento do União de montar uma equipe de qualidade e competitiva para a Divisão de Acesso deste ano foi minuciosamente executado, a contratação da comissão técnica foi dada a mesma atenção.
Neste ano, a preparação física dos atletas ficará a cargo de Gian de Oliveira. O profissional que nasceu em Guaporé, no Rio Grande do Sul, e se destacou profissionalmente trabalhando no Esportivo, Brasil, de Farroupilha, Atlético de Tubarão-SC, Internacional-SM, Riograndense, Grêmio Esportivo Bagé, tem mais de 12 anos de currículo como preparador físico.
Ex-atleta profissional, pouco mais de 35 anos, formado em Educação Física - Licenciatura, pela Universidade de Caxias do Sul-UCS, pós-graduado em Filosofia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho-UGF, é dono de uma simpatia contagiante, e uma enorme experiência acumulada ao longo dos anos de profissão, disse que a cada ano procura acrescentar coisas novas ao trabalho “Tenho que mudar constantemente o meu trabalho. Nos últimos anos cada vez mais, pois temos que trabalhar menos a questão física especificamente, mas trabalhá-la juntamente com componentes técnicos e táticos”, comentou Gian.
O profissional que já trabalhou junto com o técnico Tiago Nunes no ano passado no Riograndense e no Grêmio Bagé, disse conhecer há muitos anos o comandante frederiquense, e que é uma honra poder trabalhar novamente com Nunes, agora no União.

Próximos trabalhos

O União Frederiquense terá sessenta dias de preparação até a estreia contra o S.E.R Santo Ângelo  no dia 17 de março. Nesta quinta-feira, 24, os atletas seguirão com atividades, onde farão os primeiros exames odontológicos pela manhã e, à tarde, testes de saltos. Na parte da noite, o grupo participará do 2º Jantar da Escolinha do União.
A pré-temporada 2013 do Leão da Colina, inicialmente, será realizada em dois turnos, e inclusive com treinamentos aos sábados, segundo Gian. “Teremos apenas alguns dias com treino em apenas um turno, para que no outro turno possa haver a recuperação dos atletas. Nesta primeira semana, teremos treino no sábado nos dois turnos – manhã e tarde –, e no domingo pela manhã, e então, pela parte da tarde ocorre o turno de recuperação”, disse o preparador físico.
O primeiro contato com bola está previsto para ser realizado já no próximo sábado, 26, pela manhã. “Precisamos que nossos atletas sejam fortes, velozes e resistentes. Mas não podemos esquecer que são atletas de futebol e temos que procurar integrar a parte física, da parte técnica e da parte tática”, destacou Gian.



Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai


Mais fotos:
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MAIS UM REFORÇO PARA A COMISSÃO TÉCNICA DO UNIÃO


O auxiliar técnico Julian Tobar, 24 anos, foi anunciado como o mais novo reforço da comissão técnica do União Frederiquense. Com forte currículo em categorias de base, Julian já trabalhou em clubes gaúchos e também em Portugal.
Julian Tobar que se apresenta oficialmente no tricolor frederiquense no dia 1º de fevereiro, disse já acompanhar o União há muito tempo. “Acompanhei o União Frederiquense e sei que o clube “bateu na trave” por duas vezes. Vamos procurar realizar um trabalho de qualidade junto à comissão técnica para buscar o tão sonhado acesso”, comentou o auxiliar técnico.

Confira abaixo a ficha técnica do auxiliar técnico do União Frederiquense:
Nome completo: Julian Bertasso Tobar
Data de nascimento: 25/02/1988
Clubes onde atuou:
- São José-RS (auxiliar técnico da sub-11 em 2008);
- Grêmio (treinador da sub-12 em 2008-2009);
- Cruzeiro-RS (auxiliar técnico das categorias sub-14, sub-17 e sub-20, em 2010-2011);
- Boavista de Portugal (auxiliar técnico da sub-15 em 2011);
- Porto de Portugal (estágio de observação das categorias sub-11 e sub 17 em 2011-2012);
- Futebol Clube da Foz (estágio de observação da categoria sub-12 em 2012);
- Cruzeiro-RS (treinador da sub-13 em 2012);
- Pelotas-RS (grupo profissional, estágio de observação em 2012).



Fonte: Site Oficial do União Frederiquense

domingo, 20 de janeiro de 2013

JOGADORES DO UNIÃO COMEÇAM A CHEGAR EM FW

Em busca de vitórias, títulos e o acesso, o meia-atacante Alex Goiano defenderá o Leão da Colina em 2013


Vindo do Atlético Tubarão de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, atuar pela décima vez em um clube Gaúcho, desembarcou no final da manhã da última quarta-feira, 16, em terras frederiquenses, o primeiro jogador do Tricolor da Colina. Pouco mais de 1,73m, de poucas palavras, já demonstrou profissionalismo. Chegou 10 dias antes da apresentação oficial, antecipou a bateria de exames médicos exigidos e já iniciou a preparação física em busca de um melhor condicionamento. Na próxima segunda-feira, 21, quando completará 30 anos, já deverá estar mais familiarizado com a cidade e “socializando mais”, como disse o próprio atleta. Trata-se de Alexsandro Manoel de Sousa, mas pode chamar de Alex Goiano.
Na sua primeira entrevista depois que chegou a Frederico Westphalen, o meia-atacante recebeu a reportagem do O Alto Uruguai na tarde da última quinta-feira, 17, na sua casa, ou melhor, no apartamento onde deverá dividir com mais três colegas de elenco, e depois seguiu ao estádio Vermelhão da Colina, onde em 2013 deverá ser a sua segunda casa, ao menos no primeiro semestre.
Caracteriza-se como um jogador mais técnico, de bola parada, mas que quando precisa ajuda também na marcação. Alex Goiano já foi companheiro de elenco do também meia-atacante Jean Michel, do zagueiro Anderson Bill – companheiro de time em 2012, quando atuaram juntos no Brasil de Pelotas e enfrentaram o União –, e também do jovem goleiro Felipe Gallas. Disse que ainda não trabalhou com o técnico Tiago Nunes, o mesmo que tratou a maior parte da sua negociação para efetivar a sua vinda ao União Frederiquense.

O meia-atacante Alex Goiano antecipou a chegada para se preparar individualmente até o início dos trabalhos pelo clube








Alex declarou não se esquecer da emoção da torcida quando esteve na cidade pela primeira vez, no dia 14 de maio de 2012, quando o União venceu o Brasil de Pelotas por 2 a 0. “Até onde tinha arquibancada tinha gente, na verdade até onde não tinha, atrás do gol, o pessoal lotou o espaço com as cadeiras de praia”, afirmou.
Desde outubro do ano passado longe dos gramados, optou por vir uma semana antes do início da pré-temporada para começar a recuperação do físico, realizando já duas sessões de academia e corridas no campo do Vermelhão da Colina, para ir aos poucos se reacostumando, disse também ainda estranhar o forte calor que faz Frederico Westphalen.
Acredita que com um investimento maior da federação, a competição vai ficar mais difícil, ao contrário do que a maioria pensa, mas também acha que vencendo em casa e buscando, no mínimo, o empate fora, pode ajudar bastante o União até pela nova fórmula do campeonato, mais dinâmico e com três vagas de acesso.
Goiano, que iniciou sua carreira no Vila Nova-GO, já atuou em 17 clubes, sendo nove clubes no Rio Grande do Sul, e em mais outros oito clubes do país. “Vim em busca de vitórias, títulos e acesso. Se em 2012 bateu na trave, que consigamos ter mais sorte neste ano e agora com o professor Tiago Nunes, e com o elenco novo, levar alegria ao torcedor”, declarou o meia-atacante.
Na próxima terça-feira, 22, quando mais atletas do União deverão chegar para realizar os exames clínicos, Alex Goiano e todos os torcedores poderão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as caras e os caras que vestirão a camisa verde, vermelha e branca em 2013. Até o próximo dia 25, todos os 27 atletas já deverão estar presentes na apresentação oficial do elenco, que deve ocorrer na próxima sexta-feira pela manhã, em horário e local a ser definido.


Créditos: Caroline de Oliveira e Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai