Inúmeras confusões extra-campo marcaram a partida na noite congelante deste sábado, 14, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na estreia do returno da reta final do Quadrangular Final da Divisão de Acesso. Mas a receptividade jamais enfrentada pelo Leão da Colina não deixou abater o “exército frederiquense” que buscou forças e motivação para derrotar a equipe da Serra diante o seu torcedor, mostrando supremacía e superioridade durante a maior parte da partida.
O União enfrentou a forte equipe do Esportivo e saiu em desvantagem no marcador após Victor abrir o placar da partida ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, apagão na Montanha dos Vinhedos no inicio do segundo tempo, após a energia elétrica ser restabelecida Adilson empatou, e aos 30 min em cobrança de pênalti Piccinini virou e o tricolor da Colina longe de seus domínios recuperou pontos importantíssimos perdidos no último domingo em terras frederiquenses, quando na oportunidade perdeu para a equipe alviazul por 3 a 2. Com a vitória o União encaminha a classificação e o que antes era somente um sonho, fica cada vez mais perto da realidade. O acesso a elite do futebol gaúcho está perto de se concretizar.
Na próxima quarta-feira, 18, o União joga novamente longe de seus domínios, no estádio Vermelhão da Serra, contra a equipe do Passo Fundo, às 20hs, com transmissão pela TV COM.
Jogo
|
Após recepção hostil, União acaba com a festa do Esportivo, impondo força e garra, conquista uma
importante vitória fora de casa (Foto: Mácio Bariviera/Assessoria de Imprensa do União)
|
A partida iniciou com as duas equipes trabalhando as jogadas pelo meio de campo. Após a metade do primeiro tempo, os times começaram a atacar.
Pela direita o Esportivo entrava no campo ofensivo e levava perigo com Cassiano e Zeferino ao gol do goleiro Gilberto do União.
No toque rápido e curto, o União chegava ao ataque. Adilson pela esquerda serviu o atacante Douglas que tocou para Gilian fazer a primeira finalização da equipe frederiquense, aos 15min.
Novamente Adilson lançou para Ytalo que chutou no meio do gol para a defesa do goleiro Fabiano do Esportivo. No contra-ataque, a equipe da Serra respondeu com Raone que por pouco não abriu o marcador.
A 32min, Ganzer em cobrança de falta diagonal, o zagueiro Vinicius do União cabeceou a bola que foi em direção ao ângulo do goleiro Fabiano fez uma belíssima defesa, salvando a equipe alviazul.
Criando as melhores oportunidades e administrando a partida, o União comandava as jogadas de ataque, mas quem abriu o placar da partida foi o Esportivo aos 37min. Rafael Bittencourt em cobrança de falta alçou para a área, o zagueiro Victor subiu livre e de cabeça colocou a bola no fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o Esportivo.
O bom goleiro do Esportivo, Fabiano, que até os 45min do 2º tempo vinha salvando a equipe se contundiu e em seu lugar entrou o goleiro Adilson ainda na primeira etapa.
No segundo tempo, o União voltou com toda a sua força para o tudo ou nada, em busca de reverter o resultado e conseguir a virada. Aos 3 min, apagão no estádio Montanha dos Vinhedos. Inexplicavelmente a energia elétrica acabou. A partida ficou interrompida por 16 min.
Depois de a partida ser retomada, o Leão da Colina voltou com toda a garra e se faltou luz, sobrou energia para o União. Aos 4min, Adilson, o artilheiro e camisa 10 do União empata a partida. Gabriel cobra falta com muita força, o goleiro Adilson Pagno consegue defender, e no rebote o meio campista do União, Adilson aproveitou a oportunidade e marcou, 1 a 1.
Gabriel e Piccinini em uma jogada bem trabalhada, chegaram ao campo de ataque quando o atacante Douglas do União recebeu a bola dentro da área e quando foi girar para marcar o gol da virada foi derrubado por trás. Penalidade máxima assinalada pelo árbitro da partida. Aos 30min, Piccinini cobrou o pênalti, o juiz mandou voltar, e na segunda oportunidade o temor dos torcedores da Montanha dos Vinhedos mais uma vez marcou e virou o placar, 2 a 1 para o União.
Depois de virar o placar, o Esportivo tentou empatar a partida. Jogada pela direita, Raone livre dentro da área para marcar o gol de empate, Thiago Matos salvou o União tirando a bola de cima da linha. Na jogada seguinte, quem fez um milagre foi o xodó do torcedor frederiquense, o goleiro Gilberto, após bomba de Maranhão que obrigou goleiro do União a fazer uma espetacular defesa.
Nos acréscimos, o atacante Douglas passou por todos e foi derrubado novamente na área pelo jogador Juliano que foi expulso. Piccinini em cobrança de falta cobrou e desperdiçou a oportunidade de marcar mais um gol na partida, após o goleiro Adilson defender, a equipe alviazul armou contra-ataque e novamente o goleiro Gilberto salvou o União garantindo uma importantíssima vitória para o tricolor frederiquense.
|
Torcedores de FW viajaram a Bento Gonçalves para ver o União derrotar o Esportivo
(Foto: Mácio Bariviera/Assessoria de Imprensa do União) |
Ficha Técnica
Divisão de Acesso 2012 – 4ª rodada – Quadrangular final
Esportivo x União Frederiquense
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Data: 14/07/2012
Horário: 20:30 hs
Árbitro: Francisco de Paula Silva Neto
Auxiliares: Alduino Mocelin e Julio Cesar de Freitas
Esportivo
Fabiano (Adilson), Anderson Feijão, Ediglê, Dirley, Raone, Fábio Oliveira, Leandro Melo (Maranhão), Rafael Bittencourt; Cassiano, Victor (Juliano), Zeferino. Técnico Luis Carlos Winck.
União Frederiquense
Gilberto, Thiago Matos, André Gaúcho, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Willian Paulista, Adílson (Douglas Rinaldi) e Ytalo (Piccinini); Gilian (Gabriel) e Douglas. Técnico: Rodrigo Bandeira.
Cartões amarelos: Leandro Melo, Dirley, Cassiano, Juliano (E), Ytalo, André Gaúcho, Ganzer (U),
Cartão vermelho: Juliano e Victor (E)
Gols: Victor (E), Adilson e Piccinini (U)
Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai