sábado, 23 de março de 2013

DEVER DE CASA: BALANÇAR AS REDES

Com expectativa de grande público, União recebe o Panambi, no Vermelhão da Colina, em busca da primeira vitória (Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU)

O empate fora de casa, contra o Santo Ângelo, no último final de semana, foi comemorado na Colina. O primeiro ponto foi o suficiente para o União largar na frente dos adversários no grupo B. Neste domingo, 24, todos os caminhos levam ao Vermelhão da Colina, onde o time enfrenta o embalado e desfalcado Panambi, que estreou com vitória por 1 a 0, contra o Inter-SM, no domingo. A torcida de Frederico Westphalen e da região está ansiosa pelo retorno dos jogos no estádio, que promete ter bom público já nessa segunda rodada da competição.

Michel Lugo ainda é dúvida para a partida (Foto: Caroline de Oliveira/Arquivo AU)

O grupo de Tiago Nunes conta com o reforço do volante Itaqui, que não jogou na capital missioneira por não ter conseguido a liberação junto ao antigo clube do Paraguai. Com o nome divulgado no Boletim de Informação Diário (BID) na quinta-feira, 21, o jogador deve formar o meio ao lado de Douglas Rinaldi, Thiago Corrêa e Jean Michel. 
A principal dúvida de Nunes, é em relação ao ataque. O atacante Michel Lugo (foto) durante o coletivo da última sexta-feira, 22, sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, e segue em tratamento intensivo até a hora do jogo. Se não tiver condições, Murilo é a principal opção do comandante, sendo que também pode contar com o atacante Jajá. 

Com o novo formado da competição, com apenas oito jogos nesse primeiro turno, é essencial o União fazer o dever de casa nessas próximas duas rodadas. Duas vitórias podem encaminhar o tricolor de FW a brigar pela classificação e, consequentemente, pelo acesso, que pode ser conseguido ainda nessa primeira parte do campeonato. A transmissão ao vivo da partida inicia às 14 horas, com a pré-jornada na rádio Comunitária 97.9 FM.

O adversário
A equipe do Panambi é treinada por Nestor Simionatto, que provavelmente virá com o seu 4-4-2. O time vem de vitória na primeira rodada, quando fez valer o fator “casa” contra o Inter-SM, e venceu pelo placar de 1 a 0 o gol de Dario. O jogo no estádio João Marimon Júnior (Piratini) foi bastante truncado, e o time de Panambi conseguiu o gol em um contra-ataque, quando o time de Santa Maria pressionava.  

Elenco
O Panambi poderá ter três desfalques de jogadores considerados titulares. Do grupo que estreou, o goleiro Diego, o zagueiro João e o meia Maranhão saíram de campo lesionados e até a quinta-feira, 21, ainda estavam no departamento médico sem treinar. Dario, autor do gol na estreia da SER Panambi, ao mesmo tempo em que pode ter garantido a vaga de titular no time de Simionatto, é dúvida por também se somar aos jogadores do DM.

De olho nele
O atacante Fabiano Veiga (foto), agora defendendo as cores verde e branco, tem seu nome na história do União Frederiquense. Ele é o autor do primeiro gol da história do clube de Frederico Westphalen em uma competição profissional. O atacante, que foi o artilheiro do União na temporada 2011, começou como titular contra o Inter-SM e deve iniciar a partida em FW.

Histórico do confronto
4 Jogos                                                                                  
2 vitórias do União (2x1 e 3x1)
1 vitória do Panambi (1x0)
1 empate (1x1)
Jogando no Vermelhão da Colina o União Frederiquense tem o retrospecto de uma vitória e um empate. 

Presente para o torcedor
O jornal O Alto Uruguai e Rádio Comunitária estarão distribuindo um brinde especial no final da partida deste domingo.

Prováveis escalações
União Frederiquense: Gallas, Barão, Caçapa, Xavier, Tatto; Itaqui, Douglas Rinaldi (Butty), Jean Michel, Thiago Corrêa, Michel Lugo (Murilo) e Serjão. Técnico: Tiago Nunes.

SER Panambi: Diego (Julio Cesar), Du, Ilson, João (Fernando Ramos), Sander; Amaral, Rodrigo, Cleberson e Maranhão (Tássio); Fabiano Veiga e Dario (Josimar). Técnico: Nestor Simionatto.

Observação: Diego, João e Maranhão são considerados da equipe titular do técnico Nestor Simionatto, mas contundidos, até quinta-feira, 21, ainda estavam no departamento médico.

Serviço de jogo - União x Panambi
Data: 24.03.2013
Local: Estádio Vermelhão da Colina
Horário do jogo: 15h30min
Abertura dos portões: 13h30min

Arbitragem
Árbitro: Márcio André Schiavo
Auxiliar 1: Jonas André Carls
Auxiliar 2: Franciel Horn
Arbitro reserva 1: Rafael Lavalhos
Delegado: Tarcisio Augusto Rodrigues

Ingressos: Na hora do jogo R$ 20 – na bilheteria do clube. Crianças até 11 anos não pagam ingressos.


Crédito: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

PRÉ-JOGO: SEGURANÇA NO ESTÁDIO – PARTE I


Arte: Silvana Kliszcz/Jornal O Alto Uruguai


A Brigada Militar divulgou as regras em relação à entrada de torcedores no Vermelhão da Colina. As novas medidas devem ser cumpridas a partir do jogo deste domingo, 24.
Em encontro com integrantes da imprensa e a gerente de segurança do União, Susana Castelli, o comandante-geral do 37º Batalhão de Polícia Militar de FW, tenente-coronel Elias Andrade Ereno, e o comandante do 37º BPM, capitão Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, explicaram como serão os procedimentos de segurança.
De acordo com o tenente-coronel Elias Ereno, as ações serão realizadas de maneira mais criteriosas e enérgicas, visando à proteção das pessoas que frequentam os jogos e também do próprio clube.

Confira alguns dos itens que estão proibidos e os que serão liberados:
Proibido
- bebidas alcoólicas
- sinalizadores/foguetes
- guarda-chuvas/sombrinhas
- cuia, térmica e bomba
- rádios (apenas com pilha palito)
- mastro de bandeiras
- capacete

Liberado
- cadeiras de praia (fora das arquibancadas)
- bandeiras sem mastro
- rádios com pilha palito

Dentro da lei
Após a conquista dos alvarás e investimento de cerca de R$ 10 mil para adequações do estádio, o União também conta com equipe capacitada, cumprindo as exigências previstas pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

Equipe de brigadistas e socorristas treinada com certificado RT14
- Susana Olechak Castelli, Rogerio Francisco Marion, Valdecir Johann, Natalino Johann, Leandro José Tonholi, Francisco Domingos Barbosa, Cristiano Mertins Neto e Ivaldino Balcarol.

Confira logo mais todas as informações na segunda parte do pré-jogo, com as prováveis escalações, trio de arbitragem e muito mais.


Texto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai
Arte: Silvana Kliszcz/Jornal O Alto Uruguai

sexta-feira, 22 de março de 2013

LESIONADO, LUGO VIRA DÚVIDA PARA O JOGO DESTE DOMINGO

Michel Lugo se lesionou no treino desta sexta-feira e virou dúvida para a partida
(Foto: Daiane Binello/Arquivo AU)


