sábado, 23 de fevereiro de 2013

SERJÃO COMANDA GOLEADA DO UNIÃO FRENTE A S.E.R AJAP

União entrou em campo em Pinhalzinho-SC no seu segundo teste, e novamente fez prevalecer a preparação física (Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)


Novamente o União ditou o ritmo da partida. Mantendo o domínio do jogo, em seu segundo jogo-treino da pré-temporada 2013, o União enfrentou na tarde deste sábado, 23, o S.E.R AJAP, no Estádio Leopoldo Opelt, em Pinhalzinho-SC. Diante do time amador, que disputa o campeonato de amadores do catarinense, a equipe frederiquense triunfou facilmente, vencendo por 6 a 0.
O destaque da movimentação foi o atacante Serjão - que veio do Chipre para Frederico Westphalen para defender o Leão da Colina -, novamente comandou a vitória do União. Marcou o seu gol, e deu passe para outros 3 gols – que foram marcados por Caçapa, Michel Lugo e Thiago Correa - , sendo o jogador de referência no primeiro tempo. No segundo tempo, Correa marcou seu segundo gol na partida, e também o atacante Jajá que entrou na partida, sofreu pênalti, cobrou e marcou o dele, fechando a goleada frederiquense. 
Agora, a equipe comandada por Tiago Nunes, volta a campo no próximo sábado, dia 2 de março, às 16h, quando recebe no Vermelhão da Colina a equipe do Cruzeiro de Porto Alegre, no primeiro amistoso – sendo o terceiro teste - da pré-temporada do tricolor.
Confira na edição impressa do O Alto Uruguai desta quarta-feira, 27, a cobertura completa do jogo-treino em Pinhalzinho-SC, e mais informações sobre o amistoso em Frederico Westphalen do próximo sábado.


Foto: Marcio Bariviera/AI União Frederiquense

Ficha técnica – 2º Jogo-treino
Local: Estádio Leopoldo Opelt, em Pinhalzinho-SC
Data: 23/02/2013
Horário: 16h45min
Árbitro: Alessandro Bersch
Auxiliares: Antônio Hans e Vantuir Ludik
S.E.R AJAP (A)
Rafa, Mateus, Guido Ross, Estibe e Jeferson; João Adriano, Divan, Rafinha e Tigrinho; Jean Mor e Charles. Entraram: Ivan, Sul Brasil, Enoá, Volmir, Felipe, Nei, Wellington, Tiago, Sidnei, Mike, Danimar e Índio. Técnico: Emerson Pês.
União Frederiquense (U)
Gallas (Cristiano), Barão, Caçapa, Xavier (Aguinaldo) e Tatto (Anchieta); Wilian Bones (Gilvan), Itaqui (Thalheimer), Thiago Corrêa (Lima) e Jean Michel (Alex Goiano); Michel Lugo (Murilo) e Serjão (Jajá). Técnico: Tiago Nunes.
Cartões Amarelos: Divan e Volmir (A), Itaqui, Agnaldo, Gallas (U).
Cartão Vermelho: Divan
Gols: Serjão, Caçapa, Michel Lugo, Thiago Correa (duas vezes)  e Jajá (U)
Placar Final: S.E.R AJAP 0 x 6 União Frederiquense.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SEGUNDO JOGO-TREINO: PARA DAR RITMO E ENTROSAMENTO

No segundo jogo-treino da equipe, além de buscar dar ritmo e entrosamento aos jogadores, um dos objetivos será a ambientação em gramado maior (Foto: Caroline de Oliveira)


Serão pouco mais de 100 quilômetros percorridos para o União Frederiquense de Futebol conhecer o adversário do segundo jogo-treino de 2013. A disputa acontece a partir das 16 horas, no Estádio Leopoldo Opelt, em Pinhalzinho, com a equipe da SER Ajap, que disputa o Estadual de Amadores em Santa Catarina.
Para o técnico da equipe de FW, Tiago Nunes, o jogo-treino fora de casa faz parte de um processo de evolução da equipe e, diferentemente do que foi visto em Caiçara, quando o comandante relacionou duas equipes diferentes para cada tempo, em Pinhalzinho, uma única equipe deverá permanecer em campo por cerca de 80 minutos.
– Esperamos um jogo mais difícil do que este que tivemos contra o Selecionado de Caiçara, até porque é um adversário que disputa, mesmo sendo amador, campeonatos em Santa Catarina. Também teremos um gramado com dimensões maiores, por isso treinamos no Vermelhão da Colina, com o objetivo de ambientar o nosso time, que tem treinado em gramados apertados. Isso é uma característica que não podemos perder de vista, até porque o nosso fator local é em gramado maior. Ainda vamos buscar ter mais entrosamento do que tivemos em Caiçara, manter uma conduta defensiva boa e um time equilibrado, além de dar ritmo aos jogadores –, afirmou Nunes sobre o jogo-treino.
E, já conforme dirigentes do clube adversário, a partida deste sábado será o mais forte desafio já enfrentado pela equipe do AJAP. “Não tivemos muito tempo para preparar a equipe ideal e sem dúvida o AJAP sentirá o ritmo, mas será de muito proveito, pois também o jogo servirá como forte parâmetro para o Estadual 2013”.
O União deve entrar em campo para enfrentar o AJAP com Gallas; Barão, Xavier, Caçapa, Tatto; Itaqui, Willian Bones, Michel Lugo, Jean Michel, Thiago Corrêa; Serjão.

Relacionados
União – goleiros: Gallas, Cristiano; zagueiros: Xavier, Caçapa, Basso, Agnaldo; laterais: Barão, Tatto, Willian Bones, Anchieta; volantes: Itaqui, Thalheimer; meias: Alex Goiano, Tiago Corrêa, Michel Lugo, Jean Michel, Gilvan; atacantes: Serjão, Jajá, Murilo.

SER Ajapgoleiros: Rafinha Rosset, Cleto, Ivan e Sul Brasil; zagueiros: Stibe, Divan, Jeferson, Guigo; alas: Gustavo, Matheus, Didi, Felipe, Jeilson; volantes: Rafael Muller, João Adriano, Cláudio; meias: Rafa Denig, Maurício, Tigrinho; atacantes: Lopes, Adilson Noturno, Reineer.


Créditos: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

DOUGLINHAS RESCINDE COM O UNIÃO, E ACERTA COM O NOVO HAMBURGO

Douglinhas foi um dos destaques da equipe de juniores do União em 2012 (Foto: Arquivo AU)



O lateral-direito Douglas Fortes não é mais jogador do União Frederiquense. A informação foi confirmada através do site oficial do clube, na noite desta sexta-feira, 22, após o jogador publicar uma mensagem de despedida em seu perfil pessoal no Facebook. “Segunda-feira já em clube novo. Foi bom ter compartilhado um pouquinho do que vai ser esse ano a Divisão de Acesso. Conheci muitas pessoas nesse pouco tempo, mas vou pensar no meu futuro. Agradeço ao União Frederiquense por tudo”, declarou o agora ,ex-jogador frederiquense.
O prata da casa que foi um dos destaques no Estadual de Juniores em 2012, pelo União, e ainda no ano passado, conquistou o acesso para a Série A2 com o Gaúcho de Passo Fundo.
Em troca da liberação de Douglinhas, que já havia assinado contrato com o Leão da Colina, o clube ficará com 20% dos direitos federativos do atleta, o qual se apresenta na próxima segunda-feira ao Novo Hamburgo, equipe do Vale dos Sinos que atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho 2013.
Em comunicado oficial, o tricolor da Colina agradeceu ao atleta pelos serviços prestados, e desejou boa sorte ao lateral-direito.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

UNIÃO FAZ COLETIVO PENSANDO EM JOGO-TREINO COM A AJAP, EM PINHALZINHO-SC

Os trabalhos desta tarde foram realizados no Estádio Vermelhão da Colina (Foto: Caroline de Oliveira)

Neste sábado, às 16h, o União fará um jogo-treino no Estádio Leopoldo Opelt, em Pinhalzinho-SC, contra a S.E.R AJAP, clube que disputa o Campeonato Catarinense de Amadores. Pensando neste confronto, o técnico Tiago Nunes comandou nesta quinta-feira, 21, no campo do Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen, um coletivo para definir a equipe que entrará em campo no segundo teste da pré-temporada do tricolor frederiquense.

Conversa antes do treino


Antes de iniciar os trabalhos nesta tarde e dividir as equipes, Nunes reuniu o elenco em um corredor que da acesso ao campo, onde por cerca de 10min passou algumas instruções aos jogadores, que depois seguiram para o aquecimento.








Principais dúvidas testadas

(Foto: Daiane Binello) 

O coletivo terminou empatado em 1 a 1, com um gols de Serjão e Lugo. A equipe principal, e com coletes vermelho, treinou com Gallas, Xavier, Caçapa, Barão, Tatto (Ariano), Bonnes, Itaqui, Goiano (Lugo), Correa, Murilo (Jean) e Serjão (Jajá).
Na equipe sem coletes treinaram Cristiano, Basso, Agnaldo, Ariano (Tatto), Lima, Thalheimer, Gylvan, Jean (Murilo), Lugo (Goiano), Jajá (Serjão), Matione (Manivela).

Serjão abriu o placar do coletivo (Foto: Daiane Binello) 

Douglinhas, Rinaldi e Bruno Hepp realizaram um treinamento especifico separado dos demais colegas de elenco. Anderson Bill e Marcelo Butty seguem no departamento médico.
Aos 10min, Murilo entrou na área sozinho, Cristiano saiu na bola, e Murilo chutou em cima do goleiro, que defendeu. No rebote, Serjão colocou a cola no fundo das redes, abrindo o placar para a equipe de colete vermelho (foto).
Já com 16min, foi a vez de Michel Lugo empatar para a equipe que estava sem coletes. Após bate e rebate na entrada da área, a bola ficou sobrando no meio de cinco jogadores da equipe adversária. Lugo que vinha de trás, entrou correndo no meio do grupo de jogadores, roubou a bola, conduziu até a área, enquanto todos ficaram parados vendo a jogada, Gallas não conseguiu sair a tempo na bola, e Lugo deixou tudo igual, em 1 a 1 (foto do lance abaixo).

Lugo aproveitou a falha da zaga e igualou o marcador do coletivo (Foto: Daiane Binello) 

Depois disso, o goleiro Cristiano foi bastante exigido e correspondeu. O jovem goleiro que agradou no jogo-treino em Caiçara e vem se destacando nos treinamentos - foi um dos destaques dos juniores em 2012 no União Frederiquense, e subiu para a equipe principal -, cada vez mais se destaca pela qualidade técnica e pela evolução eminente que demonstra nos trabalhos.
Durante o coletivo desta tarde, o comandante testou as principais dúvidas que enfrenta. Tanto na lateral-esquerda – com Tatto e Ariano -, quanto no meio campo – com Goiano, Lugo e Jean, até o ataque com Murilo, Serjão e Jajá que disputam as posições.
Aos 30min de coletivo, Nunes chamou Manivela que corria em volta do campo e se recupera de lesão, que entrou no lugar do atacante Matione.
O goleiro Bruno Hepp ao ser indagado se voltaria a campo já no próximo sábado, contra o AJAP, declarou: “Para o jogo-treino deste sábado (contra o AJAP), não tenho mais esperanças”. Hepp deve voltar amanhã aos trabalhos, após ter uma contratura muscular no posterior da coxa direita, na última quinta-feira, 14, quando se lesionou no final do treino sozinho.

Equipe ainda em definição

(Foto: Caroline de Oliveira)

O preparador físico do União, Gian de Oliveira, disse que a equipe ainda não está definida. “Nós temos muita coisa a esconder. Somente minutos antes da partida revelaremos nossa escalação. Até porque temos algumas dúvidas. Temos bons jogadores da mesma função, e esperamos os próximos treinamentos para definir nossas principais dúvidas”, revelando quais são as principais dores de cabeça, mas não revelando nomes, Gian complementou. “Pela nossa qualidade ofensiva, temos uma dor de cabeça boa. Queremos sempre ter essa dor de cabeça. O ruim é quando você não tem quem colocar, e tem que improvisar. Mas que bom que nós temos jogadores brigando pela titularidade. Ter qualidade é uma dor de cabeça gostosa”, explicou o preparador físico.  
(Foto: Daiane Binello) 

No último domingo, 17, o União derrotou o Selecionado de Caiçara por 4 a 1 em seu primeiro jogo-treino da pré-temporada 2013. Para o próximo teste, Nunes em entrevista exclusiva a reportagem do O Alto Uruguai, disse o que espera da sua equipe.
- Esperamos um jogo mais difícil do que esse que tivemos contra Caiçara, até porque apesar da equipe, mesmo sendo amadora, por característica disputa o estadual de amadores de Santa Catarina, é um selecionado um pouquinho mais forte, também daqui a pouco tem um gramado com dimensões maiores, por isso que vamos treinar no Vermelhão da Colina hoje, para ambientar nosso time que vem treinando somente em  gramados apertados, e essa é uma característica que não se pode perder de vista, e nosso fator local é em um gramado maior, e ter um pouquinho mais de entrosamento que tivemos lá, ter uma conduta defensiva boa, manter um time equilibrado, chegando no ataque, criando chances, dar ritmo aos jogadores, porque é sistema um pouco novo, os jogadores estão se conhecendo, então naturalmente precisam de tempo para conseguirmos uma melhor qualidade, disse o comandante do União.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Daiane Binello e Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai 


Mais fotos 

Auxiliado por Julian, Nunes comandou coletivo (Foto: Caroline de Oliveira)


(Foto: Caroline de Oliveira)


No final do coletivo, alguns jogadores ainda permaneceram no campo treinando bola parada e pênalti
(Foto: Caroline de Oliveira)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESCOLINHA DO UNIÃO: COM FOCO NA PREPARAÇÃO


Jogo das escolinhas aconteceu antes da disputa entre União e Selecionado de Caiçara
(Foto: Caroline de Oliveira)

Eles não eram as estrelas da programação, mas arrancaram gritos de apoio e incentivo que poderiam confundir os menos atentos. Antes do jogo-treino entre a equipe principal do União Frederiquense de Futebol e o Selecionado de Caiçara, os garotos da categoria sub-17 da Escolinha do União entraram em campo para enfrentar a equipe da Escolinha do Figueiras.
E, ditando o ritmo da partida, os “meninos” garantiram a vitória pelo placar de 3 a 0, com gols marcados pelo lateral esquerdo, Pablo e dois do atacante, Zé Botesini. De acordo com um dos professores da escolinha, Rogier Soares Antunes, para o grupo este é um bom momento. “Podemos avaliar positivamente este amistoso, até por ser a primeira vez que estamos jogando na região. Foi um treino voltado ao crescimento da equipe, além de ser uma disputa preparatória para as futuras competições”, avaliou.

CLIQUE AQUI e veja mais fotos.


Equipe da Escolinha do União venceu pelo placar de 3 a 0(Foto: Caroline de Oliveira)

Escolinha do Figueiras jogou no último domingo, 17, em Caiçara(Foto: Caroline de Oliveira)


Texto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

FLAGRANTES DO JOGO-TREINO EM CAIÇARA




Foto: Caroline de Oliveira

Durante o jogo-treino, uma prática que já se torna comum em alguns treinos da equipe foi realizada também em Caiçara. A gravação das atividades, que serão analisadas posteriormente pelo técnico, Tiago Nunes.

Foto: Daiane Binello

Outro fato que chamou a atenção foi a utilização de um rádio comunicador pelo comandante da equipe. Com quem será que Nunes trocava informações?

Foto: Fábio Pelinson

Uma presença na torcida gerou curiosidade, Ismael Gaúcho, que atuou pelo União na última temporada e atualmente reside em FW assistiu a partida. Ismael conversou com a equipe de reportagem do AU e esclareceu que não acertou com um time do exterior, apesar de ter retornado há pouco da China. “Agora estou aqui no Brasil esperando uma situação boa, já tenho algumas propostas, mas por enquanto nada de concreto”, afirmou.

Foto: Daiane Binello

Se fora do gramado, um ex-atleta chamou a atenção pela dúvida de ser ou não ser um jogador do clube de FW, dentro do campo, o atleta Ariano, conhecido no União por Anchieta, atraiu os olhares por ser natural de Caiçara. “É muito bom poder jogar em casa, com todos assistindo, até por ser a primeira vez que jogo em Caiçara como atleta profissional”, revelou.

Foto: Daiane Binello

Ainda em campo, mas pelo time adversário, o jogador Paulo Ricardo Machado Falcão, de 25 anos, teve a oportunidade de atuar no jogo-treino para ser avaliado pelo União. O atleta que joga como meia-direita ou atacante é natural de Florianópolis.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ATAQUE CONTRA DEFESA: NUNES COMANDA TREINO TÉCNICO NO S.E.R BANGÚ

União realizou treino técnico nesta tarde (Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

A terça-feira do União iniciou com acadêmica, pela manhã, e terminou a tarde com treino técnico. O elenco tricolor participou nesta tarde de uma atividade de ataque contra defesa comandada pelo técnico Tiago Nunes, no campo do S.E.R Bangú, em Frederico Westphalen.

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

O treinador separou os jogadores em dois grupos durante a atividade. Os zagueiros e volantes usaram coletes vermelho e sempre em menor número em campo, tinham funções exclusivamente defensivas. Os laterais, meias e atacantes, que treinaram sem coletes, e com mais jogadores no grupo, tinham como única responsabilidade armar jogadas em direção ao gol. O time ofensivo que deixasse a defesa dar mais de cinco toques ou passar a bola pelos cones brancos, como forma de punição, tinha que fazer mais de 30 flexões. Devido que estavam em superioridade e deveriam desarmar a equipe adversária antes dos cinco toques.

Retornos e mais um lesionado

Zagueiro Agnaldo retornou aos treinos (Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Quatorze dias longe dos gramados. Este foi o tempo de recuperação do zagueiro do União, Agnaldo, que se machucou no último dia 4, durante o aquecimento do treino. Nesta tarde, Agnaldo treinou normalmente com os demais companheiros de equipe (foto acima). O volante Manivela que estava se recuperando de lesão, também retornou aos trabalhos.
Se a notícia boa foi que dois dos lesionados do União voltaram a treinar, em contra-partida, outro jogador frederiquense se machucou no treino nesta tarde. O meia-atacante Lima (foto), após uma dividida de bola, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, e teve que sair logo no início do trabalho com bola. Como a lesão foi leve, diagnostico inicial, a previsão é que ainda amanhã, o meia-atacante já retorne aos trabalhos.
O departamento médico do União que está movimentadíssimo, ainda conta com as presenças de Anderson Bill, que após detectar através dos exames iniciais que sofreu uma lesão no colateral medial do joelho direito, segue realizando mais exames para diagnosticar com precisão a gravidade da lesão, para saber se atingiu os ligamentos.

Jogadores seguem em recuperação (Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Rinaldi e Douglinhas também não treinaram com bola, apenas correram em volta do gramado, e realizaram um trabalho especifico com o preparador físico, Gian de Oliveira. O goleiro Bruno Hepp, também correu em volta do gramado, e depois ficou apenas observando as atividades.
O elenco tricolor volta a treinar na manhã desta quarta-feira. A atividade está marcada para às 9h, em local ainda a ser definido. 


Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

UNIÃO CONFIRMA SEGUNDO JOGO-TREINO E O ADVERSÁRIO DE SEU PRIMEIRO AMISTOSO

Estádio Leopoldo Opelt e o estádio Vermelhão da Colina deverão sediar os jogos (Foto: Divulgação Web)


A preparação do União Frederiquense para a disputa da Divisão de Acesso – Série A2 que inicia no próximo dia 17, segue intensa e o clube segue agendando testes para a equipe já ir entrando no ritmo da competição. Depois do cancelamento do jogo-treino que seria realizado em Chapecó, contra Chapecoense, o através do seu site oficial, o União confirmou nesta terça-feira, 19, um jogo-treino e um amistoso.
O segundo jogo-treino do União que será realizado em Pinhalzinho-SC, no próximo sábado, onde o Leão da Colina enfrentará a S.E.R AJAP, clube que disputa o Campeonato Catarinense de Amadores. A partida será realizada no Estádio Leopoldo Opelt e terá início às 16 horas.
Já o primeiro amistoso da pré-temporada 2013 do tricolor frederiquense, será realizado em Frederico Westphalen, no estádio Vermelhão da Colina, no próximo dia 02 de março, às 16 horas, quando a equipe receberá o Cruzeiro de Porto Alegre. Será a primeira apresentação do elenco 2013 em terras frederiquense.
O amistoso fará parte da programação oficial de aniversário do município de Frederico Westphalen, o qual está completando 58 anos de emancipação.
Segundo o assessor de imprensa do União Frederiquense, Marcio Bariviera, o clube escolheu adversários que desafiassem a equipe. “O nosse segundo jogo-treino, será contra a S.E.R AJAP de Pinhalzinho-SC, que apesar de ser um clube amador, tem uma boa estrutura, e tem uma forte equipe. Já para o nosso primeiro amistoso, queríamos que fosse uma equipe de Série A, e como o Cruzeiro de Porto Alegre foi um dos oito clubes que foram eliminados do primeiro turno do Gauchão, conseguimos acertar o amistoso com eles. Acreditamos que ambos os confrontos serão bons testes para nossa equipe, pois são dois times fortes, e que nos desafiarão”, explicou Bariviera. 


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CANCELADO JOGO-TREINO ENTRE CHAPECOENSE X UNIÃO

Na próxima quarta-feira, 20, o União viajaria até Chapecó, onde enfrentaria no CT da Aurora a equipe da Chapecoense, em seu segundo jogo-treino da pré-temporada 2013. A pedido da direção da “patrola verde”, como a equipe de Chapecó é chamada, a partida foi cancelada.
Segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa do União Frederiquense no site oficial do clube, o cancelamento se deve em virtude de baixas por lesões, somado à partida de caráter decisivo – que pode consolidar a conquista do primeiro turno do catarinense -, no próximo final de semana, contra o Guarani de Palhoça, no estádio Josué Annoni, em Xanxerê. Quando nesta segunda-feira a Chapecoense solicitou cancelamento do jogo-treino, a qual foi prontamente atendida pela direção do Leão da Colina.
A partida deverá ser remarcada nos próximos dias, tento a possibilidade de acontecer em Frederico Westphalen, em uma data ainda a ser acordada entre os clubes.
Os desfalques da Chapecoense são o lateral direita, Fabiano, e o atacante Ronaldo Capixaba. Já no União Frederiquense, a lista dos lesionados também cresceu após o jogo-treino deste domingo. Douglas Rinaldi, Manivela, Douglinhas, Agnaldo, Anderson Bill que estão se recuperando de lesão e não jogaram. Marcelo Butty que saiu com 10min de partida, e Talheimer, que havia entrado no lugar de Butty e também acabou se machucando, durante o jogo em Caiçara, devem passar por avaliações nesta segunda-feira.


Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

domingo, 17 de fevereiro de 2013

ATACANTES MOSTRAM SERVIÇO E UNIÃO VENCE O PRIMEIRO JOGO-TREINO

Atacante Jajá (comemorando ao centro da foto), comandou a vitória do União no primeiro jogo-treino
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Vitória da coletividade, no primeiro jogo-treino da pré-temporada 2013 do União Frederiquense. Pressionando, marcando forte, tendo a posse de bola, criando alternativas defensivas, e principalmente tendo uma boa imposição, o Leão da Colina ditou o ritmo da partida e derrotou por 4 a 1 o selecionado amador de Caiçara, em seu teste de estréia, na tarde deste domingo, no campo do São Luiz, em Caiçara. Com gols de Serjão, Jajá - que marcou duas vezes - e Murilo, que completou para o União. O meia-atacante Guilherme ainda descontou para a equipe de Caiçara, no segundo tempo, que não teve forças para reverter o marcador.
Presença do torcedor, que mais uma vez compareceu em grande número para ver o União jogar, gol relâmpago nos primeiros segundos - no terceiro passe do jogo -, e bom trabalho dos atacantes que mostraram serviço, também foram alguns dos destaques que o tricolor frederiquense demonstrou no primeiro teste.  


Jogo

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


No primeiro tempo, o União no esquema 4-4-2 entrou em campo com Gallas, Caçapa, Xavier, Tatto, Itaqui, Butty, Correa, Jean Michel, Michel Lugo e Serjão. Após o depois do pontapé inicial da partida quem piscou perdeu o primeiro gol da partida. De jogada ensaiada, no terceiro passe da partida, o União abriu o marcador com Serjão – atacante de referencia da equipe no primeiro tempo. Jean Michel que deu o primeiro chute do jogo, e passou para Thiago Correa, que recebeu e tocou para o atacante Serjão receber na entrada da área e fazer o primeiro gol da partida e ir comemorar com o companheiro de equipe Anderson Bill – zagueiro do União que se lesionou na última sexta-feira durante o treino (foto abaixo).

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


Logo inicio do jogo-treino, o União perdeu mais um jogador. Butty voltou a sentir dor no músculo da perna direita, e Thalheimer teve que entrar em seu lugar e substituí-lo.
Depois do gol relâmpago do União, a equipe de Caiçara tentou se defender como pode e por todo o primeiro tempo conseguiu. O União continuou a ter o domínio da partida, mas pecando apenas nas finalizações não conseguia sair do 1 a 0. Tentou ampliar o marcador novamente com Serjão, Michel Lugo, Correa e Itaqui, sem sucesso. Todos pararam na zaga bem postada da equipe de Caiçara.
No campo defensivo do União, apenas um susto.Apos descuido da zaga, Joãzinho Pastoril perdeu grande oportunidade de igualar o placar, na única jogada de perigo para o goleiro Gallas do União.
O primeiro tempo terminou com o placar em vantagem para o tricolor frederiquense, e para segundo tempo, como o técnico do União, Tiago Nunes, já havia adiantado, todos os jogadores foram substituídos e agora com Cristiano, Lima, Basso, Anchieta, Gylvan, Willian Bones, Thalheimer, Alex Goiano, Murilo, Mattioni e Jajá, o União entrou em campo com um time mais leve e solto. O jogo ganhou velocidade, e a equipe frederiquense criou mais.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


O jovem atacante Matione, foi o destaque do União no inicio da segunda etapa. Ficou duas vezes seguidas na cara do gol. Na primeira subiu e de cabeça quase ampliou o marcador (foto), e na outra bela jogada, recebeu da direita, e mesmo marcado pelo camisa 10, Murilo, da equipe de Caiçara, girou e chutou. A bola passou raspando a trave.
Agora, Jajá como atacante de referencia, o jogador que foi um dos artilheiros da Divisão de Acesso em 2012, iniciou a partida recebendo marcação individual do camisa 2, André, de Caiçara. O atacante do União parecia não se encontrar em campo. Não conseguia se desvincilhar da marcação, e quando conseguia tocar na bola, era interceptado. Só se encontrou em campo aos 36min, após tentar muitas vezes sem sucesso, demonstrar seu futebol. Alex Goiano deixou Jajá na cara do gol, que dessa vez não desperdiçou, fazendo 2 a 0 para o União para a  alegria das mais de 300 pessoas que compareceram para ver o União em campo.

Atacante Murilo fechou o placar com um belo gol (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O União continuou dando ritmo do jogo. Aos 40min, no meio de campo, Itaqui passou a bola para o atacante Murilo que pedia livre na esquerda, que dominou no peito e conduziu a bola até a área, onde esperou o goleiro Bolegon sair da área para chutar por cima, no canto esquerdo, ampliando o placar para 3 a 0 (foto).
Aos 42min, a Seleção de Caiçara tentou reagir na partida, e chegou a descontar com Guilherme. Após bate e rebate na área defensiva do União, no rebote, Guilherme chutou no ângulo direito do goleiro Cristiano, marcando um belo gol, e descontando o marcador.
E antes que a equipe mandante do jogo, se sentisse em casa, já no embalo, Jajá marcou mais uma vez, e deu números finais a partida. Quase no fim do jogo, aos 44min, Alex Goiano tocou para Bonnes, que escorou para Jajá que vinha de trás, e mesmo sem ângulo, chutou ampliando e fechando o placar da partida em 4 a 1 para o União Frederiquense.


Ficha técnica - Jogo-treino
Local: Campo do São Luiz, em Caiçara-RS.
Data: 17/02/2013
Horário: 16hs
Árbitro: Jones Fernandes
Auxiliares: Bernardo Sidloski e Rosélio Marion
Seleção de Caiçara ( C )
Bulegon, Maicon, Andrezão, Paulo e Alexandre; Diogenes, Joãozinho, Murilo e Daniel Santos; Milton Júnior e Daniel Nego. Entraram: Volmir, Diego, Iago, Guilherme, Paulo Falcão, Patrick, Marcelo Tiburski e Dieverton. Técnico: Celestino Zambonatto. 
União Frederiquense ( U)
Gallas, Barão, Caçapa, Xavier e Tatto; Marcelo Butty, Itaqui, Thiago Corrêa e Jean Michel; Michel Lugo e Serjão. Entraram: Cristiano, Lima, Basso, Anchieta, Gilvan, Willian Bones, Thalheimer, Alex Goiano, Murilo, Mattioni e Jajá. Técnico: Tiago Nunes.
Cartões Amarelos: Milton Júnior, Diogenes, Diego (C); Barão, Murilo e Mattioni (U). 
Cartão Vermelho: Diogenes (C)
Gols: Serjão (U), Jajá (U), Murilo (U), Guilherme (C) e Jajá (U). 
Placar Final: Seleção de Caiçara 1 x 4 União Frederiquense.

Avaliações
O atacante Jajá que marcou dois gols no jogo-treino, comentou sobre o seu desempenho. “Já estamos conseguindo entrosar bem o grupo e quando o grupo está entrosado fica tudo mais fácil, dessa fez meus companheiros me deixaram na cara do gol, e tive a felicidade de fazer. Estava um pouquinho travado, pois estamos em final de pré-temporada, e os trabalhos estão sendo muito fortes, mas foi bom para uma primeira avaliação, e como comentamos. ‘ A primeira impressão é a que fica’, e deixamos uma boa impressão, para o torcedor, acredito. Agora é continuar trabalhando, para o início do campeonato”.  

Tiago Nunes – Técnico do União
“Se formos contabilizar de maneira geral as chances de gol que a gente criou em referência com o que o adversário criou, a diferença é absurda, o adversário acabou tendo três chutes  em direção para o nosso gol, um dos chutes foi o gol, que foi muito bonito de média distância, e a gente conseguiu impor o nosso ritmo, marcar alto, conseguiu ter posse de bola, conseguimos sair jogando, tivemos gols bonitos, e o mais importante é que criamos muitas alternativas ofensivas alem de ter uma boa postura defensiva. Lógico que temos que melhorar o posicionamento, porque a ênfase não era essa no momento, sempre voltada para a organização defensiva, e como disse anteriormente, o adversário teve poucas chances, então acho que para um primeiro trabalho foi bom. Estamos ainda no processo de evolução, nossa meta é no dia 17 de março estarmos prontos para nossa estréia contra o Santo Ângelo, agora logicamente vamos passo a passo evoluindo, agora contra a Chapecoense quarta-feira, 20, já vamos deixar uma equipe base jogando mais tempo e vamos também contar com o retorno de alguns jogadores que não participaram hoje, e trabalhar bem, com calma, para que todos participem, até a estreia na Divisão de Acesso temos que fazer experiências, para estabelecer o padrão de jogo, principalmente criar a identidade que a gente quer e que o time demonstrou um pouco hoje, pressionando alto, marcando forte, que tendo a posse de bola, que criando alternativas defensivas, principalmente tendo uma boa imposição”, avaliou Nunes.

Rafael da Rosa - Gerente de Futebol do União
“Neste começo não avaliamos tanto a questão do resultado. A gente sabe que o campo pequeno, a irregularidade do gramado, as dimensões dentro do campo dificultam colaborar pelo treinamento que vem sendo feito, acaba tendo muito contato, acaba não tendo um parecer correto do que tu quer, pois vamos jogar em campos de dimensões maiores, mas estamos todos satisfeitos. Para esse primeiro teste, observamos todos empenhados, em prol do mesmo objetivo, e estamos muito satisfeitos pelo que ocorreu aqui hoje”, comentou o Rafael.

Celson Oliveira – Presidente do União
“Até por ser o primeiro teste, usando dois times, todo mundo correspondeu, apesar do campo não ajudar muito para a gente ter uma avaliação mais forte, mas o importante é que a equipe jogou bem, que uma das características da equipe do Tiago Nunes é a “pegada” e estar marcando bastante, a primeira impressão foi boa, e ainda teremos bons jogos ainda”


Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Caroline de Oliveira, Daiane Binello e Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)