sábado, 2 de junho de 2012

UNIÃO DIVULGA LISTA COM 19 PARA ENFRENTAR O SÃO PAULO

Foto: Divulgação

O União Frederiquense divulgou hoje, 2, pela manhã, a lista dos atletas relacionados para enfrentar o São Paulo de Rio Grande amanhã, 3, no Vermelhão da Colina. A lista é a mesma dos relacionados para o confronto da última quarta-feira, 30, em Farroupilha diante do Brasil-Fa. As exceções são o goleiro dos juniores, Cristiano, relacionado pela 1ª vez, entrando na vaga do suspenso Rafael e Thales que é o 19º nome da lista. No entanto, como o atacante volta de lesão, ainda é dúvida para a partida. Caso o atacante fique entre os 18, Alex Herber, Castiano e Ítalo Baiano brigam por duas vagas no banco. Confira a lista:
Goleiros: Cristiano e Gilberto;
Laterais: Alex Herber, Castiano, Ganzer e Thiago Matos;
Zagueiros: André Gaúcho, Jésum e Vinícius;
Volantes: Douglas Rinaldi, Marquinhos e William Paulista;
Meias: Adílson, Gabriel, Ítalo Baiano e Ytalo;
Atacantes: Douglas, Gilian e Thales.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DOUGLAS DESENCANTA E MARCA NA VIRADA HISTÓRICA NAS CASTANHEIRAS

Foto: Rodrigo Fatturi/Chute 10

Embalado na segunda fase e invicto até então, o União Frederiquense protagonizou uma virada histórica nas Castanheiras. Jogando em Farroupilha contra o Brasil-FA, na noite desta quarta-feira, 30, o Leão da Colina após sair em desvantagem no placar, reagiu e buscou um heróico resultado. Heverton abriu o placar da partida para a equipe do Brasil de Farroupilha, a 14min do 1º tempo. O Tricolor da Colina conquistou a virada com gols de Gilian, aos 8min, com um golaço. Douglas 1 minutos ápos o gol de Gilian marcou o segundo gol do União. O próprio atacante roubou a bola no meio do campo e tocou para Gilian, que devolveu de calcanhar, e Douglas recebeu e desencantou, 2 a 1. Ytalo fechou o placar da partida aos 32min. Cruzamento de Ítalo Baiano, onde Gabriel escorou de cabeça, e Ytalo, ex-Internacional, com tranquilidade marcou seu primeiro gol vestindo a camisa do União Frederiquense, 3 a 1.
O União chegou a 10 pontos, na liderança isolada com dois pontos de vantagem do segundo colocado, São Paulo de Rio Grande, com 8 pontos, que na próxima rodada enfrenta o tricolor frederiquense no Vermelhão da Colina, às 15h30min, domingo, 3.

Jogo
Douglas desencantou e virou o placar para o União
(Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)

O primeiro tempo acabou em vantagem para os donos da casa, apesar de um jogo muito parelho. Após cobrança de escanteio, aos 14min, Riantoni cabeceou a bola na trave, no rebole Heverton, zagueiro do Brasil-Fa, chutou forte e abriu o placar. Depois de levar o gol à equipe frederiquense começou a ter mais volume de jogo e com a posse da bola construía boas jogadas de ataque. Mesmo sem igualar o marcador, ainda no primeiro tempo, o União teve qualidade no meio de campo com Douglas Rinaldi, Adilson e Ytalo, que desperdiçaram ao total cinco chances claras de gol.
Na segunda etapa de partida. Reação e virada nas Castanheiras. Com volume de jogo, a 7min, Gilian fez um golaço. O próprio atacante tentou lançar para Douglas, mas a zaga afastou. A bola sobrou novamente para Gilian, que de fora da área, colocou a bola no ângulo, sem chance para o goleiro William Lago, do Brasil-Fa. Nem deu tempo de o Brasil assimilar o empate e o Leão da Colina virou o placar com Douglas aos 8min. O próprio atacante roubou a bola no meio do campo e tocou para Gilian, que devolveu de calcanhar, e Douglas recebeu, ficou na cara do goleiro, e deu um toque no canto, desencantando e marcando seu primeiro gol na temporada pelo o União, 2 a 1.
Para fechar o placar, Ytalo, também marcou seu primeiro gol vestindo a camisa do União Frederiquense. Aos 30min, após cobrança de falta de Ítalo Baiano, Gabriel escorou de cabeça, e Ytalo, ex-Internacional, com tranquilidade dominou deu números finais a partida, 3 a 1.
 

FICHA TÉCNICA
Brasil-Far (1): William Lago, Rodrigo Vareta, Heverton, Everaldo (Dudu) e Cris; Tiago Soler (Miro Bahia), Tiago Renz, Eduardinho e Marcos Paraná; Hyantony e Leandro Kivel (Raphael Paraíba). Técnico: Leandro Machado.
União Frederiquense (3): Gilberto, Thiago, Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Douglas Rinaldi, Ytalo e Adilson (Willian Paulista); Douglas (Gabriel) e Gilian (Italo Baiano). Técnico: Rodrigo Bandeira.
Arbitragem: André Cieslak, auxiliado por Carlos H. Selbach e Julio C. Espinoza de Freitas.
Cartões amarelos: Tiago Soler, Tiago Renz e Miro Bahia (B); Gabriel (U).
Vermelhos: Rafael (goleiro reserva do União).
Gols: Heverton (B), Gilian (U), Douglas (U) e Ytalo (U).
Local: Castanheiras (Farroupilha-RS).


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai 

PARA FICAR NA HISTÓRIA: UNIÃO VENCE E GARANTE A CLASSIFICAÇÃO PARA AS QUARTAS DE FINAL DO ESTADUAL DE JUNIORES

Willian Bonnes fez um belissimo gol em cobrança de falta e garantiu a
vitória frederiquense (Foto: Caroline de Oliveira)

 
Tarde histórica no Vermelhão da Colina. Equipe júnior do União derrota o Novo Hamburgo por 2 a 1 e entra para a história. A vitória garantiu a classificação do time  frederiquense para as quartas de final do Estadual de Juniores sub-20, significando estar entre os 8 melhores clubes do Estado - entre times de tradição como Internacional, Grêmio, Juventude, Caxias do Sul, São José, Passo Fundo e Guaíba – em menos de 1 ano de formação do grupo.
Foi no sufoco, mas os “garotos do União” conseguiram conquistar a vitória com gols de Matione e Willian Bonnes. Wandeílson ainda descontou para o Novo Hamburgo.
Na próxima fase da competição, as oito equipes (já citadas acima) classificadas da 2ª fase, serão distribuídas em 4 grupos com 2 equipes cada, classificando-se a 1ª colocada de cada grupo, totalizando 4 times para a próxima fase. O União Frederiquense enfrenta o Juventude de Caxias do Sul. O confronto acontece na próxima quinta-feira, 7, no Vermelhão da Colina, às 15hs.

Jogo
O União começou superior. Explorando mais pela esquerda, sem obter êxitos nas tentativas, a equipe frederiquense teve mais oportunidades pela direita com Thomas Felipe sempre livre para avançar ao ataque com velocidade levando perigo ao gol do goleiro Juliano. As melhores oportunidade do tricolor frederiquens atreves das jogadas aéreas. A 10min, lançamento para a área e Froner subiu e cabeceou a bola bateu na trave e não entrou. Aos 35min, Ricardo Talheimer marcou o que seria o primeiro gol da partida se não fosse o árbitro da partida assinalar irregularidade na jogada. Talheimer, adiantado na área, recebeu lançamento da esquerda e de cabeça colocou no ângulo. Mas já não valia mais nada.
 
Matione abriu o placar no Vermelhão da Colina 
(Foto: Caroline de Oliveira)

Com o domínio do jogo o União foi em busca de abrir o marcador depois de muitas oportunidades desperdiçadas. E no finalzinho do primeiro tempo, a 43min, Lima em cobrança de escanteio alçou a bola na área e de cabeça Matione abriu o marcador, 1 a 0 para o União. Na comemoração, homenagem ao atacante Luis Gustavo Gerevini (Guto), que fraturou a perna em dois lugares na última segunda-feira durante um treino com os reservas a equipe profissional do União. (foto da camisa em homenagem ao jogador abaixo da matéria).
Ainda no final do primeiro tempo, confusão. Empurra-empurra e tumulto. A Brigada Militar que fazia a segurança da partida entrou em campo e conteve os ânimos exaltados. O que resultou somente em cartão amarelo para Talheimer e Wesley.
Na segunda etapa, o técnico do Novo Hamburgo, Da Silva, fez substituições na equipe e fez a equipe frederiquense sofrer para conter a determinação do Noia em busca de reverter o placar, apesar de não ter mais chances de classificação na competição.
Mas quem marcou foi o ex-jogador do Juventus de Santa Rosa, Willian Bonnes, a 12min. Gol que deu tranquilidade ao União. Em cobrança perfeita de falta, Bonnes alçou a bola na área, sem desvio, a bola parou no fundo das redes, 2 a 0. Belíssimo gol. Depois de ampliar o marcador, o tricolor frederiquense se recuou no campo de defesa para conter a pressão do Novo Hamburgo que buscava o caminho do gol. E de tanto tentar e pressionar, Wandeílson descontou o placar aos 22min. Após passar por dois jogadores do União, limpou a jogada, e colocou no canto direito do goleiro Cristiano, 2 a 1.
Sufoco. Os minutos finais da partida foram dramáticos. A cada contra-ataque a pressão incessante da equipe visitante fizeram a partida ter mais emoção. Mas conseguindo conter as investidas do Novo Hamburgo o União garantiu a vitória e a classificação.

Equipe júnior do União está entre as 8 melhores equipes do Estado (Foto: Caroline de Oliveira)

Sensação de dever cumprido e muita alegria. No final da partida a delegação frederiquense não conteve a emoção expressando através das lágrimas, em meio a sorrisos, e a alegria contagiante o orgulho de vestir a camisa do tricolor frederiquense e de ter conquistado uma façanha que antes era desacreditada por muitos, mas que foi conquistado com a união e comprometimento de todos. Homenageando e dedicando o feito histórico ao atacante Guto.
Em entrevista a reportagem do blog União em Dobro, o técnico Luiz Carlos Romitti (Pé), falou da emoção de estar entre os 8 melhores do Estado, em menos de um ano de trabalho. “Não conseguimos definir a emoção neste momento. Estamos fazendo história. Mesmo sofrendo, sem estrutura conseguimos chegar as quartas de final. Dedicamos esta vitória ao Guto e pedimos o apoio do torcedor para que compareço ao estádio e torça para nós. Neste momento precisamos do apoio de todos. Conseguimos superar os obstáculos e comemoramos com muita alegria esse feito”, finalizou Romitti.

Ficha técnica
Estadual de Juniores Sub-20 – 6ª Rodada – 2ª Fase
Local: Estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen.  
Data: 30/05/2012
Horário: 15h
Árbitro: Márcio André Schiavo
Auxiliares: Gederson Vinicio Foletto e Jonas André Carls
União Frederiquense (U)
Cristiano, Thomas Felipe, Roberto, Marcel (Marcão), Willian Bonnes; Thalheimer, Gustavo Froner; Douglinhas (Basso), Lima (Ian), Anderson (Maicon); Mattioni (Charada). Técnico: Luiz Carlos Romitti.
Novo Hamburgo (NH)
Juliano, Caio (Jerferson), Puyol, Anderson, Caike (Zapata), Jonathan (João Pedro),  Betinho (Pato), Wesley, Luis Felipe, Dimitri (Sebá), Wandeílson. Técnico: Carlos Antonio Da Silva
Gols: Matione, Willian Bonnes (U), Wandeílson (NH).
Amarelos: Talheimer (U), Caike, Wandeílson, Juliano, Wesley (NH)


Mais fotos:

















 Crédito e fotos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai 

UNIÃO ENCARA BRASIL-FA PARA SEGUIR NA LIDERANÇA

Confiança e invencibilidade. Esses são os ingredientes que viajaram a Farroupilha ainda ontem, 29, na bagagem do União Frederiquense. Hoje, 30, às 19h, o time encara o temido Brasil-Fa valendo pela 4ª rodada da 2ª fase da Divisão de Acesso 2012. Neste ano, o retrospecto é favorável ao tricolor serrano que venceu em casa, nas Castanheiras, por 2 a 0 e empatou em FW em 1 a 1 na 1ª fase. O reencontro vale a volta à liderança ao Brasil-Fa e para o tricolor frederiquense serve para a manutenção sua no topo da tabela.

Os donos da casa
O Brasil, comandado pelo técnico Leandro Machado, tem apenas uma dúvida na equipe. O atacante Leandro Kível, que fez gol pelo River-SE contra o Grêmio na Copa do Brasil 2012, saiu machucado no jogo contra o São Paulo, em Rio Grande. Caso não atue, o veloz Tiago Rodrigues deve ser o seu substituto. Vareta, ex-União, segue como titular absoluto na lateral-direita. Ronaldinho, também ex-União, não vem atuando pelo Dragão das Castanheiras. Em relação à 1ª fase, o time tem o acréscimo dos meias “de primeira” Eduardinho (fez parte da seleção do Gauchão) e Miro Bahia. O Brasil deve ter Willian Lago, Rodrigo Vareta, Ademir, Everaldo e Cris; Tiago Soler, Tiago Renz, Eduardinho e Marcos Paraná; Leandro Kível (Tiago Rodrigues) e Hyantony.

Leão da Colina
No time do técnico Rodrigo Bandeira não deve haver mudanças. Será a quarta partida consecutiva que o comandante do União conseguirá repetir a equipe. Em relação ao primeiro confronto contra o Brasil na 1ª fase, em Farroupilha no dia 21 de março, apenas cinco jogadores seguem como titulares: Gilberto, Jésum, Marquinhos, Douglas Rinaldi e Adílson. O lateral-direito Alex Herber foi relacionado pela primeira vez e pode estrear com a camisa frederiquense. O União deve jogar com Gilberto, Thiago Matos, Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Douglas Rinaldi, Ytalo e Adílson; Gilian e Douglas.

As estrelas
Com duas equipes técnicas em campo, é normal que a qualidade apareça em todos os setores. No lado dos donos da casa o volante-meia Eduardinho é o destaque da equipe pela movimentação e experiência. O polivalente meia fez parte da Seleção do Gauchão 2012 na posição, atuando pelo Veranópolis, campeão do Interior. No lado do União a meia também se destaca, mas é a defesa quem será bastante exigida pelo forte ataque adversário. Com atuação destacada praticamente em todas as 21 partidas frederiquenses, Jésum é a segurança na defesa tricolor.

Arbitragem
A escala da arbitragem para a partida em nada agradou aos frederiquenses. André Cieslak apita o jogo com Carlos Selbach e Julio Espinoza Freitas como auxiliares. A arbitragem de André não traz boas lembranças ao União. Em 2011, o juiz polemizou a partida ao assinalar duas penalidades duvidosas contra o Leão da Colina exatamente contra o Brasil-Fa, nas Castanheiras. 


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

UNIÃO ENCARA NOVO HAMBURGO COM CABEÇA NA CLASSIFICAÇÃO

Foto: Renan Silveira

Praticamente escalado, o União Frederiquense divulgou ontem, 29, através do seu técnico, Pé Romitti, a lista dos 18 jogadores dos juniores que serão relacionados para enfrentar o Novo Hamburgo hoje, 30, no Vermelhão da Colina, valendo pela última rodada da 2ª fase do Estadual da categoria. A partida vale também a classificação da equipe frederiquense na competição. Os “Leõezinhos da Colina” dependem só de si para passar à 3ª fase. O Noia, por sua vez, já está eliminado.
O time está praticamente definido, não mais com 3 volantes e sim no 4-2-3-1. A única dúvida está no ataque entre Maicon e Francisco Mattioni. O União deve jogar com Cristiano, Thomas Felipe, Roberto, Marcel e Willian Bonnes; Thalheimer e Gustavo Froner; Douglinhas, Lima e Anderson; Maicon (Mattioni). No banco, o técnico Pé Romitti terá Fabiano Gabi, Basso, Marcão, Ian, Charada, Boita e Mattioni (Maicon).
A partida União x Novo Hamburgo tem início às 15h. Na ponta do lápis, ao União, com 7 pontos, basta a vitória para garantir classificação. Do contrário, o time precisa ter o mesmo resultado do Igrejinha que, no mesmo horário em Eldorado do Sul, encara o já classificado Grêmio.


Arbitragem
Márcio André Schiavo apita o jogo com Gederson Vinicio Foletto e Jonas André Carls como auxiliares.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

terça-feira, 29 de maio de 2012

UNIÃO DIVULGA LISTA PARA ENFRENTAR O BRASIL DE FARROUPILHA

Foto: Divulgação

O União Frederiquense divulgou hoje, 29, pela manhã, a lista dos 18 atletas que viajam à Serra Gaúcha para enfrentar o Brasil-Fa, em Farroupilha, amanhã, 30, no Estádio das Castanheiras. O Leão da Colina embarca hoje à tarde, 13h30min, mirando pontuar fora de casa para se manter no topo da tabela de classificação da chave 3 da 2ª fase da Divisão de Acesso. Com relação aos 18 convocados do último domingo, 27, quando o time venceu o Riograndense, a lista tem duas alterações no banco de reservas: André Gaúcho no lugar de Maurício (na 2ª fase o técnico Rodrigo Bandeira faz um revezamento entre os 2 zagueiros) e Alex Herber sendo relacionado pela 1ª vez, na vaga de Ismael Gaúcho. Confira a lista:
Goleiros: Gilberto e Rafael;
Laterais: Alex Herber, Castiano, Ganzer e Thiago Matos;
Zagueiros: André Gaúcho, Jésum e Vinícius;
Volantes: Douglas Rinaldi, Marquinhos e William Paulista;
Meias: Adílson, Gabriel, Italo Baiano e Ytalo;
Atacantes: Douglas e Gilian.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária

segunda-feira, 28 de maio de 2012

GOLS DO JOGO: UNIÃO 2 X 1 RIOGRANDENSE

Em casa e com o retrospecto favorável, o União fez-se valer das estatísticas e venceu o Riograndense de Santa Maria por 2 a 1. Jogando no Vermelhão da Colina no último domingo, 27, o tricolor frederiquense se isolou na liderança da chave 3 da 2ª fase da Divisão de Acesso ao vencer o Periquito com duas atuações distintas: uma ótima no 1º tempo e uma irregular na 2ª etapa. Nos números, o União correspondeu ao retrospecto e venceu os santamarienses pela 2ª vez em 3 jogos no histórico entre as equipes. Ainda nos números, o União fez gol em todos os jogos em casa e o Riograndense, por sua vez, fez gol em todos os jogos que disputou fora. Além disso, o time do técnico Tiago Nunes nunca perdeu por mais de 1 gol de diferença na Divisão de Acesso.
Os gols do União foram marcados por Adílson e Douglas Rinaldi ainda no primeiro tempo. Reinaldo descontou para o Riograndense na segunda etapa. Veja os gols do jogo:

 Caso não consiga visualizar o vídeo, CLIQUE AQUI e visualise



Imagens: Almir Felin/Agência Da Hora
Edição: Fábio Pelinson/Agência Da Hora
Crédito texto: Renan Silveira/Rádio Comunitária

domingo, 27 de maio de 2012

UNIÃO VENCE O RIOGRANDENSE E REASSUME A LIDERANÇA DA CHAVE 3

Rinaldi marcou o gol que garantiu a vitória ao União Frederiquense (Foto: Caroline de Oliveira)

O Leão da Colina derrotou o Periquito na tarde nublada deste domingo, em Frederico Westphalen, diante mais de 3 mil torcedores que lotaram o Vermelhão da Colina, conquistou mais três pontos e voltou a ponta da tabela, assumindo a liderança isolada do grupo 3, da Divisão de Acesso do Gauchão 2012, com 7 pontos, dois pontos a frente do segundo colocado, São Paulo de Rio Grande, com 5 pontos. Os gols do União foram marcados por Adílson e Douglas Rinaldi ainda no primeiro tempo. Reinaldo descontou para o Riograndense na segunda etapa.
Na próxima quarta-feira, 30, o Leão da Colina viaja até Farroupilha, onde enfrenta o Brasil de Farroupilha, às 19 horas, no Estádio das Castanheiras. A partida terá transmissão ao vivo pela TVCOM, e você pode acompanhar também pela rádio Comunitária 97.9 FM. 

Jogo
Com o estádio lotado, o União derrotou o Riograndense (Foto: Caroline de Oliveira)

A equipe do União comandada pelo técnico Rodrigo Bandeira foi superior em boa parte do jogo. No primeiro tempo com o domínio total da bola tinha espaços para trabalhar e chegar com perigo ao campo de ataque. Ytalo, Adílson e Gilian tiveram boas oportunidade de abrir o marcador antes dos 8 minutos, mas o goleiro Costela salvou a equipe santamariense.
O Vermelhão da Colina “tremeu” aos 19min, após o camisa 10 do União, Adilson, abrir o placar da partida, levando o torcedor a loucura. Grande jogada pela direita de Rinaldi que passou para Douglas e o atacante em uma sensacional jogada se desvencilhou de três jogadores e lançou para Adílson que entrou na grande área e chutou no canto direito do goleiro Cristiano Costela, e na tentativa de tirar a bola o jogador do Riograndense Rafael Pelezinho tocou para o fundo das redes. O árbitro da partida, Eleno Gonzáles Todeschini, assinalou o gol para o camisa 10 do tricolor frederiquense.  

O camisa 10 do União abriu o placar no Vermelhão da Colina (Foto: Caroline de Oliveira)

No finalzinho da primeiro tempo, aos 46min, o tricolor da Colina ampliou o marcador com Rinaldi. Cobrança de falta ensaiada, Gabriel Ganzer chutou forte, a bola ainda desviou na zaga e chegou para Douglas Rinaldi que recebeu livre na área e chutou no ângulo, 2 a 0 para o União (lance foto destaque).
No segundo tempo, a equipe do Riograndense acordou na partida e com a posse de bola deu trabalho para o sistema defensivo do Leão da Colina que sofreu para conter o ataque do Periquito. A equipe de Santa Maria apesar de mais de 6 tentativas conseguiu apenas descontar o placar aos 17min,  após cobrança de escanteio de Chiquinho, Reinaldo subiu de cabeça e colocou a bola no fundo das redes do goleiro Gilberto. Minutos depois de descontar o placar, o Riograndense desperdiçou o que seria o gol de empate. Davi na frente da goleira do União chutou para fora.

O União comemou a vitória e a liderança isolada do grupo 3 (Foto: Caroline de Oliveira)

Nos minutos finais, a 48min, o União por pouco não marcou com Gilian que recebeu livre na entrada da área e chutou por cima. A partida terminou em 2 a 1 para o União Frederiquense, que apesar do sufoco no segundo tempo, teve calma e soube assegurar a vitória frente ao seu fiel torcedor.


Ficha técnica
Divisão de Acesso 2012 – 3ª rodada – 2ª Fase
União Frederiquense  2 x  1 Riograndense
Local:  Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 27/05/2012
Horário: 15h30min
Árbitro: Eleno Gonzáles Todeschini
Auxiliares: Júlio Cesar dos Santos e Max Augusto Guimarães Vioni
União Frederiquense
Gilberto, Thiago, Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Douglas Rinaldi (Maurício), Adilson (Willian Paulista) e Ytalo; Douglas (Ismael Gaúcho) e Gilian. Técnico: Rodrigo Bandeira. 
Riograndense
Costella, Rafael Pelezinho (Dênio), Alex Silveira, Sandro Muller e Wagner (Luan); Odair, Reinaldo, Tiago Corrêa e Chiquinho; Tiago Duarte e Kelson (Davi). Técnico: Tiago Nunes.
Cartões amarelos: Ganzer, Marquinhos e Ytalo (U); Wagner, Alex Silveira, Tiago Duarte e Dênio (R). 
Gols: Adilson (U), Douglas Rinaldi (U) e Reinaldo (R). 



Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

PARA O ALTO: UNIÃO ENCARA RIOGRANDENSE PARA VOLTAR AO TOPO

Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU

Depois de 15 dias distante de atuar frente ao seu torcedor, o União Frederiquense volta a jogar no Vermelhão da Colina amanhã, 27, diante do Riograndense. O retrospecto do Leão da Colina é favorável em relação aos santamarienses. Foram dois jogos disputados em 2011, com uma vitória e um empate do União sobre o Periquito, que nunca marcou gol nos frederiquenses. A partida União Frederiquense x Riograndense vale pela 3ª rodada da 2ª fase, que já teve Passo Fundo 2 x 1 Brasil-Pel. Se vencer, o União volta à liderança, que é do Passo Fundo, com 5 pontos e um jogo a mais. Se empatar pode cair para 3º e se perder pode terminar a rodada na 5ª colocação.

O Leão da Colina
Para reassumir a liderança e seguir invicto na 2ª fase, o técnico Rodrigo Bandeira deve repetir a equipe que vem atuando nos últimos jogos com Gilian e Douglas, no ataque, sendo municiados por Adílson e Ytalo. A dupla de zaga, Vinícius e Jésum, que se afirma a cada jogo, também deve ser mantida, assim como o lateral-esquerdo Ganzer, de atuação destacada nas últimas partidas. O União jogará com Gilberto, Thiago Matos, Jésum, Vinícius e Ganzer; Marquinhos, Douglas Rinaldi, Ytalo e Adílson; Gilian e Douglas.

Os visitantes
O centenário time adversário ainda não venceu nesta fase da Divisão de Acesso. No entanto, também não perdeu: foram dois empates em 1 a 1, em casa e fora. A equipe que empatou em Santa Maria diante do São Paulo deve ser mantida pelo técnico Tiago Nunes, que tem na Comissão Técnica o trabalho de Giovani Simonetti, ex-União, como preparador de goleiros. Jogadores que voltam de lesão e o recém-contratado Airton, lateral-direito, devem recuperar a condição física. A equipe deve vir no 4-4-2, com dois atacantes com fama de goleadores, Tiago Duarte e Kelson. O Riograndense terá Guilherme Costella, Rafael Pelezinho, Reinaldo, Sandro Muller e Wagner; Odair, Rangel, Thiago Corrêa e Chiquinho; Tiago Duarte e Kelson.

As estrelas
A grande esperança do União segue nos pés de Adílson. Bem marcado, o camisa 10 apareceu pouco na partida diante do Passo Fundo, mas, em casa, com mais liberdade para atacar, Adílson será o principal responsável pela criação ofensiva frederiquense.
O destaque do Periquito está na dupla de ataque, com os goleadores Tiago Duarte e Kelson, que raramente passaram em branco na competição.

Arbitragem
O trio de arbitragem será composto por Eleno Gonzáles Todeschini, Júlio Cesar dos Santos e Max Augusto Guimarães Vioni.


Crédito: Renan Silveira/Rádio Comunitária