Na tarde desta sexta-feira, 22, o técnico Tiago Nunes comandou mais um coletivo, para definir a equipe que entrará a campo para enfrentar a equipe da SER Panambi, no próximo domingo, 24, na estreia do União diante seu torcedor, em Frederico Westphalen.
Com a atividade realizada no campo do Vermelhão da Colina, o time titular que iniciou contou com Gallas; Barão, Caçapa, Xavier, Tatto; Douglas Rinaldi, Itaqui, Jean Michel, Thiago Corrêa; Michel Lugo e Serjão.
Logo no início do coletivo, um susto. Ao dominar a bola, o atacante Michel Lugo sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Não tendo mais condições de continuar a atividade, o comandante do União substituiu o jogador por Murilo. Sendo o qual, deve ser o titular, caso após passar por avaliações, seja confirmado que Lugo não tenha condições de jogo, para o confronto deste domingo.
No final do coletivo, Nunes testou ainda Jajá no lugar de Serjão, e Butty no lugar de Rinaldi.
Ainda sem equipe definida, o União deve realizar mais um treino técnico na manhã* deste sábado, com horário previsto para iniciar às 9 horas, no campo do Vermelhão da Colina.  
(*) Informações dos treinamentos conforme cronograma inicial - sujeito a alterações.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quinta-feira, 21 de março de 2013

NUNES COMANDA PRIMEIRO COLETIVO DA SEMANA

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Depois de dois dias de trabalhos táticos, o técnico Tiago Nunes comandou o primeiro coletivo da semana, na manhã desta quinta-feira, 21, no campo do Vermelhão da Colina.
O time titular iniciou com Gallas; Barão, Caçapa, Xavier, Tatto; Douglas Rinaldi, Itaqui, Jean Michel, Thiago Corrêa; Michel Lugo e Serjão. A outra equipe teve Hepp (Cristiano); Bones, Anderson Bill, Agnaldo, Anchieta; Patrola, Manivela, Butty, Gylvan; Murilo e Jajá.
O treinador cobrou movimentação intensa de seus comandados para povoar o campo adversário, com a ajuda dos laterais Tatto e Barão, bastante ofensivos, e até de Thiago Corrêa, que muitas vezes aparecia quase como um ponta direita para a equipe trocar passes e fixar território depois do meio-campo.

 Manivela (camisa 15), foi testado entre os titulares (Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

Durante a atividade, Nunes testou o atacante Murilo e volante Manivela, no lugar de Correa e Itaqui. Sendo Murilo, o jogador que marcou o único gol do coletivo, quando esteve na equipe titular.
Basso, Matione, Talheimer e Lima realizaram trabalhos físicos comandados pelo preparador físico, Gian de Oliveira. O zagueiro Anderson Bill e o volante Butty que participaram normalmente dos trabalhos, serão avaliados nesta sexta-feira, se terão condições de jogo.
No final do coletivo, o time seguiu para um treino de finalizações.  O técnico do União coordenou e participou das atividades junto com sua equipe. Já no turno da tarde, foi realizado um treino de musculação na Academia Atitude Vital.

(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

O União que já tem 100% dos seus atletas integrados com o grupo, deve realizar nesta sexta-feira, 22, pela manhã* deverá ser o período de folga, para recuperação. Pela tarde*, o elenco volta a se reunir no Vermelhão da Colina para o último coletivo, que definirá a equipe para o confronto do próximo domingo, 24, frente a equipe da SER Panambi, em Frederico Westphalen.
(*) Informações dos treinamentos conforme cronograma inicial - sujeito a alterações.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Fotos: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)

VOLANTE ITAQUI TEM NOME DIVULGADO NO BID E ESTÁ REGULARIZADO PARA JOGAR

Itaqui que treina entre os titulares, está liberado para jogar pelo União
(Foto: Daiane Binello/Jornal O Alto Uruguai)


A tarde desta quarta-feira iniciou com boas noticias para o União Frederiquense.
A equipe ganhou mais uma opção para a sequencia da Divisão de Acesso. Não se trata de algum novo contratado, mas sim do volante Gerethes Cleucir Souza da Silva, popularmente conhecido como Itaqui. O jogador integra o elenco do Leão da Colina desde o início da temporada e apenas agora está apto para defender o time no Estadual. Isso porque ele teve seu nome divulgado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
(Foto: Divulgação Web)
Itaqui, de 23 anos, treina com o restante do grupo, mas estava impossibilitado de atuar. Isso porque seu último clube foi o 3 de Febrero, do Paraguai, o que figura em uma transação internacional. Assim, o processo para registro junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficou prejudicado e ele não conseguiu entrar em campo nos primeiros na primeira rodada da Divisão de Acesso, contra o Santo Ângelo.
Uma equipe trabalhou durante três semanas para conseguir a liberação. Dentre eles, o empresário paraguaio Benites, ex-jogador do Inter, o Gerente de Futebol do União, Rafael da Rosa, o assessor administrativo do União, Marcio Bariviera, o Diretor de Futebol, Vinicius Girardi, como todo o departamento jurídico do clube, como o Assessor Jurídico do União, Lucas Trevisan Ortigara.
 “Já tivemos várias transferências internacionais. Mas nunca tivemos esses empecilhos da federação local do país. No Paraguai tem uma norma interna, que os jogadores para serem liberados precisam do aval do último clube, mesmo que o contrato já tenha sido rescindido. Então o último clube tem que confirmar na FIFA que o contrato foi rescindido, não basta ter somente a cópia da rescisão, como é nos outros países. E tivemos também que pagar uma tachinha interna no Paraguai também. Deu bastante trabalho. Porque não sabíamos dessa norma interna, porque ela é bem recente - tem apenas dois ou três meses -, e nos pegou de surpresa. Ai quando barramos neste estágio da transferência, descobrimos o que estava acontecendo, ai foram diversas ligações para a FIFA como para a confederação paraguaia. Com base nas informações, então conseguimos a liberação junto ao 3 de Febrero”, explicou o assessor jurídico do União, Lucas Trevisan Ortigara, em entrevista a reportagem do O Alto Uruguai explicou sobre todo o trabalho para a concretização da liberação do jogador.
O volante que treina na equipe entre os titulares, é um dos principais jogadores da equipe frederiquense. Agora, liberado para atuar, o jogador poderá realizar a sua estreia pelo tricolor, já neste próximo domingo, 24, frente a equipe da SER Panambi, em Frederico Westphalen.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

quarta-feira, 20 de março de 2013

UNIÃO REALIZA TREINO DE BOLA PARADA E FINALIZAÇÕES NESTA QUARTA

Atividades foram realizadas no campo do Bangú (Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)


Em preparação para o confronto frente a equipe da SER Panambi, no próximo domingo, 24, diante o seu torcedor, no Vermelhão da Colina, em jogo válido pela segunda rodada do Gauchão – Série A2, o União Frederiquense realizou mais um treino técnico na tarde fria desta quarta-feira, 20, no campo do Bangú, em Frederico Westphalen.
Após reduzir um pouco o ritmo dos treinos depois do fim da pré-temporada, a equipe iniciou o treino desta tarde, às 17h12min. A equipe ficou reunida por quase uma hora no Vermelhão da Colina, onde o técnico Tiago Nunes passou algumas instruções para a equipe.

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

Já no campo do Bangú, o preparador Gian de Oliveira comandou o início da atividade com exercícios físicos.
Em seguida, Nunes conversou com a equipe e orientou o treino coletivo com ênfase para a bola parada. O treinador exigiu atenção dos atletas em jogadas de bola aérea defensiva. 
Nesta quinta-feira, 21, o tricolor volta a treinar em dois turnos. Pela manhã deve realizar mais um treino técnico, em local ainda a ser definido, e a tarde musculação na Academia Atitude Vital, conforme cronograma inicial, sujeito a alterações.


Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

BPM DEFINE NOVAS REGRAS PARA O ACESSO DE TORCEDORES AO ESTÁDIO

Cuidados com a segurança no estádio Vermelhão da Colina serão redobrados neste ano
(Foto: Leandro Kempka/Arquivo AU)



Novas medidas de segurança entrarão em vigor a partir deste domingo, 24, quando o União sedia sua primeira partida em casa, em Frederico Westphalen, frente a equipe da SER Panambi, às15h30min.
Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira, 20, representantes do União e da Brigada Militar anunciaram os novos procedimentos de segurança com relação  ao acesso  de torcedores ao estádio. Estiveram presentes no evento o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar de Frederico Westphalen (BPM), capitão Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, a Gerente de Segurança do União, Susana Castelli, e o comandante geral do 37º , Tenente Coronel Elias Ereno (foto abaixo).

(Foto: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai)

O estádio do Vermelhão da Colina, ao qual o União sedia seus jogos, recebeu o alvará de liberação na tarde da última segunda-feira, 18, após quatro vistorias, e mais de R$10.000 investidos em reformas para adequação do local para conseguir obter os três alvarás obrigatórios. Sendo eles, da Vigilância Sanitária, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.

Para a Gerente de Segurança do União, Susana Castelli, essas adequações são necessárias. “Como colocamos 5.000 pessoas ou mais dentro do estádio, imagina se acontece um tumulto lá? Quanta coisa pode acontecer? Tudo isso serve para evitar, e para garantir a segurança do torcedor que vai ao estádio prestigiar o clube. Então todas as reformas se fizeram necessário, e agora essas novas restrições da Brigada Militar são para reforçar e selar ainda mais a segurança do torcedor”, declarou Susana.
“Todo o trabalho preventivo está sendo feito para que tudo ocorra da forma mais tranquila possível, sem incidentes”, afirmou o comandante geral do 37º , Tenente Coronel Elias Ereno (foto).

De toda forma, fique atento aos itens permitidos e pra não passar inconvenientes na porta do estádio:
·         Bolsas e mochilas, elas serão revistadas na entrada do estádio;
·         Cadeiras de praia ainda serão permitidas, mas somente fora da área da arquibancada.

A partir de agora não será permitido a entrada com os seguintes itens:
·         Rádios de bolso com pilha maior que a tipo palito;
·         Guarda-chuva;
·         Cuia e bomba de chimarrão;
·         Qualquer tipo de fogos de artifício
·         Haste ou mastro de bandeira

Conforme a Lei Estadual nº 12.916, de 1º de abril de 2008, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios esportivos, o União e todos os clubes continuam expressamente proibidos de comercializar a bebida.

Créditos: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Classificação 1ª rodada - Gauchão Série A2

Confira a classificação da Divisão de Acesso – Série A2 após a primeira rodada da competição.

domingo, 17 de março de 2013

EM JOGO MOVIMENTADO, UNIÃO E SANTO ÂNGELO FICAM NO 0 A 0 NA ESTREIA NA DIVISÃO DE ACESSO

União conquista importante ponto fora de casa, na estreia da Série A2 (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


Na noite fria deste domingo, 17, nas Missões, o Santo Ângelo recebeu o União, na primeira partida da Divisão de Acesso. Diante de mais de 1.000 torcedores que compareceram no estádio da Zona Sul, o jogo não saiu do 0 a 0, apesar de várias oportunidades ofensivas criadas pelas duas equipes no decorrer da partida.
O goleiro Felipe Gallas do tricolor frederiquense conseguiu segurar o empate, e a equipe retorna para casa, com um importante ponto na bagagem, em seu primeiro desafio, que garante momentaneamente a liderança do grupo B, devido que o jogo entre Riograndense x Brasil de Pelotas foi cancelado, devido a não concessão do alvará do estádio. Sendo este também, o primeiro ponto da história do União conquistado em Santo Ângelo.
O próximo desafio do tricolor será em Frederico Westphalen, em seu primeiro jogo em casa da temporada, quando receberá a equipe da SER Panambi, que vem de uma vitória por 1 a 0 contra o Inter-SM.  A partida que acontece domingo, 24, está prevista para iniciar às 15h30min. 

Primeiro tempo com grande movimentação, e muitos cartões amarelos

Em menos de 1min, confusão no campo ofensivo do União marcou a primeira jogada de maior perigo
da equipe frederiquense (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


O União foi a campo sem Itaqui que enfrenta problemas para conseguir sua liberação, após vir do futebol paraguaio, e o atacante Murilo, por problemas pessoais, também desfalcou o Leão da Colina. O técnico Tiago Nunes improvisou Rogério Patrola no meio campo. 
Em campo, a primeira ataque foi de muita movimentação. No ataque, o União começou melhor na partida. Com menos de 10 segundos criou a sua principal jogada ofensiva no primeiro tempo. Michel Lugo pela esquerda chegou na linha do fundo e cruzou para Serjão na área, o goleiro Julio Cesar saiu na jogada, conseguiu interceptar, mas na dividida de bola levou a pior contra o atacante do União. Após o lance, houve um principio de confusão na área, e sobrou para Serjão que levou cartão amarelo. Depois disso, a equipe missioneira conseguiu equilibrar a partida, e passado dos 15min de jogo, já tinha o controle do jogo. Com mais de seis finalizações, contra uma apenas uma do União que levou maior perigo, a jovem e veloz equipe da SER Santo Ângelo fez o goleiro Gallas trabalhar bastante no primeiro tempo.
Explorando jogadas aéreas e aproveitando os contra-ataques, Felipinho, Rafinha, Carlão - ex-União -, e Alex Espíndola fizeram as jogadas de ataque para a equipe da casa. Já o União, chegou ao campo ofensivo com Serjão, Tatto e Michel Lugo, este último, que comandou as jogadas ofensivas fredereriquense.
No movimentado primeiro tempo, o árbitro Rudnei Braga Correa, aplicou 5 cartões amarelos. Sendo, três para o União, e dois para o Santo Ângelo, mesmo a equipe missioneira sendo mais agressiva nas jogadas, o que acabou gerando algumas criticas a arbitragem.
No final do primeiro tempo o técnico Tiago Nunes avaliou a sua equipe. “O primeiro tempo foi igual. Estamos saindo com dois laterais ao mesmo tempo um equivoco, temos que cuidar o contra-ataque e finalizar mais”, disse Nunes.

Segundo tempo
Santo Ângelo pressiona, mas o União consegue segurar o placar
No segundo tempo, as equipes voltaram a campo sem alterações.
Se no primeiro tempo o União iniciou assustando, na segunda etapa o atacante Alex Espíndola da SER Santo Ângelo por pouco não abriu o placar aos 30 segundos. Depois de iniciar no ataque, a equipe missioneira continuou na mesma estratégia do primeiro tempo. Aguardando no campo defensivo, segurou o ataque do União, e explorando no contra-ataque, deu trabalho para a defesa frederiquense. Quando partia para o ataque, a equipe da SER Santo Ângelo comandava as jogadas pela esquerda com Felipinho e Rafinha.
Na melhor jogada do Leão da Colina, aos 22min, Caçapa na segunda trave, em grande jogada tentou de bicicleta abrir o placar, o goleiro Julio Cezar fez grande defesa. O técnico Tiago Nunes do União ainda fez algumas alterações na sua equipe. Colocou em campo Jean Michel e Manivela para segurar o meio campo, e que deram resposta. Jajá entrou para fazer dupla com Michel Lugo, que desta vez não conseguiram impulsionar o tricolor ao ataque.
Aos 29min mais um susto para o União. O zagueiro Miranda chutou forte, a bola ainda bateu na trave e entrou para o fundo das redes, a torcida comemorou, mas o bandeirinha marcou irregularidade. Novamente no ataque, um minutos depois de quase ter aberto o marcador, Felipe Garcia passou para Rafinha que chegou com perigo no campo ofensivo, a arbitragem marcou irregularidade mais uma vez.
Já aos 33min, o sufoco continuou. O zagueiro Xavier cometeu falta perigosa na entrada da área. O Santo Ângelo em sua última tentativa de maior perigo no campo ofensivo, colocou Rafinha na cobrança, que colocou no ângulo. Gallas fez novamente boa defesa. Na jogada, o goleiro do União acabou colidindo com a trave e a partida teve que ser paralisada por alguns minutos, o que acabou acalmando o ritmo da partida. No retorno do jogo, a equipe frederiquense se fechou na defesa, e tratou de segurar o placar da partida, que acabou sem gols.  
Confira na edição impressa do O Alto Uruguai desta quarta-feira, 20, a cobertura completa da partida de estreia do União Frederiquense na Divisão de Acesso 2013 – Série A2.

Ficha técnica – 1ª rodada – Divisão de Acesso – Série A2
Local: Estádio Zona Sul, em Santo Ângelo
Data: 17/03/2013
Horário: 19h
Árbitro: Rudnei Braga Correa
Auxiliares: Fabrício Lima Baseggio e Feliciano Antonio Tansini
SER Santo Ângelo (A): Julio Cesar; Alex Silveira, Carlão, Miranda e Gernane; Douglas Tirex, Deivid (Marcio), Felipinho e Rafinha; Felipe Garcia (Gilliard) e Alex Espíndola (Rodrigo). Técnico: Luciano Corrêa.
União Frederiquense (U): Gallas; Barão, Caçapa, Xavier, Tatto, Douglas Rinaldi (Manivela), Rogério Patrola, Bones (Jean Michel), Thiago Corrêa, Michel Lugo e Serjão (Jajá). Técnico: Tiago Nunes.
Cartões Amarelos: Alex Espíndola (A), Felipe Garcia (A), Miranda (A) Serjão (U), Douglas Rinaldi (U), Barão (U), Xavier (U).
Placar Final: SER Santo Ângelo 0 x 0 União Frederiquense


Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai

TODO GRUPO PELA PRIMEIRA VITÓRIA

União começa fora de casa, contra o Santo Ângelo, a caminhada rumo ao acesso à primeira divisão (Foto: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai)


O gramado do estádio da Zona Sul, em Santo Ângelo, já espera pelo futebol do União Frederiquense. O time do técnico Tiago Nunes embarcou na noite deste sábado, 16, para o primeiro e mais curto dos destinos dos jogos fora de casa, depois de realizar o último treino da pré-temporada. São aproximadamente 215 quilômetros até Santo Ângelo, onde o Leão da Colina enfrenta o time da casa em busca dos primeiros três pontos. Foram 52 dias de muito suor, trabalho, comprometimento técnico, tático, físico e, claro, uma boa dose de ansiedade pela estreia. É chegada a hora da apreensão e da emoção voltar aos olhos e ouvidos dos torcedores frederiquense, e dos jogadores entrarem para valer na rotina de competição de uma equipe que quer subir. 
A base do União já está formada, e com o novo formato da competição, que agora segue os moldes parecido com o da primeira divisão do Gauchão, se dar bem a largada no campeonato pode ser sinônimo de comemorar o acesso antes mesmo da metade do ano. Para o técnico Tiago Nunes, fora ou dentro de casa, o importante é somar pontos. “Temos que valorizar todos os resultados e é uma competição onde tem que se somar pontos, então, independente se a vitória vier dentro ou fora de casa, o mais importante é que consigamos manter uma regularidade na equipe, uma boa postura. Lógico que o resultado é muito importante, mas se nós conseguirmos jogar bem estaremos mais próximos de vencer”, concluiu o treinador.

O que o União terá pela frente
Entre contratações e jogadores da base, o SER Santo Ângelo deve contar com 30 atletas para a disputa da Divisão de Acesso. O comando é do treinador Luciano Corrêa, um jovem de 37 anos. Dos comandados de Corrêa, dois já vestiram a camisa do União Frederiquense, o volante Douglas Tirex, que jogou em FW em 2011, e o zagueiro Carlão, que passou pelo tricolor em 2012.

O elenco
Uma grande baixa no time da SER Santo Ângelo foi a saída de Vandinho, considerada a grande contratação do ano, que jogou por oito temporadas em Portugal, e que não vestirá mais a camisa do Santo Ângelo.
Já entre os jogadores que estão no elenco, os destaques do time são os meias Rafinha e Gilliard, ex-Farroupilha, e o atacante Felipe Garcia, que marcou dois gols nos amistosos realizados pelo clube e que se destaca pelo bom arremate de fora da área.

De olho nele
Foto: Divulgação Web
O meio-campo Felipe Duarte Holzschuh, ou Felipinho, como é conhecido, tem 19 anos, estava por empréstimo ao time sub-20 do Grêmio e só voltou a Santo Ângelo para reforçar a equipe. Na última renovação de contrato com o atleta, foi atribuída uma multa rescisória de R$ 1 milhão para clubes brasileiros e US$ 1 milhão para clubes no exterior. Mesmo jogando como volante ou meia, o guri de um milhão deve ser uma atenção extra para a zagueirada do União. 

Preparação do SER Santo Ângelo
A pré-temporada do time missioneiro iniciou no dia 4 de fevereiro, e o clube jogou dois amistosos nesta fase preparatória. No dia 1º março, contra o time sub-20 do Juventude, empate em 1 a 1 em Santo Ângelo. No dia 4 março, o time foi até Panambi, jogar contra o time da casa. Empate em 2 a 2, depois da SER Santo Ângelo sair perdendo e ter conseguido a virada.





De fora da estreia
Se no União Frederiquense, o volante Itaqui não conseguiu se inscrever a tempo no BID, e desfalcará o time de Nunes na estreia, já na equipe missioneira, a principal dúvida era o zagueiro Nathan Miranda – que no BID está registrado como Natanael, por vir também de uma transferência internacional também teve problemas, mas conseguiu a tempo a sua liberação. 

Nunes prepara surpresas
No último coletivo antes em preparação para o confronto em Santo Ângelo, o técnico do União fez algumas modificações na sua equipe de última hora. Em uma tentativa de esconder o seu jogo, transferiu o horário do coletivo que estava marcado para a tarde da última sexta-feira, para o turno da manhã. Para quem já trabalhou e conhece o estilo técnico Tiago Nunes, isso é característico do comandante.
Apesar de não confirmar, Nunes deve apostar no “prata da casa” o volante Manivela, no lugar de Itaqui, após o jogador não conseguir liberação para atuar no jogo de estreia. Outra opção também seria o volante Patrola. O técnico também testou outras opções no ataque, e no último coletivo, deu os últimos ajustes no estilo de jogo que a sua equipe vêem treinando desde o inicio da preparação.
A lista dos relacionados que viajaram para as missões também não foi divulgada, em nova tentativa de despistar, e manter as surpresas de Nunes. 


Prováveis escalações



Santo Ângelo: Julio Cesar; Alex Silveira, 
Carlão, Miranda  e Gernane; Douglas Tirex, 
Lauri, Felipinho e Rafinha; Felipe Garcia e 
Alex Espíndola (Rodrigo). Técnico: Luciano 
Corrêa.








União Frederiquense: Gallas; Barão, Caçapa, 
Xavier, Tatto, Douglas Rinaldi, Manivela (Patro-
la), Bones, Thiago Corrêa, Michel Lugo e Serjão
Técnico: Tiago Nunes.




Serviço de jogo
Data: 17.03.2013
Local: Estádio da Zona Sul
Horário do jogo: 19 horas

Arbitragem
Arbitro: Rudnei Braga Correa
Auxiliar 1: Fabrício Lima Baseggio
Auxiliar 2: Feliciano Antonio Tansini

Ingressos: na hora - R$ 30 cadeiras e R$ 15 arquibancadas; antecipados - R$ 20 cadeiras e R$ 10 arquibancadas. Pontos de venda: Sorveteria Crebom, Tagreli, Mercado do Colono, Restaurante Pagliarini, Posto Tiaraju, na secretaria do clube que funciona anexo ao estádio da Zona Sul e Showroom do Santo Ângelo, situado na rua Andradas, centro da cidade. 


Créditos: Fábio Pelinson/Jornal O Alto Uruguai