domingo, 11 de março de 2012

“SAPO ENGOLE O LEÃO NA COLINA”

Leão jogou em casa, diante o seu torcedor, e foi derrotado pelo Sapucaiense
(Foto: Caroline de Oliveira/AU)

Em uma tarde onde mais uma vez o torcedor do tricolor frederiquense em massa se fez presente no estádio Vermelhão da Colina, para assistir o Leão engolir o Sapo, os torcedores viram ao contrário, a alegria e a descontração que marcavam o inicio da partida deram presença à indignação e revolta contra o árbitro, Edegar da Silva Frick.
A vitória garantiria a liderança isolada do grupo 2, do campeonato ao União, e em busca de mais três pontos a equipe da Colina entrou em campo, concentrados e focados depois de conquistar um ponto no estádio Carlos Denardin, em Santa Rosa, na última quinta-feira, 8, comandados pelo renomado técnico, Rodrigo Bandeira. O rubro-negro que já disputou a 1ª divisão do Gauchão, e hoje briga na Divisão de Acesso, para retornar a elite do futebol gaúcho, viajou de Sapucaia do Sul a terras frederiquenses em busca dos primeiros pontos fora de casa. Nem o cansaço e o desgaste da viajem fizeram o Sapuca se intimidar. Os três pontos foram conquistados com raça pela equipe do Sapucaiense, em um jogo digno de Segundona Gaúcha.

Foto: Caroline de Oliveira/AU

O exercito frederiquense entrou em campo com uma postura diferente. Entrosamento entre o grupo, domínio da bola, passes precisos, tranquilidade, inteligência tática, equilíbrio emocional marcaram os primeiros minutos de partida para o União. Impondo o ritmo do jogo, o Leão exigia respeito e colocava muita pressão frente a equipe do Sapo. O torcedor mais participativo do que nunca, vibrava a cada lance, a cada jogada se levantava e gritava enlouquecidamente.
No primeiro tempo o União chegava ao ataque com Gabriel que aproximava o meia Adilson. O atacante Tiago Matos e o meia Piccinini arriscavam de fora da área, tentando abrir o placar para o tricolor frederiquense ainda no primeiro tempo.
Aos 16min de partida, o meia Gabriel saiu da partida lesionado, o técnico Bandeira colocou o atacante Murilo em seu lugar, e com isso
deu um ânimo a mais no jogo. O zagueiro Marquinhos conseguia sair sempre com precisão nas jogadas, e quando algum outro zagueiro falhava, o goleiro Gilberto estava lá a postos para defender qualquer bola que ia em direção ao gol. A equipe do Sapucaiense chegava pouco ao campo ofensivo, apagado na partida ficava sempre no campo defensivo se preocupando apenas em evitar o gol do União de todas as formas.

Na raça, Sapo reagiu na partida e conquistou os três pontos
(Foto: Caroline de Oliveira/AU)

Ainda no primeiro tempo inacreditáveis gols para a equipe frederiquense foram perdidos, um deles o jogador Adilson após receber o lançamento pela esquerda entrou na área e era ele contra o goleiro Júlio César, o goleiro do Sapuca ainda saiu na jogada, era só o meia frederiquense colocar a bola no fundo das redes, mas ele deu um bico na bola para cima do gol que não passou nem a 5m da trave. E começou ali a serie de contratempos do União Frederiquense, que até então era o tricolor frederiquense o ‘dono’ da partida. Era apenas manter a calma e abrir o placar do jogo, mas tudo começou a conspirar contra a equipe da casa, depois de várias tentativas sem obter o principal objetivo: marcar gols.
No finalzinho do primeiro tempo, aos 45min, o Sapuca iniciou jogada pela lateral esquerda do campo defensivo, Leandro Nunes entrou no campo de ataque, e cruzou na área para o jogador Rodrigo livre colocar a bola no fundo do gol, 0 a 1 para o Sapucaiense.  
A equipe do União apesar da desvantagem no placar, voltou no segundo tempo determinada a descontar e virar o resultado do jogo. E aos 6min da segunda etapa, enfim, o tão esperado e aguardado gol veio, e veio com o meia Adilson, após tabelamento de Piccinini e Tiago Matos, Adilson entrou na área e o goleiro Júlio César ainda tentou sair na bola para evitar o gol, mas o meia aproveitou e na saída do goleiro colocou a bola no fundo das redes, para o delírio da torcida frederiquense, 1 a 1. Mas a alegria durou exatamente 4 minutos, pois aos 10min o árbitro da partida, Edegar, marcou penalidade máxima após o atacante Rodrigo do Sapucaiense cabecear a bola e a mesma bater na mão do zagueiro Marquinhos do União, que levou o segundo cartão amarelo do jogo e foi expulso. Alan Patrick cobrou o pênalti no canto direito, o goleiro Gilberto pulou para o canto esquerdo e desta vez não conseguiu evitar o gol, 1 a 2. E então é exatamente depois de um equivoco do juiz, pelo pênalti mal marcado, que se iniciou uma serie de erros e equívocos consecutivos do árbitro da partida. 

Foto: Leandro Kempka/AU

Com um a menos em campo, o União se via perdido, o árbitro não marcava os lances de falta visível na intermediária da área, não aplicava cartão amarelo para a equipe de Sapucaia do Sul, por mais que um dos jogadores do Sapucaiense tivesse cometido mais de 9 faltas bruscas desde o primeiro tempo, sem sequer levar uma advertência, e quando o lance contra o União era duvidoso, o árbitro Edegar, não pensava duas vezes, parava a jogada e marcava a falta, distribuindo cartões amarelos para os jogadores frederiquenses.
Aos 26min da segunda etapa o União parou, e a equipe da região metropolitana de Porto Alegre, não bobeou e ampliou a vantagem no placar fazendo o terceiro gol da partida com Rafinha que havia acabado de entrar no jogo. Após o jogador Felipinho livre entrar pela lateral direita do campo ofensivo e construir boa jogada, ele cruza para Rafinha na entrada da área colocar a bola no ângulo direito do goleiro Gilberto, 1 a 3.
Ainda no finalzinho do jogo, o atacante Murilo cruzou na área e o zagueiro Jesúm de cabeça descontou para o União, aos 46min da etapa final, mas já era tarde demais. Após o árbitro criar várias circunstâncias que determinaram o resultado final, a indignação e revolta foram inevitáveis, e os policiais que fizeram a escolta nos juízes tiveram bastante trabalho para conter os ânimos exaltados.  
O União que era líder, agora é o 5º colocado, e o Sapucaiense que estava na 7ª colocação pula para a 1ª posição da chave 2, da Divisão de Acesso 2012. Na próxima quarta-feira, 14, o União Frederiquense volta a em casa, às 16hs, diante a equipe do Milan, de Júlio de Castilhos.

1.500 x 13
Foto: Caroline de Oliveira/AU
Os 1.500 torcedores do União Frederiquense que compareceram ao estádio Vermelhão da Colina, na tarde deste domingo, 11, saíram desolados, após verem o tricolor perder a invencibilidade na Divisão de Acesso, em casa. Mas os 13 torcedores que vieram de Sapucaia do Sul a Frederico Westphalen, somente para ver o rubro-negro jogar, vibraram e eram só sorrisos no final do jogo.


Ficha técnica
Divisão de Acesso 2012 – 3ª rodada
Local: Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen
Data: 11/03/2012
Horário: 15h30min
Árbitro: Edegar da Silva Frick
Auxiliares: Cristiano Ivan Eckert e João Carlos Pedersen
União Frederiquense (2): Gilberto, Thiago (Carlão), Jésum, André Gaúcho e Castiano; Marquinhos, Douglas Rinaldi, Piccinini (Douglinhas), Adilson e Gabriel (Murilo); Tiago Matos. Técnico: Rodrigo Bandeira.
Sapucaiense (3): Júlio César, Dieisson (Taffarel), Valença, Natan e Deivid; Dudu, Leandro Nunes, Elias e Hiroshi (Rafinha); Rodrigo (Felipinho) e Alan Patrick. Técnico: Marcão.
Cartões amarelos: Marquinhos, Piccinini, Tiago Matos (U); Alan Patrick, Dudu, Júlio César, Felipinho, Valença e Elias (S).
Cartões vermelhos: Marquinhos (U) e Dudu (S).
Gols: Rodrigo (S), Adilson (U), Alan Patrick (S), Felipinho (S) e Murilo (U).


VEJA LOGO MAIS AQUI NO BLOG OS GOLS DA PARTIDA, 
FILMADOS E EDITADOS PELA AGÊNCIA DA HORA
E VEJA TAMBÉM ENTREVISTAS COM JOGADORES 
DO UNIÃO E DO SAPUCAIENSE.

.
.
Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai
Fotos: Caroline de Oliveira e Leandro Kempka

Nenhum comentário:

Postar um comentário