sexta-feira, 24 de maio de 2013

UM OLHO NO ADVSERSÁRIO, OUTRO NO TIME

Com o time definido para a reestreia, a expectativa é fazer do segundo turno outro campeonato,
e para isso,que venha a primeira vitória 
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


A reestreia está marcada, e agora, sem canetaço, ela acontece nesse domingo, 26, contra o Ypiranga de Erechim, no Vermelhão da Colina. O time do União está “treinado”, afinal, foram praticamente três semanas de muito trabalho físico, técnico e tático. Os imprevistos, como tem sido rotina, não abandonaram o time. O centroavante Hyantony, que voltava aos treinamentos, sentiu um agravante na lesão na coxa direita, não estará à disposição para o jogo, e não se sabe se jogará ainda pelo União. Outro que não joga é Thiago Correa, suspenso. Já os jogadores Douglas Rinaldi e Xavier se recuperaram durante a semana e estarão à disposição. Ganzer, que sofreu uma lesão no nariz, também poderá ser utilizado por Caranhato, utilizando uma máscara para proteção.
Com o jogo adiado contra o Brasil de Pelotas, o União larga, teoricamente, atrás na tabela, já que terá um jogo a menos que os adversários nas quatro primeiras rodadas disputadas. De qualquer maneira, o dever de casa precisa ser feito, e o segundo turno começou mostrando o foco e a determinação das equipes quanto a isso. Das sete partidas disputadas na quarta-feira, 22, seis terminaram com vitória do time da casa, e apenas uma em empate. No embalo da torcida e no seu terreno, a missão de Marcelo Caranhato e seus comandados é passar pelo adversário e fazer os três pontos, e para isso, o treinador vai contar com um ataque velocista para cima do Canarinho.
Para o Ypiranga de Erechim, o campeonato já começou. O time conquistoua primeira vitória no segundo turno, jogando em casa, 2 a 1 contra o Guarany de Camaquã. Embora os três pontos tenham vindo, o time foi bastante contestado, principalmente pela atuação no primeiro tempo.  Na intertemporada, o Canarinho apresentou cinco reforços. Quatro chegaram na última segunda-feira, 20, e três deles já atuaram na quarta-feira. Um foi o zagueiro Anderson Santos, que já havia atuado no Ypiranga na primeira divisão. Outro apresentado no início do “recesso” foi Éber, atacante que já marcou o seu primeiro gol na estreia e deve permanecer no time, assim como Nícolas, que entrou bem contra o Guarany e deve tomar a vaga de Guto. Outro jogador que começou no banco contra o Camaquã e iniciará a partida em FW é o meia Marquinhos, que recuperou a vaga do recém-chegado Almir.
  
De olho nele
Marquinhos
Marcos Rodrigo Guevedi, ou Marquinhos, tem 26 anos e é um meia-ofensivo, que chega fácil ao ataque. O jogador saiu no banco de reservas contra o Guarany de Camaquã, entrou e participou diretamente dos dois gols da equipe. Ao final do jogo, o técnico garantiu sua presença entre os titulares contra o União. Marquinhos, que já atuou no Brasil de Pelotas, Cruzeiro-Poa e Lajeadense, tem um gol na competição, contra o Santo Ângelo no primeiro turno.

Prováveis escalações
União Frederiquense: Bruno Hepp, Rodrigo Vareta, Ícaro, Xavier e Tatto;Patrola, Manivela, Piccinini, Lima; Paulinho Macaíba e Gilian. Técnico: Marcelo Caranhato.
Ypiranga: Tiago, Roney, Anderson Santos, Nilton e Kaiser; Thiago Costa, Rodrigo Couto, Linikere Marquinhos; Nícolas (Guto) e Eber. Técnico: LeocirDall’Astra.
Observação: os recém-chegados Celsinho, Almir e Ulisses viajam e estarão no banco à disposição de Leocir, assim como o lateral Castiano, que tem passem pelo União Frederiquense. O jogador Evandro é o desfalque da equipe.

Arbitragem
A arbitragem da partida já está definida, e é de série A. O árbitro será Eder Davi Zanella, com Antônio Cesar Domingues Padilha e Vilmar Burini como seus auxiliares.  

Jogo contra o Glória será quinta-feira, 30
O União Frederiquense alterou a data da partida contra o Glória de Vacaria, pela terceira rodada da Divisão de Acesso. O jogo que aconteceria na quarta-feira, 29, foi transferido para o feriado de quinta-feira, 30, às 15h30min.


Créditos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 23 de maio de 2013

COM EQUIPE ENCAMINHADA, UNIÃO REALIZA TREINO EM CASTELINHO

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Após ter o jogo da primeira rodada válido pela 2° fase da Série A/2 transferido, quando enfrentaria o Brasil, em Pelotas, o União Frederiquense refez todo o planejamento e seguiu com os trabalhos. Com isso, a equipe de Frederico Westphalen ganhou uma semana há mais para se preparar para o primeiro jogo do retorno, e intensificou ainda mais os treinamento.

União em Castelinho
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Na tarde desta quinta-feira, 23, o União percorreu ao total, pouco mais de 40 km, para realizar mais um treino técnico/tático visando o adversário da tarde do próximo domingo, 26, quando recebe no Vermelhão da Colina, o Ypiranga de Erechim.
O treino realizado no campo do Castelinho, distrito de Frederico, serviu para o técnico do União, Marcelo Caranhato encaminhar o time que entrará em campo frente à equipe canarinho.
Para iniciar o treinamento, os jogadores realizaram aquecimento com o preparador físico Dimas Borges, e logo depois seguiram para uma atividade de movimentação, orientada pelo auxiliar Julian Tobar.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Para começar a atividade tática, os jogadores se reuniram com Caranhato no meio do campo, onde receberam as orientação de posicionamento e a estratégia de como conter o adversário de Erechim.
Como titulares, o treinador manteve a mesma base que iniciou a semana treinando. Com Hepp, Vareta, Ícaro, Xavier, Tatto, Patrola, Manivela, Lima, Piccinini, Gilian e Macaíba.
Já na equipe reserva, treinou Gallas, Itaqui, Caçapa, Ganzer, Ariano, Bonnes, Rinaldi, Gylvan, Deives, Jajá e Serjão.


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Durante o treinamento, Caranhato utilizou toda a extensão do campo. A atividade começou equilibrada, mas quando o técnico parou e chamou a atenção da dupla de zaga da equipe titular, todo o time conseguiu se organizar melhor, e cresceu no treino.
O meia Deives que foi um dos últimos reforços a desembarcar em FW, já treina normalmente com o grupo. O jogador ainda deve iniciar no banco de reservas, mas como boa opção caso precise entrar em campo para defender o Leão da Colina.
Mauricio Gaúcho (a esquerda na foto), o outro reforço que chegou recentemente ao União, apenas correu ao redor do campo, juntamente com Thiago Correa (a direita na foto), Thalheimer e Matione.



Retornos e desfalques
 (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
Nesta semana, o União pode contar com o retorno de Xavier e Rinaldi que se recuperaram de lesão, e também do lateral Gabriel Ganzer (foto), que sofreu uma fratura no nariz na última semana. O atleta treina com uma mascara especial. Em contrapartida, os atacantes Michel Lugo e Hyantony que retornavam de lesão e treinavam normalmente há duas semanas, voltaram a sentir suas respectivas lesões. Lugo sente dores no músculo adutor da coxa direita, enquanto Hyantony, que já chegou ao Tricolor de FW sentindo dores, ainda sofre de uma lesão agravada devido forçar no jogo contra o Farroupilha, em meados de abril, quando mesmo com ruptura parcial do músculo adutor, foi a campo, e comprometeu ainda mais a lesão na coxa esquerda. O atacante passou por exames nesta semana, e desde então, não voltou mais aos treinamentos. Não se sabe se ele ainda volta a atuar pelo União nesta temporada.
Outro desfalque confirmado para a próxima partida, é o meia Thiago Correa, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O zagueiro prata da casa, Gabriel Basso, se recuperando de lesão, também não treinou nesta semana.


Últimos trabalhos antes da reestreia
Com foco no confronto de domingo, 26, contra o Ypiranga, em FW, os jogadores do União deverão ter folga na manhã desta sexta-feira, 24, para recuperação devido ao desgaste físico dos atletas, mas retorna a tarde, no campo do Vermelhão da Colina, para realizar o último treino técnico/tático antes da estreia do 2° turno.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENCONTRO PARA MARCAR PARCERIA

Definição do apoio da administração municipal no projeto do complexo do
União aconteceu na última segunda-feira (Foto: Daiane Binello)


A reunião realizada no final da tarde da última segunda-feira, 20, entre o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, o presidente do União Frederiquense de Futebol, Celson Oliveira, e os integrantes da comissão responsável pelo projeto do complexo esportivo do clube definiu o apoio da administração municipal para a construção do estádio e estacionamento.
De acordo com o presidente da comissão, Edison Bisognin Cantarelli, o objetivo da reunião foi o de apresentar para o chefe do Executivo o projeto, já que estão na etapa de começar a definir o cronograma de quais serão as atividades e de como será feita cada etapa.
– A administração municipal se mostrou disposta a dar todo o apoio ao projeto. Ficou claro que a prefeitura vai entrar com o apoio dentro do estádio e estacionamento, então a questão do condomínio ainda vai ser uma estrutura feita pelo União, com recursos do clube. Esse apoio era uma das coisas que nós precisávamos, principalmente, porque o estádio precisa ter dois acessos novos, então com essa definição podemos começar a fazer um estudo do traçado de onde esses dois acessos vão acontecer, sendo que um vai ser pela Faguense (já existe só que precisa ser melhor trabalhado) e outro pela Boa Esperança –, revelou.

Condomínio: comercialização dos lotes
Ainda de acordo com Cantarelli, as medidas dos terrenos já existem, mas a comercialização propriamente dita dos lotes só vai começar a ocorrer de forma efetiva no momento em que o clube tiver o licenciamento.
– Com essas definições com a prefeitura nós podemos começar o processo de licenciamento, essa semana a área começa a ser escriturada em nome do União, que era o primeiro e mais importante passo para que agora possamos fazer a licença prévia do empreendimento e para que depois de aprovado comece a licença de instalação e, consequentemente, da operação. Então, a licença prévia vai passar por uma série de projetos, de levantamentos da vegetação, da fauna, de toda uma situação de mapas daquela área e depois que tiver aprovado tudo isso dentro da prefeitura, começamos com a licença de instalação, somente após a licença prévia, começamos a comercialização propriamente dita dos lotes –, explicou.

Comissão
Presidente – Edison Bisognin Cantarelli.
Membros – Bruna Girardi, Cesar Riboli, Darlei Ardenghy, Elias Dalla Nora, Nilton Sisti e Susana Castelli.


Crédito: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

segunda-feira, 20 de maio de 2013

NOVELLETO INTERVÉM, E ADIA JOGO ENTRE BRASIL-PE X UNIÃO

(Foto: Reprodução Web)


Mesmo com tudo programado, cronograma de atividades, desde a viagem, hospedagem e local para treino, o União Frederiquense que teria 13 dias para se preparar para estrear na segunda fase da Divisão de Acesso, frente ao Brasil, nesta quarta-feira, 22, em Pelotas, teve que adiar todo o planejamento, toda a logística realizada, e estender por mais uma semana a intertemporada.
Abalado pela desclassificação, o Brasil de Pelotas mesmo fora do prazo, conforme regulamento da competição, no artigo 41º, parágrafo 3 -, o presidente da FGF, Francisco Noveletto com sua palavra final, utilizou-se do artigo 41º, parágrafo 4, que sobrepõem o parágrafo 3º, que determina que por mais que o adversário não concorde, o parecer final é do presidente.
Celson Oliveira, presidente do União, comentou sobre a justificativa da Federação para a transferência. “Nós disseram que o psicológico do Brasil estava muito abalado após a derrota em Rio Grande. E que o União tinha que acatar a decisão, para não sofrer futuras consequências”, explicou Celson, que declarou que isso é decepcionante. “Vínhamos com o time descansado, focado e preparado para o jogo contra o Brasil. É decepcionante para nós, porque fazemos as coisas transparentes. Mas como é ele (Novelleto) que manda, temos que acatar”, disse o presidente do União.
Com isso, o confronto entre o Brasil-PE e União Frederiquense será realizado no dia 12 de junho.

União retorna normalmente aos trabalhos
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Entrando em campo para retornar aos trabalhos na tarde desta segunda-feira, 20, já para definir a equipe que entraria em campo quarta-feira, o elenco foi surpreendido com a confirmação do parecer final do presidente da FGF, Francisco Noveletto.
Mas o treino técnico/tático que estava previsto foi realizado normalmente, no campo do Vermelhão da Colina.

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Caranhato testou a provável equipe titular com apenas uma alteração. No lugar de Michel Lugo (foto abaixo) - que apenas observou a atividade na beira do campo -, em seu lugar, no meia campo entrou Lima. O time foi formado por Hepp, Vareta, Ícaro, Caçapa, Tatto, Patrola, Manivela, Lima, Piccinini, Macaíba e Gilian.
Já na equipe reserva, treinaram Gallas, Itaqui, Mauricio Gaúcho, Xavier, Anchieta, Bonnes, Gylvan, Deives, Correa, Jajá e Hyantoni. 

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O lateral esquerdo do União, Gabriel Ganzer, que na última semana fraturou o nariz após levar uma cotovelada em um treino, fez um trabalho separado do grupo, com o preparador físico Dimas Borges.
O União que ainda iria refazer o cronograma de treinamentos desta semana, deve treinar nesta terça-feira, em local ainda a ser definido. O Leão da Colina já concentra suas atenções para o jogo contra o Ypiranga de Erechim, em FW, no próximo domingo, às 15h30min.  


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

APÓS ADIAR O ACESSO, BRASIL DE PELOTAS SOLICITA TRANSFERÊNCIA DO JOGO FRENTE AO UNIÃO

(Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU)


A expectativa em Pelotas era muito grande para a conquista da primeira vaga do acesso a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, neste último final de semana. Jogando em Rio Grande, o Brasil de Pelotas foi derrotado nas penalidades máximas na final do 1º turno para o São Paulo e acabou tendo que adiar a festa.
Ainda se recuperando do desgaste da partida, a direção Xavante solicitou a Federação Gaúcha de Futebol a transferência da primeira partida válida do 2° turno da Série A/2. O time encaminhou o pedido para o jogo ser realizado no próximo dia 12 de junho.
Como o prazo máximo para a mudança da data da partida é de até 3 dias úteis, sendo assim, na última sexta-feira, 17 - conforme regulamento da competição, no artigo 41º, parágrafo 3 -, a alteração depende da direção frederiquense.
Segundo informações, o União não deverá aceitar o pedido da transferência do jogo, visto que, a delegação já está com tudo programado há dias para embarcar nesta terça-feira, 21, pela manhã, rumo a Pelotas.
Com isso, a partida deverá acontecer na próxima quarta-feira, 22, em Pelotas.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

CHECK-UP DO SEGUNDO TURNO

Serão sete confrontos, três em casa e quatro fora, com quase 1,5 mil quilômetros
de estrada pela frente (Foto: Fábio Pelinson/Jornal AU)

O Rio Grande do Sul realmente fica grande quando se tem pela frente um adversário da outra ponta do Estado. Esse é o caso do União Frederiquense na estreia do segundo turno. Para enfrentar o Brasil de Pelotas, o time irá encarar algumas horas de ônibus, nos cerca de 580 quilômetros de estrada. “Já estamos com a programação quase pronta para ir para Pelotas, se precavendo para viajar uns dois dias antes, para poder recuperar o grupo para o jogo”, comentou Dimas Borges, preparador físico. O que de certa forma tranquiliza a comissão técnica e os jogadores, é que esse será o destino mais longo do segundo turno. O União ainda enfrentará fora de casa o Riopardense, em Rio Pardo, o Gaúcho de Passo Fundo, respectivamente pela 4ª e 5ª rodadas, e o Inter de Santa Maria, na última partida. Ao total, serão quase 1,5 mil quilômetros de viagens só nesta fase de grupo do segundo turno.



Crédito: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai
Arte: Fábio Silveira Rehbein/Jornal O Alto Uruguai