sábado, 16 de fevereiro de 2013

ÚLTIMOS AJUSTES ANTES DO PRIMEIRO TESTE

Machucado, Bill ficou apenas observando o treino (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 

A bola volta a rolar para o União Frederiquense. Neste domingo o tricolor frederiquense fará seu primeiro teste de preparação visando a Divisão de Acesso2013 – Série A2. O time comandado por Tiago Nunes realizará um jogo-treino contra o Selecionado de Caiçara amanhã, 17, no campo do São Luiz, em Caiçara. O União que estreia na Série A2 contra o Santo Ângelo, fora de casa, no dia 17 de março, às 15hs30min. Sendo assim, a manhã deste sábado foi de trabalhos no campo do Vermelhão da Colina.

Bate-papo de portas fechadas
Antes de iniciar o treino desta manhã, a direção do União se reuniu com os jogadores e a comissão técnica, nas dependências do ginásio do Itapagé, para o primeiro bate-papo do início da pré-temporada. A reunião foi com as portas fechadas, e perdurou por 48 minutos.








Ajustes finais

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 


O treino iniciou por volta das 10hs29min. Inicialmente o grupo foi dividido. De um lado Cristiano, Xavier, Caçapa, Tatto, Barão, Butty, Itaqui, Michel Lugo, Jean, Thiago Correa e Serjão enfrentaram a equipe de coletes verde Gallas, Basso, Lima, Thalheimer, Gylvan, Ariano, Goiano, Bonnes, Matione, Jajá e Murilo.
No primeiro toque na bola, Nunes parou o treino e corrigiu o posicionamento dos atletas. Logo depois, inverteu os atletas de campo, e assim ficou alternando, parando o treino, orientando os atletas, e prosseguindo com os trabalhos.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 

Perguntado sobre o que procurará observar no jogo-treino de amanhã, em Caiçara, o comandante do União pontuou algumas questões. “Vou procurar observar a postura defensiva, que os jogadores coloquem em prática o que treinamos. Espero também ver as individualidades, a evolução dos jogadores, até pela questão do emocional, que altera de treino para jogo”, disse Nunes.
No treino desta tarde, apenas os que não foram relacionados para a partida de amanhã, fizeram musculação. Entre eles, Rinaldi, Manivela, Douglinhas e Agnaldo, que ainda estão se recuperando de lesão.  

Lesionados preocupam

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 

Bill e Hepp são alguns dos jogadores que prometem ser os destaques do União na temporada 2013, e ambos não tiveram um bom final da semana de trabalho. O zagueiro Anderson Bill (foto acima), que na tarde de ontem se lesionou durante o treino, apenas acompanhou as atividades ao lado do campo. Devido ao inchaço no joelho direito, fez um tratamento com gelo. O goleiro Bruno Hepp, que teve uma contratura muscular no posterior da perna direita, no treino da última quinta-feira – também não participou das atividades na sexta-feira e neste sábado, por precaução -, pode ser poupado do jogo-treino de amanhã, caso continue a sentir dor. Durante o treino desta manhã fez um trabalho especifico com o preparador de goleiros, Matheus Kendzerski (foto abaixo).

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai) 


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

ADELKI É LIBERADO PELO UNIÃO

O meia-atacante, Adelki, já havia chegado no União para a pré-temporada 2013 lesionado



A manhã da última sexta-feira iniciou movimentada no União. O jovem meia-atacante, Adelki Kaleu de Lima Estival, 18 anos, foi liberado pela direção do tricolor frederiquense.
O diretor de futebol do União, Vinicius Giradi, em entrevista exclusiva ao jornal O Alto Uruguai, comentou sobre a liberação do jovem meia-atacante. “Na verdade não tínhamos contrato assinado com o jogador. Ele já se apresentou lesionado, e o clube fez todas as avaliações possíveis com fisioterapeuta e médicos da área, todos exames necessários. Se constatou efetivamente que a demora e a lentidão que se teria do jogador Adelki, e até para ele poder ter uma recuperação tranquila em casa, também por uma questão de cautela jurídica, já que o clube não pode assinar contrato, devido que tem que passar em todos os exames”, explicou Girardi, que disse também que a liberação aconteceu de forma amigável. “Adelki foi um dos destaques dos juniores em 2012, e retornou esse ano pela qualidade. Amigavelmente o liberamos. Deixando as portas abertas do clube no futuro para ele”, declarou Vinicius.
Agora, Adelki retorna a cidade natal, Capitão Leônidas Marques-PR, onde reside com a sua família, para continuar o tratamento da grave lesão que tem no joelho esquerdo, a qual, segundo informações, já teria chegado lesionado no União para a pré-temporada 2013.




Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

ANDERSON BILL SE MACHUCA, E DESFALCARÁ O UNIÃO POR PELO MENOS 30 DIAS

Bill lesiona o joelho direito durante coletivo em Caiçara (Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)


Na tarde da última sexta-feira, 15, o treino que era para ser de muita alegria e descontração – já que o técnico Tiago Nunes completava 33 anos e o grupo prometia “surpresas” –, acabou se tornando um dia tumultuado e de preocupações.
Nas atividades realizadas em Caiçara, no campo do São Luiz, onde neste domingo, 17, o União enfrenta um selecionado local amador do município, durante o último coletivo em preparação para o jogo-treino, um dos destaques do União na pré-temporada, que era também uma das apostas da equipe na Divisão de Acesso 2013, o zagueiro Anderson Bill, 31 anos, em uma dividida de bola com um companheiro de equipe, já quase no fim do coletivo, levou a pior, acabou machucando o joelho direito. Imediatamente foi atendido pelo Dr. Celestino, que reside em Caiçara, e estava acompanhando o treino, e posteriormente foi conduzido ao hospital, onde ficou aos cuidados do Dr. Milton Rocha.
Segundo o Gerente de Futebol do União, Rafael da Rosa, já havia a preocupação pelo campo ter dimensões muito pequenas. “Tivemos a preocupação pelo campo ser pequeno e apertado, e é inevitável o contato. Quando houve a dividida de bola, imediatamente o levamos para o hospital, quando já passou por exames. Não teve inchaço no local na hora, o que é bom, e o Dr. Milton Rocha, avaliou inicialmente e disse que não afetou os ligamentos, mas o diagnóstico mais profundo deve ser realizado no final da tarde da próxima segunda-feira, 18, quando o resultado dos exames deverá estar pronto”, disse Rafael.
Anderson Bill deverá desfalcar o União por mais de 30 dias, segundo a previsão inicial. Acredita-se que não seja necessário a realização de uma cirurgia, o que estenderia ainda mais o período do atleta fora dos gramados. Na próxima segunda feira, Bill deverá ser submetido a outros exames que deverão diagnosticar com precisão a gravidade da lesão.
Indagado sobre as lesões de início da pré-temporada – Bill é o sexto jogador lesionado –, Rafael disse que a maioria dos casos foi por choque normal de jogo. “É raro um atleta treinar sem dor. Ainda mais em início de pré-temporada. Tivemos dois casos mais cautelosos (entre os seis jogadores lesionados), e os demais estão sendo poupados por precaução mesmo. Mas a maioria se machucou em choque e disputa de bola normal. Mas nós temos a preocupação com todas as lesões”, destacou o gerente de futebol do União.  
Os treinos que antecedem o primeiro teste de 2013 continuam neste sábado, 18, no treino que inicia nesta manhã, às 9 horas, no campo do Vermelhão da Colina.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TEMPO FECHADO NÃO ATRAPALHA TREINO DO UNIÃO NO VERMELHÃO DA COLINA

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Treinos de finalização, coletivo e treino de cobrança de lateral e escanteio, foram as atividades que marcaram mais uma quarta-feira, nos campos da Linha 21 de Abril e no campo do Vermelhão da Colina, em mais de quatro horas de trabalho, em dois turnos, de muito trabalho.
No decorrer que vai se aproximando o primeiro teste do União – que acontece neste domingo, em Caiçara, contra um selecionado amador do município –, os trabalhos se intensificam, e o técnico que comanda a equipe do União, Tiago Nunes – que nesta sexta-feira, dia 15, completa 33 anos – vai ajustando e formando a tão buscada identidade de jogo, da sua equipe.

Trabalhos em dois turnos

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Se no dia de feriado de Carnaval, ontem, a equipe realizou apenas um turno de treinamentos, pela parte da manhã, nesta quarta-feira, 13, a equipe iniciou com uma atividade de finalização, e posteriormente o técnico Tiago Nunes comandou mais um coletivo. O treino foi realizado no campo da Linha 21 de Abril, em Frederico Westphalen, que iniciou por volta das 9 horas e foi concluído por volta das 11hs15min.
Já pela parte da tarde, no campo do Vermelhão da Colina, com o tempo nublado e chuvoso, os jogadores se reuniram por volta das 16 horas e foram divididos em dois grupos. De colete vermelho, a equipe estava composta por Hepp, Bill, Basso, Barão, Ariano, Jean, Itaqui, Alex Goiano, Bonnes, Matione e Serjão. De camisa normal de treino estavam Gallas, Xavier, Caçapa, Gylvan, Butty, Tatto, Michel Lugo, Lima, Thiago Correa, Thalheimer e Jajá. Onde realizaram um treinamento de cobranças de lateral e escanteio.

Cresce a lista dos lesionados

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Ao total seis jogadores se recuperam de lesão nesta terceira semana de trabalhos. O atacante Murilo que sentiu um desconforto muscular durante o treino nesta manhã, e também não participou das atividades à tarde. Segundo o massagista do União, Cleber Centerano, a medida foi tomada por precaução. Adelki, Douglinhas, Rinaldi ainda seguem de fora dos treinos, apenas realizando fisioterapia. Agnaldo e Manivela que também estão se recuperando de lesão, deram algumas voltas ao redor do campo e se juntaram aos demais, apenas observando o treino.

Mais trabalhos nesta quinta-feira
Trabalho em mais dois turnos. Assim deverá ser a quinta-feira, 14, do União. Os jogadores realizarão pelo turno da manhã academia, e a tarde mais um treino técnico-tático ainda em local a ser definido.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

FOCADO, UNIÃO NÃO TERÁ FOLGA NO FERIADO DE CARNAVAL

Equipe que estreia no dia 17 de março contra o S.E.R Santo Ângelo, fora de casa, optou por dar sequência nos trabalhos sem pausa no feriado de Carnaval (Foto: Daiane Binello)



Feriado? Descanso? Que nada. Trabalho. Muito trabalho. Esta tem sido a realidade dos jogadores, comissão técnica e direção do União Frederiquense, que estão há quase 20 dias na incessante pré-temporada, em preparação para o Campeonato Gaúcho de Futebol Profissional da Divisão de Acesso – Série A/2.

Trabalhos do início de semana

Nunes reuniu a equipe após o aquecimento, e iniciou o coletivo por volta das 17h30min desta tarde


Na manhã desta segunda-feira, 11, a equipe retomou aos trabalhos, após um domingo de folga, para a recuperação física dos atletas. Reunidos no campo do Vermelhão da Colina, o grupo frederiquense refez a avaliação física chamada Tcar - ou Teste de Carminatti -, para testar a capacidade e potência aeróbia, sendo analisada também a frequência cardíaca máxima e o pico de velocidade dos jogadores, atividade que foi comandada pelo preparador físico do União, Gian de Oliveira, que repetiu a mesma avaliação que foi  realizada pela primeira vez no dia 23 de janeiro. Segundo Gian, o teste foi refeito, para comprovar a evolução do elenco. “Conseguimos visivelmente perceber a evolução dos nossos atletas. Mas através da avaliação física Tcar, conseguimos constatar que a evolução foi de 50 até 80%, sendo este um resultado considerável em apenas três semanas de trabalho”, destacou o preparador físico.
Já na parte da tarde, mesmo com muita chuva, a equipe seguiu para o campo do S.E.R Bangú para retomar os treinos técnico-tático. Divididos em 3 grupos – com coletes vermelho, azul e camisa normal de treino -, sendo estas duas equipes, compostas por 11 jogadores cada lado, realizaram uma espécie de coletivo, ocupando toda a extensão do campo, priorizando a movimentação e o contato com a bola.
Participaram da atividade de colete vermelho Hepp, Anderson Bill, Xavier, Tatto, Butty, Itaqui, Thiago Correa, Jean Michel, Lima, Michel Lugo e Serjão. De camisa normal de treino a equipe estava composta por Gallas, Capaça, Basso, Bonnes, Thalheimer, Ariano, Matione e Jajá, completando a equipe, porém de colete azul, estavam Alex Goiano, Gylvan e Murilo.
Agnaldo, Douglinhas, Manivela e Adelki que ainda se recuperam de lesão, não participaram do treinamento com os demais colegas de elenco, mas acompanharam as atividades da arquibancada do campo do Bangú. Já o lateral-direito Barão, não estava presente do treino, e segundo informações, não se encontra em terras frederiquenses devido que foi liberado pela direção do União para resolver problemas particulares, mas deve retornar até a próxima quarta-feira, para prosseguir treinamento normalmente.


Sem pausa para “curtir” a folia

No feriado de Carnaval equipe realizará treino pela parta da manhã (Foto: Daiane Binello)

Para o preparador físico Gian, o clube optou por não liberar os atletas e seguir a risca a pré temporada devido não há o porquê parar. “Não temos porque parar. Nosso objetivo é estarmos preparados para o dia 17 de março (dia da estreia da equipe na Divisão de Acesso), e nós temos que focar no nosso objetivo, e o Carnaval só dura uma noite e estamos focando em algo maior. Estamos já na terceira semana de preparação e não existe uma razão para qual pararmos. Estamos aqui para trabalhar, não para se divertir”, disse Gian.
Os trabalhos perduram também nesta terça-feira, 12, feriado de Carnaval. Os jogadores realizaram uma atividade técnica-tática, no turno da manhã, novamente no campo do S.E.R Bangú.


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai

Mais fotos do treino desta tarde
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)


(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

SEGUNDO JOGO-TREINO DO UNIÃO DEVERÁ ACONTECER CONTRA A CHAPECOENSE, EM XANXERÊ

Jogo-treino entre a equipe do Índio contra o Leão da Colina deve acontecer no próximo dia 20

O primeiro teste da temporada 2013 do União Frederiquense acontece somente no próximo dia 17 – no próximo domingo-, quando enfrenta em Caiçara, um selecionado amador do município, no campo do São Luiz. Mas o Leão da Colina já tem data, adversário e local marcado para o segundo desafio de 2013.
No próximo dia, 20, a delegação frederiquense viaja até Xanxerê, em Santa Catarina, onde enfrentará o time da Chapecoense, equipe da cidade de Chapecó-SC. Após o confronto das equipes, tem grandes possibilidades de ser realizado um jogo de volta, sendo este um amistoso, em Frederico Westphalen, onde seria esta, a primeira apresentação da equipe em seus domínios. Ainda sem data definida.
A informação do jogo-treino entre Chapecoense x União, foi divulgada pelo colunista do O Alto Uruguai, Márcio Bariviera, em sua coluna semanal “Papo de Bola”, no último sábado, 9. Segundo Barivieria, nos próximos dias o clube deve divulgar mais informação, desde o estádio, horário e outros detalhes ainda pendentes do segundo teste da temporada 2013 do Tricolor da Colina.



Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fonte: Márcio Bariviera/Coluna Papo de Bola/ Jornal O Alto Uruguai

PARA VER, REVER E CORRIGIR

Em busca de criar um novo modelo de jogo, o técnico Tiago Nunes grava os treinos para corrigir e
aperfeiçoar as jogadas (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Com um trabalho diferenciado dos já vistos no comando do União Frederiquense de Futebol, o técnico Tiago Nunes chama a atenção nos treinos da equipe não só pela postura dentro de campo, mas também pelo equipamento fora dele. Uma câmera colocada na arquibancada da S.E.R Bangu captam imagens dos trabalhos realizados no gramado e que posteriormente serão revistas e analisadas pelo comandante.
O objetivo do uso do equipamento é a correção de possíveis erros e também para deixar tudo conforme o planejado. Exigente e perfeccionista, o técnico utiliza os registros como “tema de casa”. “Vendo o treino novamente em casa com mais calma, posso analisar as atividades de um ângulo diferente, mais elevado, além disso, posso mostrar para os próprios atletas, para eles verem onde estão errando e não ficar só na palavra. Com a imagem fica mais fácil de corrigir e até para provar para eles o que é certo e o que é errado”, explicou Nunes.

O auxiliar técnico Julian (foto), ajuda Nunes e fazer as gravações para posteriormente analisá-las
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

O novo comandante do Leão da Colina disse estar buscando criar um modelo de jogo para a equipe. “O modelo de jogo é o produto final. Podemos ter um 4-4-2 em equipes diferentes, ou um 4-3-3, ou 3-5-2 com características diferentes, ou dentro das suas características, pela cultura dos atletas que estão envolvidos no processo, pela cultura do treinador, para aquele esquema e sistema, pela cultura do jogo. Por isso estamos tentando criar nosso modelo próprio, e isso não tem como ter uma fórmula de bolo. Isso realmente é dentro de cada equipe, cada trabalho. Buscar uma maneira de jogar que se enquadre o mais perto possível da característica dos nossos atletas, e tendo em vista atingir o nosso objetivo”, ressaltou o comandante do União, que complementou explicando que as filmagens são realizadas em treinos específicos. “Nós temos um conceito de futebol. O conceito que a gente vem utilizando é de o jogador que tem a posse de bola, o adversário, estar sempre sob pressão, sempre marcado por alguém. Então as primeiras partes do trabalho que são feitos em espaços reduzidos, são sempre voltados para isso. Para que fiquem pressionando a bola, de maneira conjunta, com mais de uma atleta na marcação, um, dois, três, pressionando a bola ao mesmo tempo, com os demais tirando as linhas de passe, para que a bola não passe muito perto deles, e depois sim para um trabalho mais específico que a gente utiliza a área do campo de jogo, que é quando a gente vai para a maneira de jogar, quando aplicamos o conceito inicial dentro de um propósito que busque o modelo de jogo que estamos tentando construir”, conclui o técnico do União.   


Créditos: Daiane Binello e Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai