sábado, 8 de junho de 2013

GAÚCHO X UNIÃO: SEM TEMPO PARA DERROTA

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O Leão da Colina deve entrar em campo neste domingo, 9, como quem entra para uma batalha de vida ou morte, e realmente o duelo entre o União Frederiquense de Futebol e o Gaúcho, de Passo Fundo, não será apenas mais uma simples partida da Divisão de Acesso – Série A/2, é o confronto que definirá o futuro do time de Frederico Westphalen.
Para a equipe de Marcelo Caranhato só a vitória interessa no jogo que inicia a partir das 15h30min, no Vermelhão da Serra, para tentar buscar a reabilitação na competição. O União está na quarta colocação do Grupo B, com cinco pontos, mas na classificação geral permanece na zona de rebaixamento, com 10 pontos.
O time de FW vem de uma vitória e um empate e foca todos os esforços para alcançar os três pontos fora.

O adversário
O Gaúcho vem de um empate de 1 a 1 com Glória, mas este foi o melhor resultado da equipe, que contabiliza 11 derrotas consecutivas, quatro delas sob o comando do ex-técnico Léco, que tinha a missão de dar outra cara ao time, porém, não conseguiu nenhuma vitória e deixou o clube.
E não foi apenas o técnico da equipe de Passo Fundo que arrumou as malas e não faz mais parte do Gaúcho, outros nove jogadores também saíram. Na lista de dispensa estão o zagueiro Bicudo, o goleiro Alisson, Dênio, Fiapo, Gustavo Xavier, Gustavo Santana, Cleiton e os irmãos Diego e Thiago Saraçol.
Depois do pedido de demissão do técnico Leco, outra vez o alviverde passo-fundense será comandado por um colegiado, com os demais integrantes da comissão técnica e a observação do presidente Gilmar Rosso. De acordo com Rosso, a comissão técnica reassume os trabalhos, contando com a participação de Sandro Sotilli. 
Matematicamente, ainda é possível escapar do rebaixamento, mas pela classificação geral, apenas um milagre salva o Gaúcho – faltando quatro jogos na fase classificatória do returno, a diferença é de 12 pontos para o primeiro clube fora da zona perigosa. Porém, ainda há outra forma de escapar, bastaria ser campeão do segundo turno – no momento a distância é de quatro pontos para a zona de classificação.

De olho nele
Natural de Passo Fundo, o meia-atacante Adilson (foto), 27 anos, já é um velho conhecido do torcedor frederiquense. Em 2011 e 2012, defendeu as cores do União, sendo o camisa 10 da equipe, e um dos principais jogadores do elenco. Neste ano, foi sondado para retornar a Frederico Westphalen, mas apesar de todo esforço da direção, o meia optou por ficar ao lado de sua família, e jogar pelo Gaúcho.



Prováveis escalações

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Gaúcho: Sidnei, Léo Nunes, Marcos Paulo, Marcelo, Vagno, Danilo, Roan, Adilson, Alan, Sandro Sotilli e Léo.

União: Gallas, Vareta, Caçapa, Xavier, Patrola, Ganzer, Manivela, Piccinini, Lima, Paulinho Macaíba e Gilian (Jajá). Técnico: Marcelo Caranhato.
- O zagueiro Ícaro, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e não viajará a Passo Fundo, com isso, Caçapa deverá entrar em seu lugar; já Gilian, que se recupera de uma pancada no joelho esquerdo durante o jogo em Rio Pardo, segue em tratamento para poder estar a disposição de Caranhato no ataque. Caso não tenha condições de sair jogando, Jajá deve ser a opção.

Arbitragem
O árbitro da partida será Luiz Carlos Boaro, 49 anos, da categoria A. Sendo auxiliado por Jose Antônio C. Franco Filho e Charles Lorenzetti.


Créditos: Daiane Binello e Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 7 de junho de 2013

CARANHATO TREINA COM JAJÁ NA EQUIPE TITULAR, MAS GILIAN DEVERÁ COMPOR O ATAQUE

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Depois de conquistar a sua primeira vitória na competição, e em seguida um empate fora de casa, a equipe do União retornou de Rio Pardo já com o pensamento no Gaúcho, de Passo Fundo.
Tendo uma semana para se preparar com o confronto do próximo domingo, 9, contra a equipe comandada por Sandro Sotilli, o Leão da Colina realizou treinamentos em apenas um turno, dando um tempo para recuperação dos atletas.
Já em fase final dos ajustes da equipe, o técnico Marcelo Caranhato durante tarde de quinta-feira, 6, comandou um treino tático, novamente no campo do Guarani, na linha Boa Esperança, em Frederico Westphalen.
Na equipe titular iniciaram treinando Gallas, Vareta, Caçapa, Xavier, Patrola, Ganzer, Manivela, Piccinini, Lima, Paulinho Macaíba e Jajá. O atacante Gilian foi poupado da atividade, mas deve jogar mesmo sentindo uma pancada no joelho esquerdo - que sofreu na última partida – controlada por analgésicos. Caso não tenha condições de sair jogando, Jajá deve ser a opção, como treinou por toda a semana na equipe titular.
Já no time reserva jogaram Hepp, Itaqui, Mauricio Gaúcho, Talheimer, Anchieta, Tatto, Bonnes, Thiago Correa, Gylvan, Matione e Serjão.


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Os gols foram marcados por Piccinini (foto) e Jajá, que decretaram por 2 a 0 a vitória da equipe titular, no coletivo.  
No final do trabalho, alguns jogadores permaneceram no gramado treinando cobranças de falta e finalização.
Nesta sexta-feira, 7, o elenco recebeu folga pela manhã, e nesta tarde, às 15h30min, retorna aos trabalhos quando percorre cerca de 30km, até Taquaruçu do Sul, onde no campo do Botafogo, deverá realizar o último coletivo antes da viagem até Passo Fundo. União e  Gaúcho se enfrentam no próximo domingo, às 15 horas, no Estádio Vermelhão da Serra .

Mudança de atitude
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Como todo o elenco, os jogadores mais do que nunca estão em busca de conquistar ou reconquistar espaço na equipe titular.
No treino desta quinta-feira era perceptível a mudança de postura do goleiro Bruno Hepp, que recentemente perdeu espaço na equipe titular para Gallas, que tem por característica passar toda a partida orientando o sistema defensivo. Caranhato, então, testou Gallas novamente como titular, e a opção o agradou.
Já Hepp, que sempre foi mais observador, começou a falar mais com a zaga, procurando organizar o setor.

Desfalque


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Ainda no início do treino, o zagueiro Ícaro sentiu um desconforto nas panturrilhas e saiu do gramado. O atleta realizou tratamento com gelo, e não retornou ao campo. O zagueiro não deverá nem viajar a Passo Fundo, sendo que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


Enquanto isso, Hyantony, Michel Lugo e Rinaldi continuam a treinar separado dos demais jogadores do elenco. Ambos se recuperando de lesão, realizaram um trabalho físico com o preparador Dimas Borges, com o intuito de aperfeiçoar a parte física para se juntar ao grupo de jogadores. Deives Tiago não participou do treinamento.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai


(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

FEDERAÇÃO ATENDE PEDIDO DO UNIÃO, E TRANSFERE NOVAMENTE A PARTIDA CONTRA O BRASIL

(Foto: Carlos Insaurriaga/Arquivo)

Após toda a polêmica no último mês envolvendo a Federação Gaúcha de Futebol, o presidente Francisco Novelleto, o União Frederiquense e o Brasil de Pelotas - quando na oportunidade, o jogo que inicialmente estava previsto para acontecer no dia 22 de maio, foi transferido fora do prazo, a pedido da equipe Xavante -, a história ganhou mais um capítulo.
No início desta semana, dirigentes do União encaminharam à FGF um novo pedido, para transferir a data do jogo contra o Brasil pela segunda vez. Novelletto então, voltou a alterar a partida, desta vez, intercedendo e atendendo o pedido do tricolor de FW.
“O pedido foi feito para podermos realizar um jogo fora e outro em casa, e não termos uma sequência de três jogos fora. Para nós é importante porque só percorremos 180km, até Passo Fundo, e teremos agora um tempo de recuperação. Retornamos, e faremos mais uma semana de recuperação. Jogamos em casa contra o Camaquã no dia 15, e só então vamos a Pelotas, no dia 19, jogar contra o Brasil, e já ficaremos lá para a partida contra o Inter de Santa Maria, dia 23, pela última rodada deste segundo turno. Não precisaremos voltar a Frederico, e faremos esse trabalho, essa logística em hotel e campo fora”, explicou o assessor de futebol do União, Giscard Salton, a reportagem do O Alto Uruguai.
Com isso, a partida que seria realizada no próximo dia 12, acontecerá somente no dia 19.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

terça-feira, 4 de junho de 2013

COM TITULARES POUPADOS, UNIÃO GOLEIA TIME SUB-17 EM JOGO TREINO

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Para dar ritmo a equipe reservas, o União Frederiquense promoveu na tarde desta terça-feira, 4, um jogo-treino da equipe profissional com o Sub-17, no campo do Guarani, na linha Boa Esperança.
A equipe comandada pelo técnico Marcelo Caranhato venceu facilmente por 7 a 0, a equipe de juniores do União.  Os gols foram marcados por Serjão (3 vezes), Matione (2 vezes),Tatto e Gylvan também marcaram na goleada.

Jogo
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Para reconquistar a moral no grupo, Serjão comandou a goleado da equipe profissional do União, contra a equipe de juniores do clube. Logo nos primeiros minutos, Correa sofreu falta quase na linha de escanteio. Itaqui foi para a cobrança, e alçou a bola na área para Serjão subir mais alto e de cabeça, colocar a bola para o fundo das redes, abrindo o placar do jogo treino.
Com a posse de bola da partida, a equipe profissional do União se manteve no campo ofensivo, e perdeu uma grande oportunidade de ampliar o marcador, quando Serjão recebeu cruzamento de Gylvan, e sozinho de cara para o gol, conseguiu incrivelmente chutar para fora (foto abaixo).

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Na sequência, Serjão não se deixou abater, e em seguida tratou de se redimir pelo gol perdido. Jajá cruzou na área, para Serjão, de cabeça, completar e marcar mais um gol.
Ainda no primeiro, Serjão, perdeu mais uma grande oportunidade, quando subiu na área e cabeceou a bola para fora. Thiago Correa também marcou, mas o gol acabou sendo impedido. Novamente minutos depois, Correa colocou a bola no fundo das redes, desta vez foi assinalada falta de ataque, e o gol acabou não sendo validado.
No segundo tempo, o União continuou dominando a partida, sofrendo pouca pressão da equipe Sub-17. Com a entrada de Matione, no lugar de Jajá, a equipe renovou o fôlego no ataque e seguiu a ampliar o placar.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

No início da segunda etapa, Gylvan passou para Tatto receber na entrada da área, e com tranquilidade fazer o terceiro gol do União.
Após receber bom passe na intermediária, Matione avançou pela esquerda e chutou forte, cruzado, de perna direita, no canto do goleiro da equipe Sub-17, fazendo 4 a 0.
O maior susto do jogo-treino, ficou por conta do choque de Itaqui, em uma divida de bola, com um jogador do juniores. O volante ficou caído no campo por alguns minutos. O atleta logo se recuperou, e mesmo sentindo a pancada, continuou em campo.
O quinto gol do União veio depois da cobrança de falta, quando Gylvan marcou o seu.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Com todas as investidas de ataque, e deixando a equipe Sub-17 sempre bem longe sua da área defensiva, o União chegou ao seu sexto gol com Serjão, e completou a goleada com gol de Matione, que deu números finais a partida.  
Pelo União, entraram em campo: Hepp, Itaqui, Caçapa, Mauricio Gaúcho, Tatto, Talheimer, Gylvan, Bonnes, Thiago Correa, Jajá (Matione) e Serjão.
A equipe Sub-17 começou a partida com: Cristiano, Denilson, Bruno, Junior, Pablo, Dionathan, Eduardo, Willian, Lucas, Evandro e Zé Botezini.

Trabalho dividido em dois campos
Enquanto a equipe reserva do União realizava o jogo-treino, os jogadores lesionados realizavam um trabalho físico, com o preparador físico Dimas Borges, no campo do Vermelhão da Colina. Hyantony, Anchieta, Michel Lugo e Deives, participaram da atividade.
Os demais jogadores, que atuaram em Rio Pardo na partida do último domingo, tiveram um treino de musculação pela manhã, e a tarde, receberam folga. Alguns atletas, como Ganzer e Ícaro, acompanharam a partida no campo do Guarani.

Também em recuperação

O departamento médico do União, que nesta temporada está bem movimentado, continua em ritmo intenso. Ainda sentindo a pancada no joelho esquerdo, Gilian realizou um trabalho regenerativo, aos cuidados do massagista, Cleber, do União, durante o treino desta tarde.
O atacante não participou dos treinamentos, mas acompanhou também a beira do gramado os trabalhos da equipe reservas contra o time Sub-17, do tricolor de FW.

Retorno aos trabalhos
Nesta quarta-feira, 5, o elenco do União não deve treinar pela parte da manhã, quando está previsto um turno de folga. Já a tarde, os atletas retornam as atividades, quando devem realizar um treino técnico, em campo ainda a ser definido.




Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

domingo, 2 de junho de 2013

UNIÃO SAI ATRÁS, LUTA, E CONSEGUE EMPATE CONTRA O RIOPARDENSE FORA DE CASA

União consegue reagir na partida,vira o placar, mas leva o empate
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Jogando em Rio Pardo, no encharcado campo do estádio Amaro Cassep, União e Riopardense protagonizaram um jogo típico de segundona gaúcha.
Na partida que foi truncada do início ao fim, o União saiu perdendo, quando aos 9min, o zagueiro Vinicius abriu o placar para a equipe da casa. Na superação, a equipe frederiquense conseguiu empatar e virar o placar ainda no primeiro tempo com gols de Ganzer, a 25min, e Macaíba, aos 39min. Tento a oportunidade de liquidar o marcador, o União pecou nas finalizações e desperdiçou as chances de conquistar com tranquilidade mais 3 pontos. No segundo tempo, o Riopardense veio a campo para o tudo ou nada, e assim, conseguiu empatar a partida, com gol de Wallace, aos 10min.
Apesar de ter sido superior na maior parte do jogo e ter perdido várias oportunidades de sair com a vitória, o União retorna a Frederico Westphalen com um importantíssimo ponto na bagagem. Com esse resultado, o tricolor chega a 5 pontos, se mantém na 3° colocação do grupo B.
A equipe comandada pelo técnico Marcelo Caranhato, volta a campo no próximo domingo, 9, quando enfrenta o Gaúcho, no Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Só a vitória interessa a equipe frederiquense.

Jogo
1° tempo
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

O Riopardense começou a partida com a posse de bola. Logo aos 2min, o time de Rio Pardo chegou pela esquerda, com Tiago Matos que cruzou para Wallace que levou perigo ao gol do goleiro Gallas. A equipe de FW respondeu com uma roubada de bola de Lima em cima de Kássio que fez a zaga do Riopardense trabalhar.
Na sequência, o tricolor frederiquense construiu boa jogada ofensiva com Piccinini e Gilian, mas a bola parou nas mãos do goleiro Rodrigo Feijão.
Por um descuido da zaga, aos 9min, após cruzamento da direita, o zagueiro Vinicius subiu e cabeceou para o fundo das redes abrindo o placar da partida, fazendo Riopardense 1 x 0 União.
Com 12min, Piccinini pela esquerda chegou a linha de fundo e cruzou para Macaíba na área que não conseguiu encostar na bola, e sobrou para Gilian, que também não conseguiu aproveitar a boa jogada para igualar o marcador.
O União que chegava ao campo ofensivo pela esquerda, buscando empatar a partida, tinha o maior volume de jogo.
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Em mais uma tentativa, aos 25min, Gilian adentrou no meio campo do Riopardense, e quando chegava a intermediaria, foi interceptado por Caio que parou o atacante com uma falta agressiva, e foi advertido com cartão amarelo. Gilian saiu de campo mancando e sentindo o joelho direito. Enquanto se recuperava da pancada fora de campo, viu o lateral Gabriel Ganzer cobrar a falta, e colocar a bola no ângulo do goleiro Feijão, empatando a partida para o União.
Depois de deixar o placar em 1 a 1, a equipe do tricolor de FW, foi em busca da virada. Com a maior posse de bola e as melhores jogadas ofensivas, obrigou a defesa da equipe do peixe a se fechar, mas não foi suficiente.
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)
Aos 39min, Manivela lançou para Macaíba na cara do gol, que na saída do goleiro do Riopardense, colocou de cobertura a bola para o fundo das redes, fazendo 2 a 1 para o União.
Antes de terminar o primeiro tempo, aos 42min, Manivela novamente deixou Macaíba na cara do gol, quando dividiu com o zagueiro e com o goleiro Feijão, e depois resvalou no campo molhado, perdendo a oportunidade de ampliar o marcador.
Em contra-ataque, um minuto depois, o União por pouco não sofreu o gol de empate, quando a equipe do Riopardense chegou com perigo, e na sobra, o meia Lima teve que afastar o perigo.
Com a vantagem no placar, o Leão da Colina foi para o intervalo.

2° tempo
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)


Para a segunda etapa, Gilian não teve condições de continuar na partida após ter levado uma pancada no joelho direito. Em seu lugar, entrou o atacante Jajá.
Logo aos 48 segundos de bola rolando, Paulo Santos chutou uma bomba, mas o goleiro Gallas do União, conseguiu fazer boa defesa. Depois disso, o Leão da Colina emendou uma sequência de boas oportunidades de liquidar o placar da partida.
As principais chances do União de ampliar o marcador, foram aos 4min, quando Lima entrou sozinho dentro da área, e caiu dentro da área pedindo pênalti, o árbitro deixou o jogo seguir. Na sequência, o atacante Jajá perdeu mais um gol para o União.
O União amargou o ditado “quem não faz leva”, e em contra-ataque, aos 10min, Tiago Matos, ex-jogador do União, armou pela esquerda boa jogada, e passou para Wallace empatar a partida para o Riopardense, deixando o placar em 2 a 2. 
Sem deixar-se abater com o empate, aos 14min, Piccinini adentrou a área, mas foi derrubado por trás. O árbitro nada marcou, apesar de toda a reclamação da equipe do União pelo pênalti claríssimo não ter sido assinalado. Novamente em boa jogada, aos 18min, Lima avançou, tocou para Jajá que passou para Piccinini chutar a bola rasteira com perigo em direção ao gol do goleiro Feijão, que apenas ficou observando a bola passar perto da sua goleira.
Depois, o Riopardense tratou de se fechar, e segurar o resultado. O União tentou buscar mais um gol, mas a partida acabou em 2 a 2.

(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Ficha técnica – 4ª rodada – 2° turno – Série A/2
Local: Estádio Municipal Amaro Cassep, em Rio Pardo
Data: 02/06/2013
Horário: 15 horas
Árbitro: Leandro José Alflen
Auxiliares: Leirson Peng Martins, Marcelo Oliveira e Silva e Marcelo Cavalheiro Pereira.
Riopardense (R): Rodrigo Feijão, Bolacha, Alex, Caio, Kássio e Vinicius; Rafael (Souza – Jeisson), Paulo Santos e Wallace; Paulo Henrique (Douglas) e Tiago Matos. Técnico: Sérgio Perini.
União Frederiquense (U): Gallas, Vareta, Ícaro, Xavier e Ganzer; Patrola, Manivela, Piccinini e Lima (Gylvan); Gilian (Jajá) e Paulinho Macaíba (Thiago Correa). Técnico: Marcelo Caranhato.
Cartões amarelos: Caio, Douglas (R), Ganzer, Ícaro, Vareta e Jajá (U)
Gols: Vinicius e Wallace (R), Ganzer e Macaíba (U)
Placar Final: Riopardense 2 x 2 União Frederiquense


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai