sábado, 4 de maio de 2013

JOGANDO EM CASA, UNIÃO SOFRE MAIS UMA DERROTA

Gilian marcou para o União, mas a equipe não conseguiu segurar o embalo Riograndense 
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O União pressionou, marcou, criou boas chances e até acertou bola na travessão duas vezes. Mas o domínio diante da melhor equipe da Divisão de Acesso, o Riograndense, não foi suficiente. A equipe santamariense chegou poucas vezes a área, mas quando chegou, teve a competência e precisão para converter em gols.
Em jogo marcado por estréias e reencontros, o zagueiro Ícaro (marcando gol contra), Foletti e Michel marcaram para o Riograndense. Para o União, Gilian conseguiu descontar, marcando um belíssimo gol.
Com esse resultado, o tricolor frederiquense sofreu a sua segunda derrota jogando em casa, e termina o turno com apenas 5 pontos conquistados, e segue ainda sem vencer.
Concentrando todos os seus esforços para o segundo turno, na próxima quarta-feira, 8, o União inicia a sua intertemporada, já pensando no jogo do dia 22 de maio contra o Brasil de Pelotas. Mas antes disso, o embalado Riograndense viaja até Pelotas, onde enfrenta o Brasil, também no dia 8, pelo primeiro jogo das semifinais do 1º turno.

Jogo
1º tempo
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Parecia outro União em campo. O time do primeiro tempo fez o torcedor vibrar, torcer, se empolgar e acreditar veemente que a primeira vitória na competição seria conquistada na tarde deste sábado, 4. Jogando no Vermelhão da Colina, o tricolor de FW tinha tudo a seu favor.  A sua torcida, o fato do Riograndense como já estava classificado ter vindo com equipe mista, também tinha os recém contratados e estreantes Macaíba, Vareta e Ícaro que vestiram pela primeira vez a camisa do União, e mais, de Gilian e do técnico Caranhato que faziam a sua estreia frente ao torcedor. Nos primeiros 45min tudo isso prevaleceu.
Do jeito que o torcedor já conhecia e já tinha visto em 2011, Vareta comandou as jogadas pelo setor direito, lado este que, Thiago Correa - que atuava no Riograndense em 2012 - também criou as suas melhores jogadas. Macaíba e Gilian sempre na entrada ou dentro da área recebiam a bola com o único dever. De colocá-la para o fundo das redes. Isso por pouco aconteceu aos 13min, quando Macaíba cabeceou na trave.
Aos 3min, o árbitro Márcio André Schiavo inverteu um escanteio claríssimo que seria a favor do União, e começou a provocar o descontentamento da torcida - que já o conhecia da segunda rodada, quando apitou o jogo entre União x Panambi. Na sequência, Hepp derrubou por baixo Tiago Duarte na área, e novamente Schiavo  deixou o jogo seguir, sem marcar o pênalti a favor do Riograndense. Desta vez, sorte do tricolor frederiquense.
Na partida, não foram poucas as boas oportunidades de gol perdidas pelo União, que até os 15min permaneceu todo o tempo no campo ofensivo. Mas, foi depois disso, que o Riograndense que estava acuado no campo defensivo em um contra-atraque e em sua primeira oportunidade foi interceptado pelo goleiro Bruno Hepp que teve que sair do gol novamente para salvar a equipe frederiquense. Parecia um prefácio de que o time de Círio Quadros não estava a passeio.
Aos 19min o que mais se temia aconteceu. Bola cruzada na área, e no rebote, Tiago Duarte chutou forte, em uma tentativa de afastar o perigo, o zagueiro estreante Ícaro desviou a bola para o fundo das redes abrindo o marcador para a equipe adversária.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Demonstrando a sua superioridade que foi evidente nos primeiros minutos de partida, o União não deixou se abater e na sequência, marcou o gol do alivio e de empate, aos 20min. Cruzamento na área de Vareta, Gilian recebeu, ajeito e chutou uma bomba que morreu no fundo das redes. O gol que teve direito a dancinha e tudo, fez o torcedor levantar da arquibancada e vibrar. Parecia que seria o gol que embalaria a equipe na partida. Mas desta vez, só parecia.
Com o marcador igualado, a equipe do Riograndense começou a conquistar pouco a pouco os espaços na partida. Fortemente postado na defesa, tinha como “xerife”, um também já conhecido, o zagueiro Vinicius. A torcida pegou no “pé” do jogador que atuou aqui no ano passado. No final da partida, Vinicius deixou claro que não gostou das insinuações e da cobrança do torcedor.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O União criou mais chances de abrir vantagem no marcador, tanto aos 25min após boa jogada trabalhada que passou por Vareta, Macaíba até sobrar para Gilian finalizar. Aos 32min, novamente Gilian tabelou com Vareta que chutou uma bomba em direção ao gol que por pouco não foi melhor direcionada, mas mesmo assim, ouviu seu nome ser ovacionado pelo torcedor.
Quando todos aguardavam o apito final da primeira etapa, eis que Foletti tratou de dar a tranquilidade que Cirio Quadros na casamata precisava, para ir para o vestiário mais leve. Aos 45min, Folleti recebeu na direita, a marcação não conseguiu chegar a tempo, e por cobertura na saída do goleiro Bruno Hepp marcou o segundo gol do Riograndense.

2° tempo

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

No intervalo, do campo se ouvia Caranhato cobrando mais atenção e organização de sua equipe.
Na volta ao gramado, se no primeiro tempo o árbitro Márcio André Schiavo havia deixado de dar um pênalti a favor do Riograndense, no início do segundo tempo foi a vez do União sofrer por   uma penalidade não marcada. O zagueiro Vinicius ao tentar afastar o perigo da área, deixou encostar a mãe na bola, e Schiavo deixou o jogo seguir.
Aos 19min, o União conseguiu perder mais uma incrível oportunidade de empatar a partida novamente. Piccinini na entrada da área chutou forte, e volante Michel, exatamente em cima da linha conseguiu salvar a sua equipe.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Em uma tentativa ousada, o técnico do União tirou Manivela e Piccinini – dois dos jogadores que vinham bem na partida -, para colocar Gylvan e Serjão. O primeiro até que correspondeu, mas o segundo que entrou não conseguiu conduzir a equipe como Piccinini estava dando a estrutura necessária ao time, e o setor ofensivo que transcorria tão bem, não conseguiu reverter o marcador.
Aos 28min o União ainda teve mais uma boa oportunidade, que também não foi convertida em gol. Ganzer – que jogou deslocado improvisado na zaga -, percorreu toda a extensão do campo, e na entrada da área chutou forte, o goleiro Alisson fez boa defesa, e no rebote, Serjão em raro toque na bola, chutou no travessão.
Sempre aproveitando com efetividade as chances criadas, aos 31min, após cobrança de escanteio, Michel fez mais um gol para a equipe de Santa Maria e que fechou o placar em 3 a 1.

Ficha técnica – 8ª rodada – Divisão de Acesso – Série A2
Local: Estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 04/05/2013
Horário: 15h30min
Árbitro: Marcio André Schiavo
Auxiliares: Michel Romani e Jonas André Carls
União Frederiquense (U): Bruno Hepp, Rodrigo Vareta, Ícaro, Ganzer e Tatto; Douglas Rinaldi, Manivela (Gylvan), Thiago Corrêa e Piccinini (Serjão); Paulinho Macaíba e Gilian. Técnico: Marcelo Caranhato. 
Riograndense (R): Alisson, Darlem, Baresi, Vinícius e Rangel (Willian); Wilson, Michel, Dangelo e Gustavinho (Mikimba); Foletti e Tiago Duarte (Fábio Alemão). Técnico: Cirio Quadros. 
Cartões amarelos: Thiago Corrêa e Gilvan (U); Vinícius, Baresi, Wilson, Michel, Alisson e Mikimba (R).
Gols: Ícaro (contra-R), Gilian (U), Foletti (R) e Michel (R). 
Placar Final: União Frederiquense 1 x 3 Riograndense


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

RIOGRANDENSE JÁ ESTÁ EM FW


Equipe chegou na noite desta sexta-feira, 3, e ficará hospedada no centro de Frederico Westphalen

O Riograndense de Santa Maria pegou a estrada já nesta sexta-feira, 3, rumo à Frederico Westphalen. A direção optou por dormir em Frederico, onde a equipe enfrenta o União Frederiquense neste sábado, 04, pela 8ª rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O elenco, que está hospedado no Hotel Palace e chegou por volta 23 horas, e não tem alguns jogadores que vinham atuando como titulares. O discurso, de que o time viria com força máxima mesmo estando classificado parece ter sido só uma forma de despistar a imprensa. A partida no Vermelhão da Colina terá início às 15h30. 


Créditos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

ÚLTIMA CARTADA DO PRIMEIRO TURNO


Reformulado, União enfrenta hoje, 4, o líder e classificado Riograndense, no Vermelhão da Colina

A primeira vitória não veio e a insatisfação da torcida e, principalmente, da direção, com alguns jogadores, fez com que a última semana tivesse cara de reconstrução nos lados do Vermelhão da Colina. Na reformulação da casa, quatro atletas – dois considerados titulares – fizeram a mochila e deixaram o clube. No caminho inverso, três foram os reforços anunciados. Em um encontro incomum e ocasional na sala de imprensa do clube, reunidos no mesmo espaço, demitidos e contratados, em tom de brincadeira, sobrou até uma provocação: “vocês não vieram para somar, vieram para resolver”, falou um dos que acertavam a rescisão do contrato.
Sem dúvida esse é o espírito, resolver. Não é o momento de fugir da responsabilidade, e sim assumir ela. Mesmo sendo a última partida do primeiro turno, fala-se em “recomeço” no União. Vencer hoje, 4, mais do que pontuar na classificação geral, significa projetar outro campeonato no segundo turno, onde os comandados de Caranhato sejam protagonistas, assim como a torcida espera desde o início da competição, no mês de março. O adversário, que nada tem a ver com toda essa turbulência vivida em Frederico Westphalen, é o Riograndense, que com 18 pontos na competição é o líder geral da Divisão de Acesso e já está classificado para as semifinais.

Reforços em campo
O técnico Marcelo Caranhato poderá contar com os três reforços que chegaram na semana como titulares contra o Riograndense. Com a saída do lateral Barão, o recém-chegado Rodrigo Vareta deve assumir a vaga. Na zaga, sem Anderson Bill, que também foi embora, e Xavier, lesionado, Ícaro Albarello, que veio do São Luiz de Ijuí, deve fazer dupla com Ganzer. No ataque, que só marcou um gol na competição com Hyantony – que segue lesionado –, Paulinho Macaíba, que atuava no Novo Hamburgo, também deve iniciar o jogo. Novidades não faltam para o União buscar o que ainda não fez até agora no campeonato, a vitória.   

Seis vitórias em sete jogos
A campanha do Riograndense é algo admirável. O time do técnico Círio Quadros é o líder do Grupo A e da classificação geral da Divisão de Acesso com 18 pontos conquistados em 21 disputados. São 14 gols marcados e seis gols sofridos. A única derrota do time foi para o Glória, em sua estreia, em jogo válido pela segunda rodada. O clube vem de vitória no clássico Rio-Nal, contra o Inter-SM, 2 a 1 diante de quase três mil torcedores. O meia atacante Gustavinho – dois gols na competição – que cumpriu suspensão na última partida estará à disposição. Alguns jogadores da equipe serão poupados por estarem com dois cartões amarelos e projetando o jogo da semifinal. 

Histórico da partida
4 jogos
3 vitórias do União Frederiquense (2 x 0 , 2 x 1 e 3 x 2)
1 empate (0 x 0)
No histórico, ampla vantagem do União, com três vitórias sobre o time de Santa Maria. O único empate entre as duas equipes foi na primeira vez que se enfrentaram, no dia 23 de março de 2011.

De olho nele
Julio Cezar Monteiro Machado, ou Julio Abu (foto), é meia atacante e tem 25 anos.
O jogador já atuou por clubes como o Nacional do Uruguai e o Cruzeiro de Porto Alegre, de onde veio por empréstimo para o Riograndense. Na Divisão de Acesso o meia já marcou duas vezes, a última com um forte arremate, no clássico Rio-Nal 258, contra o rival Inter de Santa Maria, no meio de semana.

Prováveis escalações
União Frederiquense: Bruno Hepp, Rodrigo Vareta, Ícaro, Ganzer e Tatto; Douglas Rinaldi, Manivela, Thiago Correa e Piccinini; Gilian e Paulinho Macaíba. Técnico: Marcelo Caranhato.

Obs.: Lima, com três cartões amarelos, está suspenso. Michel Lugo, Hyantony e Xavier, lesionados, estão fora. Liberados no final da tarde desta sexta-feira, 3, Rodrigo Vareta, Ícaro e Paulinho Macaíba podem fazer a sua estreia pelo União.

Riograndense: Alisson; Darlem, Yuri, Vinicius, Rangel; Wilson, Michel, Julio Abu (Dangelo), Gustavinho; Foletti e Tiago Duarte. Técnico: Círio Quadros.

Obs.: Marcio Nunes e Gudi estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o treinador esmeraldino promove as entradas de Yuri e Michel. O goleiro uruguaio Yai, o volante Cassel e o lateral Anderson, se recuperando de uma pancada sofrida no tornozelo, nem viajaram com a delegação. As outras novidades ficam por conta das entradas do goleiro Alisson, do lateral Darlem, do volante Wilson, do atacante Foletti e do retorno do meia Gustavinho, que retorna a equipe depois de cumprir suspensão. A principal dúvida e quanto a Júlio Abu  ou Dangelo, que farão dupla com Gustavinho no meio campo.

Serviço de jogo – União x Riograndense
Data: 04.05.2013
Local: Estádio Vermelhão da Colina
Horário do jogo: 15h30min
Abertura dos portões: 13h30min
Ingressos: antecipados a R$ 10 – até hoje, no quiosque do clube, Marion Sports, Restaurante Oliveira, Vitrola, Sorveteria Skina, Posto Serrano, Posto 34, Posto Avenida, Cia dos Pães, Bar do Magrão, Elirio Cabeleireiro; na hora do jogo R$ 15 – na bilheteria do clube. Crianças até 11 anos não pagam ingressos.

Arbitragem
A Arbitragem será de Márcio André Schiavo (que apitou o jogo entre União x Panambi, pela 2ª rodada); auxiliado por Michel Romani e Jonas André Carls. O quarto árbitro será Franciel Horn e o delegado da FGF, Tarcísio Augusto Rodrigues 


Créditos: Fábio Pelinson e Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIBERADOS PARA JOGAR


Reforços do União tiveram nome divulgado no BID e podem enfrentar o Riograndense amanhã, 4

A agonia teve fim. Depois de muito trabalho para rescindir o contrato com os antigos clubes e ter a divulgação da inscrição com União Frederiquense no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, os três jogadores contratados pelo clube estão liberados para o jogar neste sábado, contra o Riograndense. O primeiro a ter o nome divulgado no BID nesta sexta-feira, 03, foi o zagueiro Ítalo. Uma hora mais tarde saiu a liberação do atacante Paulinho Macaíba. Coube a liberação do lateral Rodrigo Vareta deixar a direção e o departamento do clube mais apreensivo. Mas no final deu tudo certo, por volta das 18 horas o jogador teve sua inscrição divulgada no BID e está apto a reestrear pelo União. Confira na edição impressa de amanhã os principais destaques do Riograndense, e também quem é desfalque para a partida.


Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 2 de maio de 2013

UNIÃO TREINA FORTE NO FERIADO

Macaíba (foto) e os demais reforços já treinam normalmente (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Nesta quarta-feira, apesar do feriado de 1º de maio, o elenco do União realizou intenso treinamento em dois turnos, visando o confronto diante do já classificado para as semifinais do primeiro turno, Riograndense, no sábado, 4, em Frederico Westphalen.
Pela manhã, a equipe realizou um treino técnico de ataque contra defesa. Já a tarde, depois de permanecerem quase duas horas em reunião a portas fechadas nas dependências do estádio. Os trabalhos no campo começaram por volta das 17 horas.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

A primeira parte do treino foi comanda pelo preparador físico Dimas Borges. Na sequência, o treinador Marcelo Caranhato dividiu o grupo em duas equipes, que disputaram um coletivo em campo reduzido, para ajustar o posicionamento tático, com apenas um goleiro participando da atividade, sendo Gallas iniciando no gol. O time com coletes contou com Vareta, Ícaro, Ganzer, Tatto, Rinaldi, Correa, Piccinini, Manivela, Gilian e Macaíba. Já sem coletes estavam Itaqui, Caçapa, Talheimer, Gylvan, Patrola, Butty, Ariano, Bonnes, Serjão e Jajá.

Sem contar com cinco atletas, Xavier, Basso, Hyantony (foto ao lado) e Michel Lugo que ainda se recuperam de lesão, e Lima que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, o treinador ainda não definiu quem colocará em campo, sendo que os últimos três reforços não foram liberados ainda pelo BID para estrear.
Nesta quinta-feira, 2, os jogadores tem folga pela manhã, e retornam aos trabalhos somente a tarde, às 15h30min, quando devem realizar mais um treino técnico-tático no Vermelhão da Colina.



Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quarta-feira, 1 de maio de 2013

UNIÃO APRESENTA OFICIALMENTE OS REFORÇOS

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


A diretoria do União apresentou no final do treino da última terça-feira, 30 de abril, na sede do clube, no Vermelhão da Colina, os três novos reforços para a sequência da Divisão de Acesso 2013. Os novos contratados do clube são o atacante Paulinho Macaíba, o zagueiro Ícaro Albarello, e o lateral direito Rodrigo Vareta.

Paulinho Macaíba
Natural de Macaíba - interior de Natal-RN -, de onde herdou o apelido, Paulinho iniciou a carreira em 2000, no São Gonçalo, em Natal. Em menos de três anos, subiu da categoria de juniores para o profissional. Depois a carreira deslanchou, e viajou pelo Noroeste, indo jogar logo depois em São Paulo, até chegar ao Rio Grande do Sul. Onde atuou em 2011 e 2012 pelo Novo Hamburgo, e fez uma boa campanha. Ano passado inclusive, chegou a ser sondado para vestir a camisa do tricolor de FW, mas as negociações não avançaram. Agora, depois de acumular ao total 13 anos de estrada, ele espera repetir no União as boas atuações que teve no Noia, ao lado de Gilian, no ataque.
“Disposição e determinação são uma das coisas que nunca me faltou. Você tem que comprar a briga junto com os companheiros, com a diretoria, com a torcida. Ainda mais pelo momento que o clube vive. Mas independente da situação, você tem que estar focado naquilo que você quer, nos seus objetivos. Você tem que agregar tudo para conseguir aquilo que você quer. Então, temos que trabalhar bastante para conseguir nossos objetivos”, destacou Macaíba.
Outro experiente é zagueiro natural de Frederico Westphalen, Ícaro Albarello, 27 anos. Com 11 anos jogando Brasil a fora, jamais tinha imaginado que um dia jogaria em sua cidade natal.

Ícaro Albarello
“Para mim foi surpresa. Não imaginava um dia jogar em FW. Porque nem cogitava que um dia existiria um clube profissional em FW, como antigamente só se falava em futsal, mas sou feliz por ter nascido aqui, ter nascido esse União, e porque não, sonhar em conquistar o acesso.
Estou muito feliz por estar em casa, feliz por estar em FW, feliz por poder e querer ajudar o clube nesta situação que se encontra e não é muito boa, nesta zona de rebaixamento que é incomoda. Feliz em trabalhar com um treinador que tem a competência que tem. Já joguei com ele em 2005, no São José, em Porto Alegre. Tive esse privilegio, quando apreendi muito com ele, que também era zagueiro. Ele era um dos guerreiros da equipe. É uma baita pessoa, um baita profissional. Agora estou aqui para ajudar e me juntar a esses guerreiros, esse grupo de qualidade”, declarou Ícaro.
Já o terceiro reforço, o lateral-direito e meio-campista Rodrigo Florêncio de Souza, o Rodrigo Vareta, está de volta a Frederico Westphalen, onde jogou no primeiro ano do União, em 2011. Vareta começou em 2007 na Ulbra, passou pelo Juventude, Cruzeiro, Internacional, Santo Ângelo, União Frederiquense, Brasil de Farroupilha, Cruzeiro-Poa, e estava no São José em São Paulo, disputando o Campeonato Paulista.

Rodrigo Varetta
“Aqui eu acho que é minha casa, sempre disse isso. Mesmo jogando em outros clubes, sempre disse que aqui é minha casinha, meu chão, e com certeza vou poder ajudar o grupo e dar muita alegria para torcida.
Estou muito feliz de estar retornando. Estive aqui em 2011, e voltei porque quero conquistar o acesso e acho que eu devo isso ao clube, devo isso para mim. Meu foco, meu objetivo é esse. Preciso disso e é isso que eu quero no momento. Espero que meus companheiros possam me ajudar. Acho que em 2011 eu era mais moleque, mas mesmo assim tenho minha alegria, minha ousadia, e com certeza vou contagiar muitas pessoas aqui. Conheço dos meus colegas de grupo, e a gente vai se entrosando e tomara que o torcedor compareça e sairemos com os três pontos e muito feliz sábado”, finalizou Vareta.
Os jogadores já treinam normalmente com o grupo, e aguardam a liberação no BID para poderem estrear pelo União.  




Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

terça-feira, 30 de abril de 2013

CHUVA PARA LAVAR A ALMA E TRAZER SORTE

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Um clima de inverno tomou conta de Frederico Westphalen nesta terça-feira, 30. Chuva, cerração e temperatura abaixo dos 20Cº. Foi com esse clima que ocorreu mais um dia de treinamentos técnicos no campo do Vermelhão da Colina.
A atividade da manhã foi destinada a treinos físicos. Os jogadores realizaram musculação na academia, seguido de um trabalho complementar no campo. A tarde, o elenco voltou aos trabalhos.
Dividido em dois grupos, os que não aturam no jogo domingo, tiveram um treino sob os comandos do técnico Marcelo Caranhoto de posse de bola, seguido de finalização. Na outra metade do campo, quem entrou no jogo em São Leopoldo fez um trabalho regenerativo com o preparador físico Dimas Borges.

Sem se importar com a chuva, a comissão técnica do União após o fim do treino descontraiu jogando
dois toques (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai) 

No feriado desta quarta-feira, 1° de maio, o elenco do União não deve folga e trabalha nos dois turnos. Inicialmente os treinamentos ocorrem no campo do Vermelhão da Colina, e iniciam pela manhã às 9hs, e a tarde às 15h30min.
Confira amanhã no blog a reportagem da apresentação oficial e entrevistas com os novos reforços do tricolor de FW, que aconteceu no fim do treino desta terça-feira.

Confirmado os dispensados

Agnaldo, Bill e Barão estiveram no Vermelhão se despedindo do grupo de jogadores
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

O União confirmou na noite desta terça-feira através do site oficial do clube o nome dos dispensados. Os zagueiros Aguinaldo e Anderson Bill, o lateral direito Barão e o meia Jean Michel rescindiram seus respectivos contratos. Informações também dão conta que mais jogadores podem deixar o grupo.


Texto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

UNIÃO CONFIRMA TRÊS REFORÇOS E RESCINDE COM QUATRO JOGADORES

Dia de chegadas e partidas no União (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

A semana iniciou agitada no Vermelhão da Colina. A direção do União que havia prometido uma reformulação no elenco, começou a terça-feira com os anúncios das decisões e acertos com os reforços.

Mais reforços desembarcaram em FW

Ícaro e Vareta já treinam com os demais colegas de elenco (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Paulinho Macaíba, Ícaro Albarello e o lateral direito Rodrigo Vareta são os mais novos jogadores do União. Após dias de negociações, acertaram com o Leão da Colina na última segunda-feira, 29, e desembarcaram em terras frederiquenses para efetivar o contrato.
O atacante Paulinho Macaíba jogou pelo Novo Hamburgo no Gauchão em 2013, enquanto que o zagueiro Ícaro, natural de Frederico Westphalen, estava no São Luiz de Ijuí, chegam para vestir pela primeira vez a camisa do tricolor de FW. Já Rodrigo Vareta retorna a cidade após já ter atuado no União em 2011, e estava disputando atualmente a Série A/2 do Paulistão, pelo São José.

Paulinho Maicaiba (ao centro) e Sandro Brum (a direita) observaram o treino
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Ícaro e Vareta já treinaram com os demais colegas de elenco. Macaíba já está em Frederico Westphalen, e acompanhou o treino ao lado do seu empresário, Sandro Brum, no Vermelhão da Colina na manhã desta terça-feira, 30. A apresentação oficial dos atletas deve ocorrer após o treino desta tarde. Confira logo mais as entrevistas com os novos contratados do União.

Se uns chegam, outros se despedem
Apesar da assessoria de imprensa do União ainda não ter confirmado, os zagueiros Aguinaldo e Anderson Bill, o lateral direito Barão e o meia Jean Michel rescindiram seus respectivos contratos. Informações dão conta que mais jogadores podem deixar o grupo.

Reapresentação e foco no Riograndense

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O elenco do União retornou aos trabalhos nesta terça-feira após a derrota em São Leopoldo no último domingo. Na reapresentação, o grupo de jogadores realizou musculação na academia Atitude Vital, e posteriormente, seguiu para um trabalho técnico no campo do Vermelhão da Colina sob os comandos do técnico Marcelo Caranhato. O União já trabalha pensando em buscar um resultado positivo no jogo contra o Riograndense, em casa, no próximo sábado, 4 de maio. A partida é a última válida pelo 1º turno da Série A/2.

Ícaro (D) chega para ocupar o lugar de Bill (E)
Os jogadores que foram dispensados não treinaram com o grupo. O único que esteve acompanhando os trabalhos foi o zagueiro Anderson Bill, que espontâneo, apesar da direção do União não confirmar as rescisões, conversou com a reportagem do O Alto Uruguai e falou sobre a sua saída, e disse que agora ficará ao lado da sua família descansando em Criciúma/SC.

O União retorna aos trabalhos nesta tarde, às 15h30min, quando será realizado um treino técnico, em local ainda a ser definido. 







Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Vareta foi recepcionado por Pé Salton em seu retorno ao União. Salton era diretor de futebol quando
o lateral vestiu a camisa do União em 2011 (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Anderson Bill deixou o Vermelhão após assistir pela última vez o treino do União
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

DIA DE DECISÕES NO UNIÃO

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Insatisfeita com o rendimento do plantel na atual temporada, a diretoria do União Frederiquense pretende fazer uma reformulação no elenco. Decisões importantes estão sendo tomadas nesta segunda-feira, 29, depois da derrota por 3 a 1 em São Leopoldo, frente o Aimoré no último domingo.
Logo pela manhã desta segunda-feira, 29, ocorreu a primeira reunião entre os dirigentes. Segundo informações, na reunião foi encaminhado a dispensa de alguns jogadores, sendo que atletas que estiveram em campo na partida contra o Aimoré, podem fazer parte da lista. Também foi tratado das negociações com os novos reforços que podem estar chegando. Agora à tarde, deve acontecer uma outra reunião, quando estarão presentes todo o grupo de jogadores, onde serão comunicados das decisões realizadas.

Possíveis reforços
Ainda extraoficialmente, comenta-se que entre dois a quatro reforços podem ser anunciados nas próximas horas.
Um deles seria o atacante Paulinho Macaíba, 29 anos, que foi um dos destaques do Novo Hamburgo no Gauchão 2013. Rodrigo Vareta, 22 anos, que atuou no União em 2011 pode estar retornando ao tricolor. Além desses, o zagueiro Ícaro Albarello, que estava no São Luiz de Ijui, também estaria em negociação com o União. 
A previsão é que entre esta segunda e terça-feira sejam feito os anúncios oficiais das decisões.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

domingo, 28 de abril de 2013

JAPA FAZ TRÊS GOLS E COMANDA A VITÓRIA DO AIMORÉ EM CIMA DO UNIÃO, EM SÃO LEOPOLDO

Em tarde inspirada, Japa fez os três gols para o Aimoré (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

O União desencantou, mas não foi suficiente. Depois de 252 minutos sem balançar as redes adversárias, o Leão precisou da cabeça do meia Piccinini para marcar seu primeiro gol, mas mesmo assim, não conseguiu evitar a derrota do tricolor frederiquense, em São Leopoldo, pela sétima rodada da Divisão de Acesso.
Na estreia de Ben-Hur Pereira no comando técnico da equipe do Índio Capilé, na tarde deste domingo, 28, quem brilhou foi Japa, que fez três gols, e comandou a vitória do Aimoré em cima do União por 3 a 1, no Estádio Cristo Rei. Pelo União, o atacante Gilian e o lateral Ganzer estrearam, mas também não conseguiram reverter o marcador.
Na última rodada do primeiro turno, já sem chances de classificação, o União recebe o Riograndense, no estádio Vermelhão da Colina, ainda em busca da sua primeira vitória.  Já o Aimoré vai a Passo Fundo, onde enfrenta o Gaúcho no Estádio Vermelhão da Serra.  Os dois jogos acontecem no sábado, 4, às 15h30min.

Jogo
1º tempo

Pelo União Jajá  (foto) jogou bem na primeira etapa (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

O Aimoré iniciou a partida tomando a iniciativa. Chegando pelas pontas, com mais posse de bola e volume de jogo, a equipe da casa chegava com perigo ao ataque com Japa e Rodrigão.
O União chegou com mais perigo somente aos 12min, com o zagueiro Anderson Bill, que na primeira boa oportunidade chutou forte, a bola desviou em Luiz Henrique, e subiu demais.
A equipe de Caranhato tinha dificuldades em fazer a triangulação no meio campo, e sofria para entrar no campo ofensivo. Quando entrava, era com Jajá que estava muito participativo no primeiro tempo, comandando as jogadas de ataque, e dando trabalho ao time adversário.
Tendo o domínio do jogo, o Índio Capilé abriu o marcador aos 17mim, com Japa.  Após grande jogada individual, o zagueiro Anderson Bill tentou intervir na jogada, mas o atacante conseguiu passar e entrou na área. Na saída do goleiro do União, colocou no fundo das redes, fazendo Aimoré 1 x 0 União.
Aos 22min, na parada técnica para hidratação devido ao forte calor, o técnico Marcelo Caranhato chamou a atenção da sua equipe. No retorno ao campo, o União conseguiu recuperar o fôlego. Trabalhando com mais calma as jogadas, começou a aparecer mais no ataque.
Com 28min, Lima caiu na área e ficou reclamando e pedindo pênalti. O árbitro Daniel Santos Noronha nada marcou.
Tentando ampliar o marcador, aos 34min, o Aimoré levou novamente perigo ao gol do União. Após cobrança de falta pela direita, o goleiro Bruno Hepp teve que fazer boa defesa e Japa de canhota tentou no rebote, mas chutou para fora.

Piccinini e Thiago Correa comemoram o gol de empate do Leão da Colina
(Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Escapando por sorte de levar o segundo gol, o tricolor de FW respondeu e desencantou aos 43min. Lançamento para Thiago Correa na direita, que passou Jajá tocar para trás onde estava Piccinini, camisa 10 do União, colocou no canto esquerdo do goleiro Rafael que nada pode fazer, fazendo um golaço e deixando o placar em 1 a 1.

2º tempo
No intervalo, Caranhato tirou o volante Manivela e colocou o atacante Gilian – para estrear pelo tricolor -, para deixar a equipe mais ofensiva. Mas com Piccinini, aos 3min, que chutou no ângulo esquerdo e obrigou o goleiro Rafael a fazer grande defesa e tirar a bola com a ponta dos dedos, o União chegou com perigo ao ataque.  Mas foi só isso.
Se no primeiro tempo a sorte estava ao lado do União, na segunda etapa conspirou contra e nada deu certo para a equipe de Frederico Westphalen.

Jogadores comemoram o segundo gol (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Continuando com dificuldades na marcação o Leão as Colina, aos 12min, levou mais um gol. Com um belíssimo chute de longa distancia de Japa, que colocou a bola no ângulo direito, e deixou novamente o Aimoré na frente no marcador, Aimoré 2 x 1 União.
Na sequência, aos 13min, Faísca cruzou para Mikael que chutou a bola na trave, e por pouco não ampliou a vantagem no placar.
Aos 17min, Gilian entrou na área e cruzou para Jajá que não conseguiu desviar para o fundo das redes. O Aimoré respondeu e obrigou o goleiro do União, Bruno Hepp a fazer grande defesa, após Japa deixar Rodrigão na cara do gol que chutou forte.
Continuando no campo ofensivo e pressionando, aos 18min, o goleiro do União não conseguiu evitar que Japa novamente marcasse e ampliasse para o Índio Capilé. Após cruzamento da direita, a bola ainda bateu na trave, no rebote Japa não perdoou e fechou o placar, fazendo 3 a 1.
O comandante do União Caranhato, ainda colocou em campo o lateral-esquerdo, Ganzer, no zaga no lugar de Caçapa e Willian Bonnes no lugar de Piccinini, mas a equipe frederiquense não teve forças suficientes para conseguir reverter o marcador, e sofreu a sua segunda derrota na Série A/2.
Com esse resultado, o União permaneceu com 5 pontos, em 6º lugar, no grupo B. Já o Aimoré, mesmo com a vitória permanece na lanterna em 8º lugar, chegando a 7 pontos, no grupo A.


Bom público compareceu no estádio Cristo Rei (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)

Ficha técnica – 7ª rodada – Divisão de Acesso – Série A2
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Data: 28/04/2013
Horário: 15h30min
Árbitro: Daniel Santos Noronha
Auxiliares: Henrique Soares Coromberk e Tiago Rodrigo de Moraes Pinheiro
Aimoré (A): Rafael; Jean, Jésum, Luis Henrique e Alex; Toto, Evandro (Luanderson), Faísca e Mikael; Japa (Rodrigo Galvão) e Rodrigão (Maicon Santana). Técnico: Ben-Hur Pereira.
União Frederiquense (U): Bruno Hepp, Barão, Anderson Bill, Caçapa (Ganzer) e Tatto; Manivela (Gilian), Douglas Rinaldi, Thiago Correa, Piccinini (Willian Bonnes); Jajá e Lima. Técnico: Marcelo Caranhato.
Cartões amarelos: Jean, Luis Henrique e Toto (A); Tatto, Douglas Rinaldi, Lima, Thiago Corrêa e Ganzer (U).
Gols: Japa (3-A), Piccinini (U).
Placar Final: Aimoré 3 x 1 União Frederiquense 


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai