sexta-feira, 14 de junho de 2013

TREINO ENCAMINHA EQUIPE PARA CONFRONTO DIANTE DO GUARANY

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Mesmo na última quinta-feira, 13, Dia de Santo Antônio e feriado em Frederico Westphalen em honra ao padroeiro, o elenco do União realizou mais um treino coletivo, quando encaminhou a equipe titular que deve atuar no jogo contra o Camaquã.
Antes de iniciar a atividade, o treinador Agenor Piccinin reuniu os jogadores e em um discurso onde enfatizou a palavra “força”, destacou também a importância de todos neste momento. “Ninguém é mais importante que ninguém. Todos têm a sua responsabilidade”.
Na sequência, o técnico dividiu a equipe em dois grupos, onde em campo reduzido, comandou um treino coletivo. O placar da atividade acabou em 2 a 2, após o time titular abrir dois gols de vantagem, quando Macaíba e Xavier marcaram, mas na segunda etapa, Serjão marcou os dois gols da equipe reserva e garantiu a igualdade no marcador. Piccinin também trabalhou o sistema de marcação, cobrou mais participação dos laterais, e treino cobranças de pênaltis.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Nesta sexta-feira, 14, o União retornou aos trabalhos novamente pela parte da tarde, quando no campo do Vermelhão da Colina, realizou uma atividade de finalização.
O Leão da Colina deverá entrar em campo para enfrentar o Guarany com: Bruno Hepp, Rodrigo Vareta, Ícaro, Xavier e Ganzer; Patrola, Manivela, Piccinini e Michel Lugo; Gilian e Paulinho Macaíba.


O atacante Hyantony (foto), que voltou aos treinamentos, não deve ser relacionado por uma questão de regulamento, já que o União pode optar apenas por três jogadores vindos da primeira divisão.
Antes do fim dos trabalhos desta tarde, o assessor de futebol do União, Giscard Salton, confirmou o desligamento do meia Deives Thiago, que teria faltado a uma sessão de fisioterapia, o que teria motivado a saída do jogador do grupo.
Na manhã deste sábado, 15, Agenor Piccinini ainda comandará o último treino antes do último jogo em casa do Leão da Colina no segundo turno. O decisivo duelo ocorre às 15h de domingo.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

UNIÃO RESCINDE COM DEIVES THIAGO

Jogador teria faltado ao seu compromisso com o clube e teve o contrato rescindido

O meia Deives Thiago, um dos últimos reforços anunciados pelo União Frederiquense na temporada teve seu contrato rescindido nesta sexta-feira, 14. O jogador, que chegou a atuar pelo clube em duas partidas, estava no departamento médico e teria faltado em uma sessão de fisioterapia, o que teria motivado a saída.
O assessor de futebol do União, Giscard Salton, confirmou a saída do jogador. “Faltar a fisioterapia, é como faltar a um treino. Se ele faltou em um treino, é uma falta grave. Neste momento, tudo tem que ser levado com seriedade”.
  

Créditos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ATENÇÕES VOLTADAS PARA A VITÓRIA

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Com conversa, oração e trabalho em dois turnos. Assim foi o segundo dia de Agenor Piccinin sob os comandos técnicos do União Frederiquense.
Em preparação para pegar o Guarany de Camaquã, no próximo domingo, a equipe do tricolor de FW na manhã desta quarta-feira, 13, realizou um treino técnico, onde o objetivo era aprimorar os cruzamentos e finalizações. Já no turno da tarde, o grupo retornou aos trabalhos, quando novamente no campo do Vermelhão da Colina, realizou um treino técnico e tático.
Para Agenor, as atenções neste momento tem que estar voltadas para a vitória. “É preciso focar em uma coisa. Temos que ganhar domingo. Depois vamos com tudo”, disse o treinador do Leão da Colina em uma das conversas de bastidores, já que não pode conversar com a imprensa ainda sobre futebol.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Antes do início da movimentação a tarde, o gerente de futebol do clube, Rafael da Rosa, reuniu o elenco no gramado para uma conversa, e posteriormente, rezaram. A prática da oração é comum antes das partidas no futebol brasileiro, porém, nos treinamentos, é novidade no Vermelhão da Colina. É mais uma das práticas adotadas pelo treinador Piccinin, que chegou nesta semana ao Leão da Colina. E se fé significa acreditar de forma intensa, os jogadores se unem ao treinador no culto pela reabilitação da equipe nesta reta final do segundo turno da Divisão de Acesso.
Para iniciar o treino, o auxiliar do preparador físico Ismael Rodrigues comandou uma atividade com os jogadores aprimorar o domínio da bola, cabeceio e passe. Em seguida, o elenco foi dividido em dois grupos, quando realizou um trabalho em campo reduzido.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
Sem coletes iniciaram o trabalho Hepp, Ganzer, Ícaro, Xavier, Itaqui, Patrola, Manivela, Michel Lugo, Piccinini, Macaíba e Gilian. Com coletes ficaram Cristiano, Caçapa, Talheimer, Tatto, Gylvan e Lima.
Participaram também Gallas, Mauricio Gaúcho, Anchieta, Bonnes, Correa, Deives, Jajá, Hyantony e Serjão.
Durante o treinamento, Piccinin que observava o posicionamento dos jogadores em uma das pontas do campo, cobrou que todos ficassem de frente para a bola todo tempo, além de parar algumas vezes as jogadas para corrigir cruzamentos e passes errados.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Um dos destaques da atividade foi o atacante Hyantony, que retornou nesta semana normalmente aos treinamentos com bola. O atleta marcou 7 gols e comandou o setor ofensivo. Os outros gols foram marcador por Macaíba 3 vezes e Piccinini mais duas 2 vezes. Manivela, Jajá, Gilian e Serjão marcaram um gol cada.
Antes de encerrar a segunda parte dos trabalhos, alguns atletas permaneceram no gramado para treinar cobranças de finalização.

Desfalques do treino
Se a notícia boa desta quarta-feira foi que o meia Deives retornou normalmente aos treinamentos, depois de se recuperar de uma lesão, em contrapartida o União não pode contar com outros três jogadores. Vareta e Matione, ambos sentindo o adutor, realizaram fisioterapia. Já Rinaldi, com a panturrilha inchada, por opção do técnico Piccinin, foi poupado do treino.

Equipe retorna aos trabalhos no feriado
Se para alguns nesta quinta-feira, 13, é feriado de Santo Antônio – que também é o padroeiro em Frederico Westphalen –, o elenco do União não folga. Pela manhã, o grupo recebeu um período para recuperação, mas a tarde, a equipe retorna a campo para realizar mais um treino tático, às 15h30min, no estádio Vermelhão da Colina.



Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai


Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PICCININ COMANDA PRIMEIRO TREINO À FRENTE DO UNIÃO

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Observando. Assim foram as primeiras horas de Agenor Piccinin, após chegar durante a madrugada da última terça-feira a Frederico Westphalen, e pouco tempo depois, já estar no gramado para acompanhar o seu primeiro treino como comandante do Leão da Colina.
Em pleno seu primeiro dia de trabalho, Piccinin teve que enfrentar alguns dos adversários diários do União. Vencer a forte neblina e o campo do Vermelhão da Colina.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
Sentando em um dos bancos de reservas, ao lado do novo preparador físico Paulão, e do gerente de futebol Rafael da Rosa, o treinador assistiu o treinamento onde todos os jogadores com condições de jogar, participaram.
As equipes foram dividias pelo auxiliar do preparador físico, Ismael Rodrigues, com 13 e 12 jogadores para cada lado. Os únicos que ficaram de fora da atividade, foram o meia Deives – que se recupera de lesão e realizou um trabalho separado do grupo –, e o goleiro Cristiano, que devido a problemas pessoais, se fez ausente do treino.
Sem poder conversar sobre futebol com a imprensa, até a próxima sexta-feira, 14, quando pela manhã deve ocorrer uma coletiva de imprensa, Agenor falou com orgulho sobre toda a sua família. A tentativa é que o treinador concentre esforços e a atenção somente no futebol, em busca de salvar a equipe frederiquense do rebaixamento.  
Na sexta-feira, deverá ocorrer a apresentação oficial da nova comissão e não se descarta que na oportunidade poderá haver anúncios de dispensas de jogadores.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Após o fim do treino quando o treinador pode fazer sua primeira avaliação sobre o elenco, Piccinin quis ver de perto o estado do gramado. O grupo teve algumas horas de descanso para retomar aos trabalhos a tarde.

Segundo turno de muito trabalho

Hyantony (ao centro) que se recupera de uma grave lesão, também retornou 
aos treinos (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Sob clima de ansiedade e tensão, os trabalhos foram retomados pela parte da tarde, quando Agenor Piccinin comandou o seu primeiro treino coletivo, novamente no campo do Vermelhão da Colina.
Na equipe com coletes iniciaram o treino Hepp, Ganzer, Ícaro, Xavier, Vareta, Rinaldi, Patrola, Manivela, Piccinini, Macaíba e Gilian.
No outro time jogaram Gallas, Anchieta, Maurício Gaúcho, Caçapa, Itaqui, Bonnes, Gylvan, Thiago Correa, Lima, Hyantony e Jajá.

Retorno aos trabalhos
Na manhã desta quarta-feira, 12, às 9 horas, o elenco deve realizar mais um treino tático, no estádio Vermelhão da Colina.
Com todos os esforços e atenções centrados para o decisivo jogo no próximo domingo, 16, no confronto entre União x Guarany de Camaquã, em Frederico Westphalen, às 15 horas.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

 (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
O preparador de goleiros, Edegar Giradi, também já iniciou os trabalhos no
Leão da Colina (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
O empresário Paulo acompanhou os dois turnos de treinamentos
do União (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

UNIÃO CONFIRMA REFORMULAÇÃO NA COMISSÃO TÉCNICA

Como a última esperança, Piccinin (foto) chega para tentar salvar o União (Foto: Divulgação Web)

Após 57 dias a frente do comando técnico do Leão da Colina, Marcelo Caranhato não é mais o treinador da equipe frederiquense. A informação foi confirmada no final da tarde desta segunda-feira, 10, após uma reunião a portas fechadas entre os dirigentes do clube.
Em sua passagem, Caranhato disputou 7 jogos, sofreu três derrotas – diante o Aimoré, Riograndense e o Gaúcho –, empatou três vezes – frente o Farroupilha, Ypiranga e Riopardense –, e conquistou apenas uma vitória – em cima do Glória de Vacaria.
Com Marcelo, também deixaram o clube o preparador físico Dimas Borges, o preparador de goleiros Matheus Kendzerski e o auxiliar técnico Julian Tobar.
Após toda a reformulação, a direção do União tratou de confirmar o novo comandante. Agenor Piccinin efetivou o seu acerto, e deve iniciar já na tarde desta terça-feira, 11, os trabalhos com o grupo de jogadores no Vermelhão da Colina.
O novo preparador físico deverá ser Paulo Gilberto dos Santos, o Paulão, ex-Inter e Cerâmica, e o treinador de goleiros será Edson Girardi, que já trabalhou no Veranópolis, no ano passado.
Confira a reportagem completa na edição impressa desta quarta-feira, 12, no jornal O Alto Uruguai.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

POSSÍVEL TROCA NO COMANDO DO UNIÃO

Caranhato (a esquerda) e Agenor (a direita)

Pela segunda vez no campeonato, o União Frederiquense deverá trocar de comando técnico. Após a derrota por 4 a 2 diante do Gaúcho, em Passo Fundo, já é dada como certa a demissão do treinador Marcelo Caranhato – ainda neste ano, o Leão da Colina foi comandado pelo técnico Tiago Nunes.
Mesmo ainda sem ter sido oficializada a rescisão, um forte nome já é cotado para assumir o tricolor de FW. O experiente treinador Agenor Piccinin, deve chegar para tentar buscar a reabilitação e livrar a equipe do União do rebaixamento. 
Natural de Concórdia, o treinador passou por diversos clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e tem, como maior conquista, o título catarinense de 2007 pela Chapecoense.
Piccinin pode, inclusive, desembarcar em Frederico Westphalen ainda na noite desta segunda-feira, quando deverá se reunir com os dirigentes do tricolor para possivelmente efetivar o seu acerto.
A direção do União pode definir  nesta tarde o futuro da atual comissão técnica e do elenco.


Agenor Piccinin tem um vasto currículo – Depois de ter uma breve carreira como jogador de futebol, atuou durante seis anos como preparador físico antes de se tornar técnico. A sua primeira experiência foi no Operários, de Ponta Grossa. Mas Piccinin ganhou destaque com o Chapecoense, em 1996, com a conquista do campeonato catarinense.
Na temporada 2001/2002, quando a equipe de Chapecó caiu para a Segunda Divisão, ele retornou ao clube e conquistou o título da Série B. Em 2007, em sua terceira passagem pelo Chapecoense, venceu a Copa SC e disputou a Copa do Brasil. O técnico possui ainda em seu currículo o título de campeão da Série B em 2003, pelo Cianorte, depois de 33 anos fora da elite do futebol paranaense. Conta ainda com uma passagem de cinco meses pelo Alh Nhadah, equipe da Arábia Saudita, e atuou também pelo Toledo, Ibirama e Joinville.
Piccinin foi contratado, em fevereiro de 2008, para dirigir o Joinville Esporte Clube. Em 2009 treinou o Santa Cruz, do Rio Grande do Sul, e depois treinou o Arapongas Esporte Clube, na disputa da fase final do Campeonato Paranaense da Série Prata.
No início deste ano, comandou o São José de Porto Alegre na 1ª Divisão do Campeonato Gaúcho, pedindo demissão em abril, e recentemente estava à frente do Marcílio Dias.


Fotos: Divulgação/Web
Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

domingo, 9 de junho de 2013

EM JOGO DRAMÁTICO, UNIÃO PERDE PARA O GAÚCHO E SE COMPLICA NA COMPETIÇÃO

(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

“Time apático, sem reação, sem atitude. O pior desempenho do União Frederiquense na competição”, assim definiu o técnico Marcelo Caranhato, no final da partida válida pela 5ª rodada da Divisão de Acesso.
Jogando no Vermelhão da Serra, na tarde deste domingo, 9, o União entrou em campo para o jogo que poderia garantir a reabilitação do time na Divisão de Acesso, contra o já rebaixado Gaúcho. Mas decepcionou o seu torcedor.
A equipe passofundense não tomou conhecimento do Tricolor de FW, e surpreendeu, vencendo por 4 a 2, e conquistando assim, a sua primeira vitória na competição.
Os gols do Gaúcho foram marcados por Danilo, Vagno (que marcou 2 vezes) e Adilson fechou o placar. Para o Leão da Colina, Vareta marcou os dois gols de honra da equipe frederiquense.
Com esse resultado, o União se complica na competição, e agora tem a obrigação de vencer as próximas três partidas que restam do 2° turno. No próximo domingo, 15, o União enfrenta em casa, o Guarany de Camaquã, às 15hs. Além, de ainda ter pela frente o duelo contra o Brasil de Pelotas e Inter de Santa Maria, fora de seus domínios, nas próximas rodadas, para tentar escapar do rebaixamento.

CLIQUE AQUI e veja os flagrantes da partida em Passo Fundo.


Jogo,
Apático, União não consegue se encontrar em campo

(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

O União vinha confiante, após conquistar uma vitória e um empate, para enfrentar o Gaúcho que ainda sem vencer na competição, contabiliza 11 derrotas e um empate. Mas em campo, nada deu certo para a equipe de Marcelo Caranhato.
No jogo de vida ou morte para os dois times, quem levou a melhor foi a equipe de Sandro Sottilli, que com intensa troca de passes, aproximação de jogadores e marcação no campo de ataque surpreenderam o time frederiquense, que não conseguiu se encontrar em campo. Foi assim, que aos 7min, Sandro Sotilli buscou a bola na intermediaria, e com tranquilidade, lançou para trás onde estava Danilo chutar no canto esquerdo e abrir o placar, fazendo 1 a 0 para o Gaúcho.
Adílson, Alan e Sottilli não deixavam o União respirar na partida, obrigando o goleiro Gallas a evitar que a equipe do Gaúcho abrisse larga vantagem no marcador.

(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Aos 34min, Ganzer em cobrança de falta obrigou o goleiro Sidnei a efetuar boa defesa. Na sequência, aos 35min, em cobrança de escanteio pela esquerda, bate e rebate na área, a bola sobrou para Vareta que colocou a bola no fundo das redes, marcando o gol de empate e do alivio para o União, 1 a 1.
Ainda no primeiro tempo, aos 44min, Adilson recebeu a bola e chegou ao ataque pelo meio, e chutou forte, mas a bola passou perto da trave.
Em jogada ensaiada, com 45min, Piccinini pela lateral lançou para Ganzer chutar cruzado e quase marcar o gol da virada do Tricolor de FW.

2° tempo
União não consegue reagir, e sofre a derrota

Vareta (ao centro), marcou os dois gols do União, mas não conseguiu evitar a derrota da sua equipe
(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Após um primeiro tempo de muita abofação e erros de passe, no retorno ao gramado para a segunda etapa, Caranhato fez a primeira alteração na equipe. Colocou Itaqui, no lugar do zagueiro Caçapa. Mas o jogo continuou dramático.
Aos 3mim, o meia atacante Adilson recebeu sozinho na área, e mesmo sem marcação, perdeu um gol na cara de Gallas, que conseguiu salvar o União.
Continuando com a posse de bola no campo ofensivo, a equipe do Gaúcho seguia em busca do segundo gol, e com tranquilidade, conseguiu marcar aos 8min. Jogada de Sandro Solttili que passou para Vagno chutar uma bomba no ângulo, e deixar o Gaúcho na frente novamente, fazendo 2 a 1.
O União esboçou uma reação na partida, aos 35min, quando, Vareta colocou o bola no ângulo e marcou o seu segundo gol na partida. Mas da parte da equipe frederiquense foi só isso. Bastou 30 segundos para a equipe do Gaúcho responder e ficar a frente do marcador novamente. Vagno recebeu a bola e colocou na gaveta, sem chances para o goleiro Gallas defender, deixando em 3 a 2 o placar.
Aos 40min, Gilian perdeu boa oportunidade de igualar o marcador para o União. Se ainda existia alguma esperança do tricolor chegar a um empate, aos 47 min, o zagueiro Xavier desarmou o jogador do Gaúcho, e o árbitro Luiz Carlos Boaro marcou penalidade máxima.  Adilson cobrou e converteu, decretando assim, a primeira vitória da equipe de Passo Fundo na competição.

(Foto: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai)

Após confirmar a derrota, os jogadores do União saíram da partida cabisbaixos. Os dirigentes do clube frederiquense lamentaram e definiram o resultado e o desempenho da equipe como “vergonhoso”. O assessor de futebol do União, Giscad Salton, disse que representante do clube se reunirão no decorrer desta semana, e atitudes serão tomadas, não querendo adiantar que atitudes serão essas.
O técnico do União, Marcelo Caranhato, também avaliou o desempenho da sua equipe: “Não está tudo errado. Mas hoje era um típico jogo para definir no campeonato. Chegar e se impor, ter atitude, ter espírito. Jogar mal e as vezes desorganizar é normal, mas agora, quando você entra ali dentro, você tem que dar a sua vida, sair arrastado. O time estava apático, sem reação, sem atitude. O pior desempenho do União Frederiquense na competição.
A gente se programa, se projeta, vê vídeos dos adversários até as 4 da manhã, o auxiliar meu ficou editando até as 3 horas da manhã para mostrar o lance, mostrar o que o adversário pode fazer dentro da partida, nas bolas paradas. Tem todo esse sacrifício.
Toda a estrutura que o clube vem oferecendo para nós, às vezes é mais do que a gente merece. Não estamos conseguindo trazer o resultado necessário a esse investimento todo”, disse Caranhato em entrevista coletiva.


Ficha técnica – 5ª rodada – 2° turno – Série A/2
Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo
Data: 09/06/2013
Horário: 15h30min
Árbitro: Luiz Carlos Boaro
Auxiliares: Jose Antônio C. Franco Filho e Charles Lorenzetti.
Gaúcho (G): Sidinei, Léo Nunes, Marcos Paulo, Marcelo e Vagno; Juan, Danilo, Danilo Conceição e Adilson; Alan (Marcelo) e Sandro Sotilli. 
União Frederiquense (U): Gallas, Vareta, Caçapa (Itaqui), Xavier, Ganzer (Tatto), Patrola, Manivela, Piccinini, Lima (Jajá), Paulinho Macaíba e Gilian. Técnico: Marcelo Caranhato.
Cartões amarelos: Sidinei, Marcelo, Marcos Paulo e Danilo (G); Caçapa e Xavier (U). 
Gols: Danilo Conceição, Vagno (2 vezes) e Adilson (G), Rodrigo Vareta (2-U).

Placar Final: Gaúcho 4 x 2 União Frederiquense


Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Matheus Muller/Jornal O Alto Uruguai