sábado, 30 de março de 2013

EXTRAOFICIAL: AVENIDA PEDE A TRANSFERÊNCIA DO JOGO CONTRA O UNIÃO


O jogo entre Avenida x União deverá acontecer no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
(Foto: Divulgação)

Durante a transmissão do jogo entre Ypiranga x Avenida, que terminou em 1 a 1, no Colosso da Lagoa, na tarde deste sábado, 30, a Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz, anunciou extraoficialmente que o Esporte Clube Avenida, pediu a alteração do jogo contra o União Frederiquense, que aconteceria inicialmente no próximo sábado, 6, em partida válida pela 4ª rodada da Divisão de Acesso 2013, no estádio dos Eucaliptos.
Segundo as informações, o Avenida pediu transferência da partida para a segunda-feira, dia 8, às 20h30min. Confirmado esse novo horário, o União que já anunciou dois jogos-treino contra a Chapecoense, sendo o primeiro na próxima terça-feira, 2, no CT da Aurora em Chapecó. Já o jogo de volta, inicialmente marcado para o dia 9, sofreria alteração.
O União que ao contrario da equipe do Periquito, ainda não realizou a sua terceira partida na competição, está focado e concentrado para o jogo deste domingo contra o São Paulo de Rio Grande, no Vermelhão da Colina. A direção frederiquense também ainda não foi informada oficialmente das alterações, e aguarda a confirmação da Federação Gaúcha de Futebol para se necessário, fazer as alterações no seu calendário de atividades.


Fonte: Rádio Gazeta AM
Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

MUDANÇAS EM VISTA PARA ENCARAR O SÃO PAULO DE RIO GRANDE

Jajá (a direita) deve começar como titular no domingo, 31, e o zagueiro Anderson Bill (a esquerda) disputa a vaga com Caçapa (Foto: Fábio Pelinson)


Se o empate em Santo Ângelo foi comemorado, o mesmo não aconteceu com o 0 a 0 no Vermelhão da Colina contra o Panambi, que desceu amargo para os jogadores, dirigentes e, claro, torcedores do União Frederiquense, que foram até o estádio querendo ver gols e a primeira vitória do time. Com o segundo 0 a 0 seguido, o clube de Frederico Westphalen caiu para a quinta colocação na tabela, com dois pontos. Com um aproveitamento de 33%, o empate não é mais bom negócio. Diante disso, o retrospecto do confronto frente ao São Paulo de Rio Grande não ajuda, são três partidas empadas em quatro disputadas.

Reflexo da estreia em casa  
No primeiro jogo disputado na Colina, viu-se dois times do União. O do primeiro tempo, apático, sem muita criação, e errando muito, e o da etapa complementar, com uma postura mais agressiva e empilhando chances de gol. Os torcedores querem o União do segundo tempo no jogo de domingo, 31.
A comissão técnica esperava contar com o retorno de Michel Lugo, que desfalcou a equipe no último jogo devido a um problema no músculo posterior da coxa esquerda, porém o jogador não retornou aos treinos com o grupo. Além do meia-atacante, o centroavante Serjão também passou a ser dúvida em função de um desconforto muscular. Caso Lugo e Serjão não tenham condições, a dupla de ataque será composta por Murilo e Jajá. No setor de criação do meio-campo, Jean Michel deve receber mais uma chance ao lado de Tiago Corrêa.
O volante Marcelo Butty, que também entrou bem contra o Panambi, deve ter espaço na equipe principal no lugar de Itaqui. O zagueiro Anderson Bill, que teve uma lesão de ligamento no joelho direito na pré-temporada é outro que vira opção de sair jogando no lugar de Caçapa. O lateral direito Barão voltou a tratar a panturrilha e pode desfalcar o time, dando lugar à Manivela. A única certeza para a partida do domingo de Páscoa é que as duas equipes vêm com muitas dúvidas em relação ao grupo titular. Como mistério não ganha, mas também não perde jogo, ele deve ser mantido até este domingo.

Desfalque também no adversário
O técnico Rudi Machado também possui dúvidas para escalar a equipe do São Paulo de Rio Grande que vai iniciar a partida diante do União Frederiquense. Sem poder contar com o volante Émerson Dantas, expulso na vitória sobre o Gaúcho na última rodada, o treinador não quis revelar quem será o substituto.
Por outro lado, o técnico poderá ter o retorno do zagueiro Ramos e do lateral-direito Teko, que começaram o campeonato como titulares, mas deixaram o time devido a lesões. O primeiro deve disputar posição com Wagner, já Guilherme pode ser mantido na direita ou ser deslocado para o lugar de Dantas. Outra possibilidade para esta posição do meio-campo é escalar Caio na função de volante.
A delegação do São Paulo de Rio Grande viajou antecipadamente e já está na região, em concentração. Depois de percorrer quase 700km, estão hospedados em um hotel em Iraí – município vizinho de Frederico - desde a última sexta-feira, 29.
A pedreira que o União terá pela frente vem do porto de Rio Grande, embalado por duas vitórias. O retrospecto do “vovozinho” São Paulo nessas duas primeiras rodadas pode assustar, foram cinco gols marcados e apenas um sofrido. Na estreia, no estádio Aldo Dapuzzo, vitória por 2 a 0 frente ao Glória, e na segunda rodada, o time viajou até Passo Fundo e aplicou 3 a 1 em cima do Gaúcho.

Elenco do São Paulo
O time do técnico Rudi Machado explora a velocidade do atacante Aylon, que forma,junto ao experiente centroavante Alê Menezes, uma dupla de frente perigosíssima. Além disso, a bola parada do meia Fabiano Diniz traz perigo para a equipe adversária. O goleiro Luciano, que na próxima segunda-feira, 1º, completa 43 anos, também foi destaque no jogo contra o Gaúcho, segurando o time de Passo Fundo quando a equipe pressionava pelo empate, tanto que o São Paulo matou o jogo em dois contra-ataques. Uma baixa da equipe é o volante Emerson Dantas, que foi expulso na última partida e desfalca o time contra o União.

Velho conhecido
 
 O zagueiro, mas que também pode atuar como volante, André Gaúcho, é conhecido da torcidado União Frederiquense. O defensor atuou no tricolor de Frederico Westphalen na última temporada, participando inclusive do fatídico jogo contra o Guarany de Camaquã, quando o União deu adeus ao sonho da primeira divisão. André faz parte agora do plantel do Sampa.






De olho nele

Atleta de 36 anos, com passagenspelo Santa Cruz, Avenida e Sapucaiense, o atacante Alexandre Fagundes de Menezes, ou, Alê Menezes, é o homem de confiança do técnico Rudi Machado. Com uma bela assistência para o gol de Aylon e um pênalti sofrido na estreia, o centroavante ainda não deixou o dele na Divisão de Acesso, masdeve serseguido de perto pelos defensores do União.





Beleza garantida na partida

O jogo do União Frederiquense terá uma visita especial no domingo, 31. A Miss Beleza Latina Turismo RS 2013, Michele Fátima Farias, estará no estádio Vermelhão da Colina. O contato foi feito diretamente com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, que sugeriu a sua visita no jogo do Leão da Colina.






Histórico do confronto
União x São Paulo
4 jogos
3 empates ( 0x0; 1x1; 1x1)
1 vitória do união (2x1)
Jogando no Vermelhão da Colina, o retrospecto do União é de uma vitória e um empate.

Prováveis escalações
União Frederiquense: Gallas; Barão, Anderson Bill, Xavier, Tatto; Douglas Rinaldi, Marcelo Butty, Tiago Corrêa, Jean Michel; Murilo e Jajá. Técnico: Tiago Nunes.  

São Paulo: Luciano, Teko, Carlão Farias, Wagner, Rafael Locatelli, Carlos Alberto, Caio (Guilherme), Fabiano Diniz, Michel, Aylon e Alê Menezes. Técnico: Rudi Machado.

Observações: o lateral Teko se lesionou na estreia contrao Glória, mas voltou a treinar nessa semana e deve jogar. No lugar do volante Emerson Dantas, suspenso, o lateral Caio ou o zagueiro Guilherme, que atuou como lateral contra o Gaúcho, podem ser improvisados. A lateral esquerda é outra dúvida, já que na última partida quem atuou por lá foi o meia Alexandre Fonseca. 

Serviço de jogo – União x São Paulo
Data: 31.03.2013
Local: Estádio Vermelhão da Colina
Horário do jogo: 15h30min
Abertura dos portões: 13h30min
Ingressos: antecipados a R$ 15 – até hoje no quiosque do clube, Marion Sports, Restaurante Oliveira, Vitrola, Sorveteria Skina, Posto Serrano, Posto 34, Posto Avenida, Cia dos Pães, Bar do Magrão; na hora do jogo R$ 20 – na bilheteria do clube. Crianças até 11 anos não pagam ingressos.

  
Créditos: Fábio Pelinson e Lucas Faustino/Jornal O Alto Uruguai e Rádio Comunitária

quinta-feira, 28 de março de 2013

UNIÃO DEVERÁ TER MUDANÇAS NA EQUIPE PARA ENFRENTAR O SÃO PAULO

(Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU)


O grupo de jogadores do União Frederiquense realizou mais um treino coletivo na tarde dessa quarta-feira, dia 27, em preparação para o jogo do próximo domingo, contra o São Paulo de Rio Grande, às 15h30, no Vermelhão da Colina. Apenas Michel Lugo e Barão, com problemas físicos, não participaram da atividade.
Como sempre faz antes dos treinos, o técnico Tiago Nunes reuniu todo o grupo no centro do gramado para orientar a primeira atividade. O grupo foi dividido em duas equipes com 11 jogadores (os titulares sem coletes e os reservas de coletes verdes). Cada um dos times tinha a presença de um atleta com colete de cor azul, que atuava entre o goleiro e uma linha transversal disposta à frente da grande área, em cada lado do campo. Willian Bones, no time reserva, tinha a função de atacar, e Talheimer, no principal, de defender.
Desde o início da atividade, o time sem coletes apresentou uma formação distinta da que vinha sendo utilizada pelo treinador no setor de meio-campo. O esquema que antes tinha dois jogadores mais abertos pelos lados do campo e um centralizado foi substituído por um 4-4-2 mais tradicional, com os quatro jogadores de frente formando uma espécie de quadrado. O time teve: Gallas; Manivela, Caçapa, Xavier, Tatto; Marcelo Butty, Douglas Rinaldi, Jean Michel, Tiago Corrêa; Jajá e Serjão. A equipe que jogava de coletes manteve o esquema anterior com Bruno; Basso, Anderson Bill, Agnaldo, Anchieta; Patrola, Itaqui, Lima, Gilvan, Murilo; Mattione.
Com cerca de 20 minutos de trabalho, que teve várias paralisações para orientação de posicionamento, Tiago Nunes retirou os dois jogadores de colete azul e trocou Caçapa por Anderson Bill, para então iniciar o treino coletivo. Também durante essa última atividade o treinador realizou duas paralisações, primeiro reunindo os quatro jogadores de frente, e depois com todo o time titular. A outra alteração promovida foi a troca entre Jean Michel e Murilo, com Tiago Corrêa, que antes atuava no lado esquerdo, deslocado para a direita.
Em relação aos jogadores que não participaram das atividades dessa quarta-feira, hoje deve sair o resultado da ressonância feita com Michel Lugo, em função de uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda. Em cima desse resultado a comissão técnica vai trabalhar a volta do atleta. Já a situação do lateral Barão é mais tranquila. Ele realiza tratamento devido a dores na panturrilha direita, que já vinha sentindo há alguns dias, mas deverá estar à disposição para domingo. 


Créditos: Lucas Faustino/Rádio Comunitária

terça-feira, 26 de março de 2013

VÍDEO: CONFIRA ALGUNS LANCES DA PARTIDA E O SHOW DO INTERVALO COM O LEÃO DA COLINA


CLIQUE AQUI caso não consiga visualizar


Na tarde do último domingo, 24, o torcedor do União compareceu em bom número para acompanhar e prestigiar a equipe, em seu primeiro confronto da Divisão de Acesso 2013, no Vermelhão da Colina. E diante da equipe da SER Panambi, o tricolor frederiquense amargou o segundo 0 a 0, em jogo válido pela 2ª rodada da competição.
Novamente este ano, com parceria com a Agência da Hora, da UFSM Cesnors, confira o vídeo com algumas imagens da partida, entre elas, o choque entre o zagueiro Ilson e o atacante Jajá no início do segundo tempo, que resultou na parada do jogo por quase 20min, e também as danças do Leão da Colina, sempre o astro das atenções, no intervalo das partidas.


Imagens: Agência da Hora/UFSM Cesnors
Edição: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

segunda-feira, 25 de março de 2013

UNIÃO ESTUDA A POSSIBILIDADE DE ANTECIPAR SEU JOGO PARA SÁBADO

O União que recebe o São Paulo de Rio Grande no próximo domingo de Páscoa, estuda antecipar
partida para sábado (Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU)

A segunda partida do União Frederiquense, diante do seu torcedor, no estádio Vermelhão da Colina, que aconteceria inicialmente no próximo domingo, quando é comemorado a Páscoa, poderá sofrer alteração.
O União, que recebe o líder do Grupo A, o São Paulo de Rio Grande, estuda antecipar a partida para sábado, 30. A possibilidade foi levantada pelo Gerente de Futebol do União, Rafael da Rosa, durante o programa Toque de Bola, na Rádio Comunitária, na noite desta segunda-feira, 25. “Estamos estudando a possibilidade. Mas ainda vamos aguardar a confirmação se o comércio de Frederico ficará aberto no sábado a tarde, o que poderia tirar muito público. Então ainda vamos conversar melhor, com o Celson (presidente), com o professor Cantarelli, junto com o Marcio Bariviera (assessor de imprensa), e até mesmo com o Tiago (técnico), para estar vendo que atitude tomar”, declarou Rafael que complementou. “A principio creio que pode ser que continue no domingo, mas a gente sabe que por muitas vezes, por ser um domingo de Páscoa, muitos acabam recebendo visita, o pode acabar interferindo no número de público. Mas faço mais um apelo. O torcedor faz muita importância. Tanto no sábado, quanto no domingo, compareçam ao estádio para nos ajudar”, ressaltou o Gerente de Futebol do União.
O tricolor frederiquense deve definir até a próxima quinta-feira, 28, se encaminhará a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), um pedido para antecipar a partida. Sendo que o prazo máximo para alteração do dia e horário, conforme regulamente, é de até 48horas, antes da partida.   


Venda de ingressos iniciam quarta
A assessoria de imprensa do União, confirmou que o lote de 500 ingressos antecipados a R$ 10,00 começam a ser comercializados a partir da próxima quarta-feira no quiosque do clube na Praça da Matriz. 
Após o termino do primeiro lote, os ingressos antecipados alteram para R$ 15,00, e podem ser adquiridos então, nos seguintes pontos de venda: Marion Sports, Restaurante Oliveira, Posto Avenida, Vitrola, Posto Serrano, Cia dos Pães, Bar do Magrão, Posto 34, Sorveteria Skina, Posto Avenida e quiosque do clube na Praça da Matriz. Na hora do jogo, será R$ 20,00.


CLIQUE AQUI e veja todos as fotos da partida entre União x SER Panambi. 


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

domingo, 24 de março de 2013

DIANTE DO SEU TORCEDOR, UNIÃO NÃO CONSEGUE SAIR DO 0 A 0

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Campo encharcado, estádio com grande público e jogo truncado do início ao fim. Foram os fatores típicos de um jogo de “Segundona” que marcaram a tarde deste domingo, 24, na primeira partida oficial do União Frederiquense na Divisão de Acesso 2013– Série A2, no Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen.
Se na viagem as Missões, o União ficou no zero a zero e garantiu um importantíssimo e comemorado ponto enfrentando a SER Santo Ângelo, no primeiro jogo diante do seu torcedor, a equipe de Tiago Nunes não conseguiu se sobressair no duelo frente à equipe verde-branca do Vale. Mais uma vez o tricolor não saiu do zero a zero, resultado que não foi comemorado, e que nem de perto agradou aos torcedores.
O União volta a campo novamente no Vermelhão da Colina em jogo válido pela terceira rodada da competição, no próximo domingo, 31, onde recebe o São Paulo de Rio Grande. O tricolor frederiquense entra com a responsabilidade de conquistar a primeira vitória de qualquer maneira, para brigar pela classificação e, consequentemente, pelo acesso, que pode ser conseguido ainda nessa primeira parte do campeonato. Já a SER Panambi, viaja até Camaquã no domingo, para enfrentar a equipe do Guarany. 

Jogo
União sofre, mas consegue segurar o placar
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Se o dia amanheceu chuvoso em Frederico, a tarde, o sol se fez presente, e contribuiu para que mais de 1.400 torcedores comparecessem ao estádio Vermelhão da Colina.
Nos primeiros minutos de partida, as equipes já demonstraram como seria o panorama da partida. Sem o atacante Michel Lugo, que se lesionou no treino da última sexta-feira, o União sofreu no primeiro tempo. Muitas faltas, muitos erros de passe, e um jogo bastante truncado. O Leão as Colina não conseguia trocar passes no campo adversário. Quando tinha a posse de bola, sempre recuava para o campo defensivo, e não conseguia sair do meio de campo. E assim foi por toda a primeira etapa.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


O Panambi com Josimar e Fabiano Veiga no contra-ataque, fizeram a defesa do União trabalhar. Cléberson pela esquerda também assustou aos 47min, mas o goleiro Gallas, novamente se destacando pelas belas defesas, conseguiu segurar o placar.

2° tempo
Partida fica parada por quase 20min

Se nos 45min iniciais o União não conseguia criar, o técnico Nunes no intervalo, modificou o setor ofensivo da sua equipe. O meia Marcelo Butty e o atacante Jajá entraram no lugar de Itaqui e Murilo. Com isso, o União cresceu, conseguiu criar mais no ataque, e dominou toda a segunda etapa. Pecando apenas nas finalizações, o jogo não saiu do zero a zero.
Logo no início do segundo tempo, com apenas 1min de partida, susto no Vermelhão da Colina. O zagueiro Ilson e o atacante Jajá, que recém havia entrado na partida, em disputa de bola aérea, tiveram um choque forte de cabeça. Ambos ficaram caídos no gramado. O atacante do União logo se recuperou, mas o zagueiro da SER Panambi saiu de ambulância do estádio e teve que ser levado para o hospital. O jogador acabou machucando a nuca e a coluna cervical. O jogo ficou parado por mais de 18min.



União é melhor, mas peca nas finalizações
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


No reinicio da partida, o União continuou no campo ofensivo. Serjão e Jajá fazendo dupla no ataque, deram outra cara ao tricolor. Comandaram o setor ofensivo, criaram boas jogadas, dando volume de jogo e arrancando aplausos do torcedor. Em contra-partida, o goleiro Diego da equipe panambiense conseguiu impedir o União de abrir o marcador, fazendo oportunas defesas. Aos 21min, Jean Michel entrou pela direita sozinho na pequena área, e Diego espalmou para fora. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Caçapa subiu sozinho na área, e desperdiçou mais uma grande oportunidade de abrir o placar. Já aos 26min, Correa pela esquerda lançou para Serjão sozinho na cara do goleiro cabecear e o goleiro conseguiu fazer uma extraordinária defesa.
A única chance do segundo tempo do Panambi foi aos 30min, no contra-ataque. Adams viu o goleiro Gallas adiantado, e tentou marcar por cobertura, mas a bola passou raspando, assustando o torcedor frederiquense.
No finalzinho da partida, aos 45min, novamente Serjão recebeu a bola na área, girou em cima do marcador e na cara do goleiro chutou forte, isolando a bola por cima do gol. Depois da jogada, os torcedores começaram a deixar o estádio, não acreditando mais no gol da vitória.
Confira na edição impressa do O Alto Uruguai desta quarta-feira, 24, a cobertura completa da partida de estreia do União Frederiquense na Divisão de Acesso 2013 – Série A2.


Ficha técnica – 2ª rodada – Divisão de Acesso – Série A2
Local: Estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 24/03/2013
Horário: 15h30min
Árbitro: Márcio André Schiavo
Auxiliares: Jonas André Carls e Franciel Horn
União Frederiquense (U): Gallas, Barão, Caçapa, Xavier e Tatto; Itaqui (Marcelo Butty), Douglas Rinaldi, Jean Michel (Willian Bones) e Thiago Corrêa; Murilo (Jajá) e Serjão. Técnico: Tiago Nunes. 
SER Panambi (P): Diego, Du, Ilson (Marlon), João e Sander (Serginho, depois Adams); Amaral, Rodrigo, Cleberson e Maranhão; Fabiano Veiga e Josimar. Técnico: Nestor Simionatto. 
Cartões Amarelos: Barão, Marcelo Butty, Douglas Rinaldi e Caçapa (U); Fabiano Veiga, Adams e Maranhão (P).
Placar Final: União Frederiquense 0 x 0 SER Panambi


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)